Logo TrueCrypt Ícone

TrueCrypt

Versão 7.2 Grátis
1.46 MB
Funciona em: Linux
X11
Atualizado em : 29/05/2014 TrueCrypt Foundation

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Gabriel Gugik
Ferramenta para a encriptação de arquivos, com algoritmos praticamente impossíveis de serem quebrados

Proteger seu patrimônio intelectual e sua privacidade é essencial – principalmente nos dias de hoje. TrueCrypt é um codificador de arquivos que visa proteger seus arquivos através da criptografia.

Perder um pendrive ou HD externo é motivo de agonia e preocupação para qualquer um. Isso porque mais do que o valor do dispositivo em si, o que realmente preocupa é o que será feito com os dados neles contidos. Sejam arquivos de trabalho, documentos do estudo ou mesmo coisas pessoais, o risco de alguém acabar fazendo mal uso de tudo isso é muito grande.

Como funciona

O programa trabalha da seguinte maneira: através de sua interface você pode criar uma partição “falsa”, ou seja, que pode ser aberta somente através do próprio aplicativo, e depois de aplicada a senha, os sistema também é capaz de encontrá-lo.

Ao criá-la você define o tamanho, a senha e o tipo de encriptação que deve ser utilizado. Os algoritmos utilizados na codificação são: AES-256, Blowfish (448-bit key), CAST5, Serpent, Triple DES, e Twofish. Seu modo de operação é LRW(com suporta a CBC).

truecrypt

Como utilizar?

É muito fácil criar um novo “Volume”. A interface do aplicativo é amigável e fácil de se entender. Basta clicar em “Create Volume” e escolher a letra correspondente de qualquer drive disponível. Em seguida siga os passos e definições necessárias.

É muito importante prestar atenção. Isso porque além de um drive virtual o aplicativo também permite a encriptação de uma partição inteira existente, ou até mesmo de um pendrive. Assim você pode adequar a codificação de acordo com as suas necessidades e criar uma partição falsa para alguns documentos ou transformar todo um pendrive, por exemplo.

Para abrir os Volumes encriptados clique em algum drive disponível na tela inicial do aplicativo. Em seguida selecione o drive ou arquivo (no caso de partições falsas) e depois aperte o botão “Mount”. Depois basta digitar a senha e ele passará a ser visível.

Nossa Opinião sobre o TrueCrypt

Prestar atenção à segurança hoje em dia é vital. Praticamente tudo é feito de maneira digital e por isso muitos documentos demandam um cuidado maior em relação a privacidade. E uma das ferramentas é a criptografia.

TrueCrypt é um aplicativo gratuito e muito eficiente. Existem boas opções de algoritmos de criptografia, que apresentam um bom nível de segurança.A possibilidade de se criar partições virtuais ou utilizar de drives existentes faz com que a abrangência do programa seja maior, e se adeque a necessidade de diferentes usuários.

A sua interface é muito amigável e, apesar de se encontrar em inglês, não é muito difícil de se utilizar, bastando um conhecimento básico da língua.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o TrueCrypt

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação