Logo Sironta Ícone

Sironta

Versão 10.1 Grátis para testar
254.59 MB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Adicionado em : 08/07/2010 TechIDEAS
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luciano De Sampaio Soares
Use o OpenOffice para desenvolver projetos colaborativos em tempo real

Um dos grandes motes do “cloud computing” é a possibilidade de colaborar com diversas pessoas em tempo real, através de aplicativos dedicados à elaboração de documentos dos mais diversos tipos. O Sironta, seguindo um caminho levemente diferente, oferece a mesma capacidade explorando o poder da suíte de escritório OpenOffice.

Os principais aplicativos que compõem o pacote de produtividade de código livre podem ser acessados na interface do Sironta, que conta também com chat sincronizado com todos os participantes do projeto aberto.

Documento do OpenOffice no Sironta

Apesar de apresentar natureza diferente da encontrada no Google Docs, por exemplo, a plataforma de colaboração tem o mesmo objetivo: facilitar e agilizar a criação de documentos em grupo.

Para utilizar o Sironta é necessário ter uma conta registrada, onde serão armazenados os arquivos criados no OpenOffice através da interface colaborativa. As contas gratuitas contam com 2 GB de espaço disponível, com expansão até 100 GB no pacote “Enterprise”, voltado a grandes corporações.

O vídeo abaixo é um passo a passo da primeira utilização da plataforma. A interface do programa, e suas funcionalidades, mantém-se igual entre Windows, Mac OS X e Linux, facilitando muito a colaboração independente do sistema operacional de cada usuário.

Além de permitir a edição direta de arquivos de texto, planilhas eletrônicas, apresentações e até desenhos vetoriais, o Sironta também oferece garantias de segurança por SSL de 128 bits e históricos tanto de colaboração quanto de mensagens instantâneas entre participantes. Essa medida de segurança atende até mesmo às políticas de privacidade comuns nas grandes empresas.

Uma das vantagens do Sironta sobre os concorrentes baseados na rede – como o Zoho Office e o Google Docs – é a instalação local da plataforma. Assim, mesmo que seu computador esteja desconectado, é possível criar novos documentos ou editar arquivos preexistentes.

Barra de ferramentas OpenOffice do Sironta

Outra vantagem é a existência do OpenOffice dentro da plataforma, fazendo com que não seja necessário instalar a suíte de escritório separadamente. Todas as ferramentas necessárias para sua utilização já estão incorporadas na instalação do Sironta.

Nossa Opinião sobre o Sironta

Usuários de serviços de colaboração baseados na internet provavelmente já se defrontaram com problemas de comportamento do browser, principalmente em termos de teclas de atalho. Isso é especialmente verdadeiro em sistemas diferentes do Windows.

Além disso, por manter sincronizados os documentos entre todos os usuários, e permitir alterações offline, o Sironta aparece como uma alternativa interessante para a maioria dos usuários.

Com planos gratuitos capazes de suportar até 2 GB de arquivos, qualquer pessoa que trabalhe em grupo -  desde pequenas equipes de pesquisa escolar até membros de uma ONG, por exemplo – podem aproveitar as facilidades da colaboração em tempo real.

Prós & Contras

Prós

  • Multiplataforma nativo em Linux, Mac OS X e Windows
  • OpenOffice integrado

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Sironta

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação