Logo SQLite Ícone

SQLite

Versão 3.8.7.4 Grátis
1.46 MB
Funciona em: Linux
X11
Atualizado em : 09/12/2014 SQlite Team

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Gabriel Gugik
Uma das melhores engines SQL do mundo, em sua versão para Linux

SQLite é um biblioteca que implementa uma engine para o tradicional banco de dados transacional  SQL. Segundo seu desenvolvedor, SQlite é  a engine SQL mais utilizada no mundo. Essa biblioteca  possui diversos recursos que aproveitam todos o potencial do banco de dados SQL.

Sobre o SQL

Na verdade, o SQL é basicamente uma linguagem de programação definida para o uso em banco de dados. Ela define a sintaxe das principais operações relacionadas à pesquisas e modificação de bases de dados, como: consulta, inserção, busca, junção, entre vários outras. Sua principal característica é o uso do modelo relacional, o qual estabelece relações entre as tabelas de um banco.

Uso da engine SQLite

Por ser somente uma linguagem, a SQL necessita uma implementação para que todos as suas regras e operações possam entrar em prática. Em outras palavras, uma engine SQL, como a SQLite, permite que aplicativos possam usufruir de todas as vantagens em se usar um banco de dados.

Principais Propriedades

Entre os principais destaques de SQLite, é possível destacar o uso das propriedades ACID em transações, que por sua vez significam: atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade. Desta maneira, a probabilidade de ocorrência de erros, ou que a base de dados se torne inconsistente, é praticamente nula.

Além dos já citados, SQLite possui mais recursos, como segurança, agilidade, simplicidade de uso. Um dos principais diferenciais para seus concorrentes é o fato que esta engine é totalmente gratuita, sem exigir nenhum tipo de taxa ou cobrança.

Procedimentos de instalação


Para instalar o SQLite em seu computador, primeiramente baixe o arquivo que contém o instalador binário (bin), executando ao término do download. Caso algum problema ocorra durante este processo, você pode efetuar o download do código fonte, descompactando logo em seguida. Depois, dentro da pasta resultante, digite os seguintes comandos:

$ mkdir bld
$ cd bld
$ ../sqlite/configure
$ make
$ sudo make install

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o SQLite

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação