Logo Simon Ícone

Simon

Versão 0.3.0 Grátis
30.37 MB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Adicionado em : 01/11/2011 Peter Grasch
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+2 Avaliações
  • Foto de Mateus Spiza
    Mateus Spiza 27 de dezembro de 2014 - 12:45
    10
    Nota Excelente!
    Sempre quis ter comandos de voz no meu computador, mas não sabia como, e achava que essa funcionalidade era exclusiva dos smartphones. Mas não é. Valeu aí, No-Zebra Network!!! Ajudou muito. É muito divertido.

Descrição

Elaine Martins
Controle as funcionalidades do seu computador por meio de comandos de voz

Simon é uma aplicação de reconhecimento de voz que permite ao usuário controlar várias opções de interface e executar diversas tarefas no computador sem precisar tocar no teclado ou no mouse. O legal do aplicativo é que você pode configurar os comandos da forma que desejar, utilizando quaisquer palavras e expressões.

A instalação do Simon é bem simples e qualquer usuário consegue adicionar o aplicativo ao computador sem problemas. Isso porque o arquivo baixado é um pacote DEB, ou seja, basta abri-lo com um gerenciador que suporte essa extensão e deixar que o sistema faça todo o trabalho pesado de instalação.

O programa

A interface do Simon é bem simples e utiliza o recurso de abas para organizar as diversas configurações acionadas pelo usuário. Dessa maneira, é possível alternar entre as janelas de personalização mais rapidamente. Uma barra de ferramentas reúne todas as principais funcionalidades que o Simon oferece.

Configurações

Primeiro, um treinamento

Configurar os comandos de voz no Simon pode não ser uma tarefa das mais simples. Não é muito complicado personalizar o programa, mas é bastante trabalhoso. Antes de começar a utilizar o aplicativo é preciso treiná-lo para que as variações de tons da sua voz sejam reconhecidas sem maiores problemas.

Clique sobre a opção “Training” e, na tela que aparecer, selecione o item “Add Text”. Agora, digite algumas expressões e palavras que serão utilizados como comandos. Caso a sequência de caracteres inserida não seja reconhecida pelo Simon, é preciso adicioná-las ao dicionário padrão da aplicação. Tal opção é exibida de forma automática para o usuário, caso seja necessária.

Simon - Imagem 1 do software

Agora que você já adicionou os textos de teste, clique em “Start Training” e veja como o aplicativo se comporta na execução dos comandos pronunciados. O treinamento é realmente importante para que o Simon consiga compreender as variações de timbre que podem acontecer quando você pronuncia alguma palavra.

Comandos personalizados

Uma característica que chama bastante atenção no Simon é que o usuário pode personalizar os comandos de voz da forma que desejar, utilizando qualquer palavra e expressão para que o computador execute alguma tarefa.

Simon - Imagem 2 do software

Isso pode ser feito de maneira bem rápida acessando o botão “Commands” presente na barra de ferramentas da aplicação e, em seguida, é só escolher o item “Add command”. Agora é só preencher os campos exibidos e testar os comandos criados.

Comandos prontos

O Simon também oferece diversos pacotes de comandos prontos. Controles para aplicativos como navegadores, player de áudio e vídeo e ferramentas do sistema podem ser baixados já configurados e funcionando sem problemas, você só precisa aprender quais as palavras e expressões utilizadas.

Todo o processo de pesquisa e download pode ser feito por meio da interface do próprio Simon. Tudo bem mais rápido e fácil para que você não perca tempo com buscas desnecessárias.

Prós & Contras

Prós

  • Personalização de comandos

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Simon

+2 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação