Logo Sunflower Ícone

Sunflower

Versão 0.1a-40 Grátis
223 KB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Atualizado em : 08/03/2012 RCF group
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Elaine Martins
Aplicativo opensource que traz painéis duplos para o gerenciador de arquivos do Linux

O Sunflower é um programa que visa facilitar a manipulação de arquivos entre as pastas presentes no computador. Como ele, a tela do gerenciador de arquivos do sistema é dividida em duas, permitindo que o usuário trabalhe com mais de uma localização no disco ao mesmo tempo.

Dessa maneira, transferir arquivos entre diretórios ou mesmo comparar o conteúdo de pastas fica bem mais simples. A ferramenta funciona como um aplicativo à parte, ou seja, não se integra o Nautilus ou outros gerenciadores instalados no computador.

A interface do aplicativo

Instalando

O Sunflower não precisa ser instalado. Depois de baixar o arquivo TGZ, descompacte o seu conteúdo em qualquer pasta do seu computador e execute o arquivo “Sunflower.py”. Caso o aplicativo não seja iniciado, tente iniciar sua execução utilizando o Terminal.

Como usar

A ferramenta é muito semelhante ao gerenciador de arquivos padrão do sistema, com a diferença  de que sua tela é dividida em duas partes diferentes. Na parte mais superior da janela, é possível ver o caminho completo da pasta que está sendo exibida no momento.

Copiando arquivos

Uma característica interessante do Sunflower é que ele traz diversos atalhos para o teclado que visam agilizar a execução de algumas atividades corriqueiras. Confira abaixo uma lista com alguns desses facilitadores.

  • CTRL + A: seleciona todos os arquivos.
  • ALT + +: seleciona os arquivos de mesma extensão.
  • ALT + –: tira da seleção os itens de mesma extensão.
  • CTRL + ALT + P: exibe a janela de opções.
  • CTRL + H: exibe ou esconde os arquivos ocultos.
  • CTRL + Q: fecha a aplicação.
  • F11: tela cheia.
  • F12: compara os diretórios exibidos na tela.

Para copiar ou mover um arquivo entre os diretórios em exibição, basta arrastá-lo de um lado para o outro. O usuário também pode instalar plugins para adicionar mais funcionalidades ao gerenciador. Maiores informações a respeito dessa funcionalidade podem ser encontradas no site do desenvolvedor.

Nossa Opinião sobre o Sunflower

O Sunflower é uma boa alternativa aos gerenciadores de arquivos clássicos do Linux. O que chama a atenção do usuário para o aplicativo é a forma organizada e simples que os desenvolvedores utilizaram para exibir o conteúdo de dois diretório distintos, lado a lado.

Além disso, o Sunflower ocupa pouco espaço em disco e pode ser facilmente executado por meio do Terminal ou do lançador de aplicativos presente na distribuição que o usuário está utilizando. O fácil acesso a algumas ferramentas do sistema também merece destaque.

Para completar, o Sunflower permite que o usuário personalize as funções a serem executadas no gerenciador por meio de plugins. Com isso, você pode facilmente adicionar novas ferramentas ao aplicativo.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar
  • Não requer instalação
  • Não interfere nos demais aplicativos em execução

Contras

  • Não possui tradução para o português

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Sunflower

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação