Logo Texmaker Ícone

Texmaker

Versão 4.4.1 Grátis
10.94 MB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Atualizado em : 27/11/2014 Pascal Brachet
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Editor para montar documentos em LaTeX simples, porém com vários recursos e ferramenta para compilação

O Texmaker é um editor de texto para escrever e editar código para a linguagem de programação LaTeX. A interface do programa opera a partir de uma janela que possui muita semelhança com outros programas desse estilo, porém, com botões para as funções mais utilizadas. O aplicativo é voltado especificamente para a sintaxe do LaTeX.

O que é LaTeX?

Para quem não conhece, o LaTeX é uma linguagem de marcação e um sistema de preparar documentos para o TeX. O termo refere-se somente à linguagem na qual os arquivos são escritos e não ao editor utilizado para a montagem deles. O LaTeX é muito utilizado para fins acadêmicos, como um formato para a tradução de XML para PDF, por exemplo.

Interface do programa

Embora muitos editores sejam capazes de produzir documentos em formato LaTeX, o Texmaker é um que foi criado especificamente para cumprir tal função. Ele opera a partir de uma única janela, e embora não permita trabalhar com abas lado a lado, você pode abrir mais do que uma guia e alternar entre elas por meio das setas disponíveis.

O programa suporta diversos tipos de codificação, inclusive o Unicode. Entre outras funções disponíveis, ele apresenta verificação gramatical (enquanto você digita o restante do texto), junção de texto, sugestão do comando a inserir a medida que você o digita e verificação de estrutura de sintaxe.

Interface do programa

Além disso, ele integra um visualizador de PDF, símbolos matemáticos (para você não ter a necessidade de importar símbolos), ferramenta para a compilação da sintaxe (na forma de botão), destaque para a sintaxe e controle de erros por meio de um log (histórico) de compilações. O programa também possui indentação automática dos termos.

O editor conta com várias funções exibidas como botões em uma barra de ferramentas, que auxilia o usuário a encontrá-las facilmente.

Nossa Opinião sobre o Texmaker

O Texmaker é um editor simples para a sintaxe LaTeX, mas também conta com algumas funções avançadas e ferramentas especiais para trabalhar de maneira mais fácil com a linguagem. A interface do programa é bem limpa, apresentando com uma Barra para ferramentas simples que está de certa forma “separada” daquela com funções mais matemáticas, o que deixa todas as funcionalidades disponíveis bem visuais e fáceis de serem localizadas.

Para quem utiliza a linguagem de programação LaTeX ou está aprendendo a montar textos nela, este é um programa funcional e indicado pela simplicidade. Ele funciona da maneira apropriada, sem erros ou qualquer tipo de travamento.

Prós & Contras

Prós

  • Simples, porém com recursos avançados

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Texmaker

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação