Logo Smart package of Microsoft`s core fonts Ícone

Smart package of Microsoft`s core fonts

Versão 1.3-4 Grátis
15 KB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Adicionado em : 04/01/2011 Noa Resare
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Elaine Martins
Pacote com fontes True Type da Microsoft para Linux

Smart package of Microsoft’s core fonts é uma ferramenta bastante interessante para aqueles usuários que sentem falta de algumas fontes do Windows. Trata-se de projeto que permite aos usuários do Linux utilizar as fontes True Type para web da Microsoft diretamente no sistema do pinguim, sem ter que usar máquinas virtuais ou simuladores de SOs para isso.

O início

Em 1996 a Microsoft lançou um projeto chamado “Core fonts for the Web”, ou seja, fontes voltadas para a internet. Essas fontes foram desenhadas para serem extremamente legíveis na tela. Além disso, elas visam cobrir o maior número de particularidades (acentos e caracteres especiais) utilizado em cada idioma.

Fazem parte do pacote fontes como Times New Roman, Verdana, Arial Black, Impact, Comic Sans e muitas outras. O projeto foi encerrado em 2002, devido o grande número de violações de direitos autorais, mas os benefícios trazidos por ele são aproveitados até hoje.

Fontes!

O Smart Package

A ideia do Smart package of Microsoft’s core fonts é justamente trazer as fontes criadas pela Microsoft para dentro do Linux. Depois de instalado, as fontes do Windows podem ser acessadas em qualquer programa ou editor de texto.

Como instalar e utilizar

Existem duas maneiras de instalar o pacote de fontes Smart package of Microsoft’s core fonts. Uma delas é através do arquivo SPEC, que pode ser baixado por meio do link disponível acima. Para isso, você pode utilizar programas como o rpmbuild, Kpackage ou o famoso Alien.

No entanto, também é possível fazer o download das fontes no formato EXE (clique aqui para baixá-los) e utilizar o programa cabextract para extrair o conteúdo dos executáveis. Uma vez que o cabextract tenha sido instalado, utilize o seguinte comando para a extração dos arquivos:

                $ cabextract NOME_DO_EXECUTÁVEL CAMINHO_DO_DIRETÓRIO

Pronto, isso fará com que as fontes sejam extraídas e colocadas no diretório escolhido pelo usuário. Agora é só copiar os arquivos TTF para a pasta /usr/share/fonts/truetype (no caso do Ubuntu) e aproveitar!

Fontes extraídas com o cabextract

Caso tenha alguma dificuldade na instalação do pacote, o site do desenvolvedor fornece diversas dicas para instalar do Smart package of Microsoft’s core fonts. Vale a pena dar uma olhada!

Nossa Opinião sobre o Smart package of Microsoft`s core fonts

O Smart package of Microsoft’s core fonts é uma ótima opção de ferramenta para quem deseja ter algumas das fontes mais famosas do Windows no Linux. Embora a instalação exija um pouco de atenção e paciência, seguindo os passos corretamente qualquer usuário consegue fazê-la sem maiores problemas, pois todas as dicas podem ser facilmente encontradas no site do próprio desenvolvedor.

Além disso, o Smart package of Microsoft’s core fonts ocupa pouco espaço em disco, tornando possível sua instalação em qualquer tipo de computador. O interessante é que o usuário tem acesso às fontes em qualquer editor e outros aplicativos que permitam personalizar os textos. Vale a pena instalar o pacote e ter em mãos as fontes criadas pela Microsoft para tornar a visualização de textos mais clara.

Prós & Contras

Prós

  • Permite a utilização de fontes do Windows no Linux.
  • Não infringe os direitos autorais.
  • Ocupa pouco espaço em disco.
  • As fontes podem ser acessadas a partir de qualquer aplicativo.

Contras

  • Instalação um pouco complicada.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Smart package of Microsoft`s core fonts

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação