Logo Tuquito Ícone

Tuquito

Versão 0.2-11 Grátis
3.13 MB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Adicionado em : 02/12/2010 Tuquito Team
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+1 Avaliação
  • Foto de Carlos Felipe
    Carlos Felipe 29 de novembro de 2010 - 20:58
    10
    Nota Excelente!
    Na verdade, eu sou o único tradutor desta distro argentina, que está disponível em inglês, espanhol, português-br. Quanta à ferramenta de remasterização chama-se garfio, também está traduzida. A inspiração para este centro de controle com certeza foi na distro mandriva. Tuquito, assim como linux mint, é baseado no ubuntu e tem como finalidade tornar a experiência do usuário a melhor possível. Estamos desenvolvendo uma versão netbook remix (lxde) também. Obrigado ao baixaki por divulgar o nosso trabalho.

Descrição

Elaine Martins
Que tal criar sua própria central de controle no Ubuntu e facilitar o acesso às opções de configuração do sistema?

Tuquito é um aplicativo muito útil para quem gosta de personalizar o visual do Linux. Isso porque ele facilita o acesso às diversas configurações do sistema, tanto de aparência quanto de redes, hardware e contas de usuário.

O legal do Tuquito é que além de reunir as opções do sistema operacional em um único aplicativo, ele apresenta uma interface amigável, com ícones que facilitam a identificação das funcionalidades. Além disso, o programa está totalmente traduzido para o português, o que torna ainda mais simples sua utilização.

Como instalar

Não há muito segredo na instalação do Tuquito, e ela pode ser feita de duas maneiras distintas. A primeira delas é através do botão “Clique para baixar”, o qual permite o download de um arquivo no formato DEB.

Interface do aplicativo

A outra forma de instalar o Tuquito é através de comandos no Terminal. Para quem prefere utilizar a linha de comando para fazer a instalação, seguem abaixo os comandos necessários para adicionar o programa à sua lista de aplicativos.

$ sudo add-apt-repository ppa:paquetes-tuquito/universal
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install tuquito-control-center

Utilizando o programa

Fazer uso do Tuquito é tão simples quanto realizar sua instalação. Como citado anteriormente, a interface do programa é bem intuitiva, dividida em duas partes principais. A coluna à esquerda traz as categorias nas quais as configurações estão agrupadas.

Personalizando o programa

À direita, o usuário consegue visualizar e ter acesso às opções do sistema. Com apenas dois cliques, é possível abrir qualquer janela de configuração do Ubuntu. Além disso, um pequeno botão, o “Editar itens”, permite que o usuário personalize os itens a serem exibidos quando as categorias forem acessadas.

Ou seja, além de personalizar o sistema em si, é possível deixar o próprio Tuquito com o visual que você quiser. Uma ótima maneira de reunir as diversas opções do sistema em um só aplicativo.

Nossa Opinião sobre o Tuquito

Tuquito é uma ótima opção de programa para quem está sempre modificando o visual do sistema. Isso porque ele reúne as principais configurações do Ubuntu em um único aplicativo. Além desta facilidade, a aplicação traz uma interface bem amigável e está traduzida para o português. Com isso, sua utilização fica ainda mais simples.

O interessante é que, além de personalizar o sistema, o usuário pode também editar e configurar o próprio Tuquito de maneira que ele atenda melhor às suas necessidades. Sem dúvida, esta é uma boa opção de aplicativo para os usuários do Ubuntu.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável e simples.
  • Fácil de usar e de instalar.
  • Em português.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Tuquito

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação