Logo Turbo-Secure Ícone

Turbo-Secure

Versão 1.5 Grátis
10 KB
Funciona em: Linux
X11/Gnome/Unity
Adicionado em : 10/01/2012 Dart00
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Elaine Martins
Script para o Nautilus que oferece maior segurança para seus dados e arquivos pessoais

Turbo-Secure é um script de segurança para quem utiliza o gerenciador de arquivos padrão do Gnome, o Nautilus. Com ele, um simples clique pode proteger seus arquivos dos bisbilhoteiros que estão sempre rondando o computador, seja fisicamente ou por meio da sua conexão com a internet.

Com uma interface de utilização prática e organizada, o Turbo-Secure oferece duas opções de algoritmos de criptografia: GPG e SSL. Com isso, você pode escolher aquele que melhor se ajusta às suas necessidades do momento.

Turbo-Secure - Imagem 1 do software

A ideia

O Turbo-Secure surgiu da dificuldade que o desenvolvedor encontrou ao utilizar outras ferramentas de criptografia. Segundo ele, o sea-horse é bem completo, mas relativamente complicado. Já os outros aplicativos, deixam um pouco a desejar nas funcionalidades oferecidas. Foi então que Dart00 resolveu desenvolver seu próprio script de criptografia.

Como instalar

Depois que o download for concluído, descompacte o conteúdo do arquivo TAR.GZ em qualquer diretório do seu computador. Depois, é só clicar com o botão direito sobre o script “Turbo-Secure-Files-Installer.sh” e escolher a opção “Executar”. Caso você não consiga executar o arquivo, será preciso mudar a permissão de execução dele.

Configurações

A instalação do Turbo-Secure não é muito complicada, mas você precisa ficar atento às instruções exibidas pelo assistente. O primeiro passo é escolher qual o tipo de criptografia a ser utilizado, GPG ou SSL. Diversos alertas e lembretes são mostrados na tela, recomendando fazer um backup dos arquivos antes de dar continuidade à utilização da criptografia.

Turbo-Secure - Imagem 2 do software

O Turbo-Secure permite ainda que você escolha se a senha para criptografar os arquivos será armazenada em disco ou se é preciso inseri-la manualmente cada vez que um documento for protegido.

Dentro de cada tipo de criptografia é possível escolher um algoritmo específico. As opções são AES (256, 192 e 128 bits), 3DES, DESX, DES, BLOWFISH, CAST, RC2 (40 e 64 bits) e outros. Na tela de escolha é possível ver a coluna “Strngth”, que mostra a força de proteção de cada item da lista. Com isso, mesmo quem não conhece muito bem os algoritmos consegue ter uma ideia de quais são mais difíceis de quebrar. 

Nossa Opinião sobre o Turbo-Secure

O Turbo-Secure é uma boa alternativa aos aplicativos de criptografia oferecidos para o Linux. O fato de funcionar apenas com o Nautilus não chega a ser uma limitação, pois a maioria das pessoas opta em utilizar o gerenciador de arquivos padrão do Gnome.

Um problema no uso do Turbo-Secure é o fato de todas as instruções exibidas estarem em inglês. Quem não domina o básico do idioma pode encontrar alguma dificuldade em compreender o que é preciso fazer durante as configurações.

Além disso, também é preciso ter um conhecimento básico de como funciona a criptografia de dados e os algoritmos em si. Dessa forma você consegue escolher de forma mais precisa as melhores opções para manter seus dados bem protegidos.

Ainda assim, a utilização do Turbo-Secure mostrou-se mais simples do que a maioria das ferramentas do gênero. O legal é que o aplicativo funciona sem interferir no desempenho do computador ou dos demais processos em execução.

Prós & Contras

Prós

  • Ocupa pouco espaço em disco
  • Instalação rápida

Contras

  • Não possui tradução para português
  • Exige um pouco de conhecimento sobre criptografia

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Turbo-Secure

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação