Logo StreamTuner Ícone

StreamTuner

Versão 0.99.99 Grátis
450 KB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Adicionado em : 15/06/2009 Jean-Yves Lefort
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Gabriel Gugik
Sintonize rádios online de vários sites distintos ao mesmo tempo

StreamTuner é um programa bastante interessante que possui a função de reproduzir rádios onlines de vários sites diferentes, incluindo o Shoutcast.com, Live365, Google Stations, Xiph.org e basic.ch. O aplicativo funciona de maneira gráfica, com uma interface muito fácil de utilizar.

Sites divididos por abas

Basicamente, StreamTuner acessa as rádios dos sites shoutcast.com, Live365, Google Stations, Xiph.org e basic.ch dentro de sua própria interface, sem a necessidade de um navegador externo. Cada serviço possui a sua própria aba, o que facilita bastante o uso do programa. Por exemplo, para escutar uma rádio presente no Xiph.org, basta selecionar a aba Xiph, clicando na categoria e na rádio desejada. Automaticamente, o xmms será aberto e reproduzirá o stream de áudio. Em grande parte dos serviços, seu usuário pode exibir as rádios conforme seu gosto musical, como Rock, Hip-Hop, música clássica, heavy metal, dance, entre várias outras.

Interface de StreamTuner



Serviços que não mais suportados corretamente

A última versão de StreamTuner é de 2004, portanto, algumas de suas funções podem não ser totalmente compatíveis com as distribuições mais novas.  O único site totalmente suportado é o Xiph.org, que por sua vez já possui uma grande quantidade de rádios. Para os outros serviços, pode acontecer que alguma falha inesperada feche o aplicativo de forma normal.  Tais inconvenientes foram verificados no Ubuntu, contudo, eles podem não ocorrer em outras distros.

Reprodução de arquivos local

StreamTuner também suporta a reprodução de arquivos locais presentes no próprio computador, incluindo dispositivos de armazenamento, como Cds, Dvds e pendrives. Para a reprodução propriamente dita, o aplicativo utiliza o Xmms.

Procedimentos de Instalação

A princípio, é possível instalar StreamTuner através de arquivo DEB para as distribuições que trabalham com este tipo de pacote, como o Ubuntu e o Debian. Para isso, efetue o download do pacote, seguindo de um duplo-clique sobre ele. Este método é o mais fácil de instalar, mas não acompanha todos os plugins do programa.

Para instalar o StreamTuner, é necessário compilar o programa a partir do código fonte. Após baixar e descompactar o arquivo no local de sua preferência, abra um terminal de sistema (xterm, konsole, gnome-terminal) na pasta resultante e digite os seguintes comandos:

$ sudo ./configure
$ sudo make
$ sudo make install

Dependências

É muito comum que o programa não compile na primeira tentativa, pois algumas dependências são necessárias, entre elas:

  • libglib
  • libgtk+
  • libcurl
  • libxml
  • python-gtk
  • xmms


xmms

O player xmms é necessário para a reprodução das rádios sintonizadas pelo StreamTuner, contudo, ele não está mais presente nas novas versões das distribuições mais conhecidas, como o Ubuntu. Como solução, existem métodos alternativos para a sua instalação. No caso do Debian e do Ubuntu, é possível instalá-lo abrindo o arquivo /etc/apt/sources.list, adicionando o seguinte repositório:

deb https://www.pvv.ntnu.no/~knuta/xmms/intrepid ./

Em seguida, execute os seguintes comandos:

$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install


Finalmente o xmms estará instalado em sua máquina. Em seguida, remova a linha do repositório que adicionamos anteriormente ao sources.list e digite o seguinte comando:

$ sudo apt-get update

Nossa Opinião sobre o StreamTuner

StreamTuner é um programa que já foi um dos maiores de sua categoria, principalmente por receber rádios online de vários sites distintos ao mesmo tempo. Por sua última versão ter sido lançada somente em 2004, vários sites podem não ser mais suportados de forma completa, dependendo da distribuição. Entretanto, as rádios suportadas completamente pelo programa já estão em um bom número. 

Este programa não é muito fácil de ser instalado, portanto, não é muito recomendado para usuários inciantes. Contudo, o seu processo de instalação (principalmente pelo código fonte) é um ótimo desafio, principalmente para quem deseja se tornar expert em Linux.

Prós & Contras

Prós

Contras

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o StreamTuner

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação