Logo Slackware Linux Ícone

Slackware Linux

Versão 14.1 Grátis
2.19 GB
Funciona em: Linux
X11/KDE
Atualizado em : 11/11/2013 Patrick Volkerding
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+19 Avaliações
  • Foto de Mateus De Oliveira Gondim
    Mateus De Oliveira Gondim 31 de outubro de 2013 - 09:43
    10
    Nota Excelente!
    Não entendo por que há "marginais" que vivem pondo a culpa no Linux por que deu erro cá e deu erro "aculá",quando na verdade o erro está na distro na qual foi planejada de forma dispendiosa,Jamais se usa distros famosas por darem bugs,só otários arriscam suas máquinas!Quando derem qualquer defeito dirão que foi o Linux para aqueles que adoram distros fáceis que nem Ubuntu,Fedora,OpenSUSE,Debian estas são algumas suscetíveis a erros!Recomendo Slackware e pronto caso tenha medo dele deve-se usar Arch Linux caso ache o,Arhc Fraco tente o Gentoo Linux e depois de instalar var para o sanatório kkkkkkkkkkkkkk
  • Foto de Pedro de Castro
    Pedro de Castro 10 de abril de 2010 - 12:29
    2
    Nota Ruim!
    Não gostei nem um pouco desta distro, aliás nunca gostei nem um pouco do linux. Muita leseira para fazer algo que o Windows faz com dois cliques. Muita dificuldade em aceitar os periféricos e afins. Por isso já estou formatando e instalando novamente o sistema que paguei com prazer: Windows 7.

Descrição

Adriel Kotviski
Distribuição destinada a usuários avançados, ou aos que pretendem aprender mais sobre como funciona o Linux

A distribuição Slackware Linux é uma das mais conhecidas e respeitadas distribuições Linux existentes. A grande prova disso são as inúmeras distribuições que já foram criadas com base no Slackware (como por exemplo a Slax Linux), as quais totalizam mais de sessenta!

A grande fama dessa distribuição deve-se ao fato de que, diferentemente de distribuições que tornaram-se bastante famosas nos últimos anos por oferecerem facilidades ao usuário (tais como Ubuntu, OpenSuse), o Slackware procura oferecer o mínimo de facilidades possível.

Logo do Slackware


O desenvolvedor da distribuição, Patrick Volkerding, tem como objetivo manter o Slackware fiel aos padrões do UNIX, de modo que não existam ferramentas que escondam do usuário o modo como o sistema realmente funciona, o que faz com que muita coisa tenha de ser feita “na unha”.

Isso já pode ser percebido logo após a instalação da distribuição, pois assim que você inicia o sistema pela primeira vez, você percebe que ele está em modo texto. Para ativar o modo gráfico, você deve digitar “startx”, e se quiser que o modo gráfico seja inicializado automaticamente, deverá fazer alterações no arquivo inittab, localizado em /etc/. Com esse exemplo você já percebe que utilizar o Slackware pode não ser tão fácil assim para iniciantes.

Entretanto, se o usuário souber como “domar” essa distribuição, de modo que consiga configurá-la em sua máquina, perceberá que o Slackware apresenta grande estabilidade, o que também contribuiu para a fama e o respeito dessa distribuição.

Programas e Recursos

Apesar de tudo isso, o Slackware não pode ser considera uma distribuição “enxuta”, com poucos programas e recursos a oferecer. Em sua última versão, Slackware 13, ele apresenta recursos como os gerenciadores de ambiente gráfico KDE 4.2.4 e Xfce version 4.6.1, suporte a partições ext4, pacotes de instalação próprio (.TXZ, a partir desta última versão), dentre outros.

Interface Gráfica do Slackware

Devido ao KDE 4, a interface gráfica do Slackware está muito bonita e atraente, como pode ser observada nas imagens, disponibilizando de forma nativa alguns efeitos gráficos, como por exemplo o famoso Cube Desktop.

Quanto aos programas encontrados na distribuição, você encontrará uma série dos mais conhecidos e utilizados no Linux, tais como o navegador Firefox, o mensageiro multi-protocolo Pidgin, o reprodutor de músicas Amarok, o reprodutor de vídeos Mplayer, além de muitos outros programas.

Assim como toda distribuição Linux respeitada, o Slackware possui uma grande comunidade de usuários, com vários fóruns e sites, pelos quais é possível encontrar dicas e tirar dúvidas.

Nossa Opinião sobre o Slackware Linux

Se você usuário iniciante, o Slackware não é a distribuição Linux mais recomendada para você. Entretanto, se você for iniciante, e quiser se aventurar com o Slackware, é recomendado que você não tenha ela como único sistema operacional instalado em seu computador, pois certamente você precisará utilizar o Google para tirar algumas dúvidas. Já se você for usuário iniciante e quiser apenas ver como é o Linux, sem se preocupar com configurações complexas, recomendandos o Ubuntu Linux.

Apesar de haver uma certa dificuldade para lidar com o Slackware, vale a pena utilizá-lo caso você esteja procurando uma distribuição estável e que seja fiel ao Unix/Linux. Se você deseja aprender mais sobre este sistema operacional, o  GNU/Linux em sua essência, Slackware é bastante recomendado.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Slackware Linux

+19 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação