Logo Vineyard Ícone

Vineyard

Versão 0.1.4.1.4 Grátis
161 KB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Adicionado em : 27/10/2010 Christian Dannie Storgaard
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+3 Avaliações
  • Foto de Fabio Costa
    Fabio Costa 19 de março de 2011 - 11:06
    8
    Nota Ótimo!
    fico contente em ver que há mais uma alternativa para emular programas do Windows no Linux. Ainda assim acho o Play on Linux melhor. enquanto as empresas não fizerem software quer para Windows quer para Linux, só temos estas alternativas. um dia ainda vamos ser livres de escolher o sistema que queremos :)

Descrição

Elaine Martins
Ferramenta que torna a tarefa de configuração do Wine bem mais simples

O Vineyard é um conjunto de ferramentas que veio para facilitar a vida daqueles usuários que, mesmo no Linux, rodam aplicativos do Windows através do famoso Wine. Isso porque ele torna a configuração do “emulador” bem mais simples, além de trazer diversas funcionalidades diferentes.

Uma característica interessante do Vineyard é a possibilidade de o usuário escolher qual versão do Windows ele deseja emular. As opções vão desde o Windows 2.0 até a versão mais recente, o Windows 7.

Instalando

Como a maioria dos aplicativos para Linux, o Vineyard pode ser instalado de duas maneiras. A primeira delas é através do arquivo TAR.GZ, que pode ser baixado através do botão “Clique para baixar” desta página.

A segunda forma de instalar é adicionando um repositório à lista do sistema e fazendo a digitando os comandos de instalação através do Terminal. O processo é bem simples. Para começar, abra uma janela do Terminal. Em seguida, digite a seguinte sequência de comandos:

$ sudo add-apt-repository ppa:cybolic/vineyard-testing

$ sudo apt-get update

$ sudo apt-get install vineyard

Pronto, agora você já pode executar o programa em seu computador. Vale lembrar que, antes de instalar o Vineyard você precisa ter o Wine instalado e funcionando em seu computador. Caso não o tenha, é possível baixar através deste link.

Depois de instalado, o Vineyard fica disponível Sistema -> Preferências -> Wine Applications. Caso você não o encontre, pode utilizar o comando vineyard-preferences para executá-lo.

A tela inicial do aplicativo

Aprenda a usar

Não há segredo algum na utilização do Vineyard. Como o principal objetivo do programa é facilitar a vida dos usuários, os desenvolvedores tomaram todos os cuidados para tornar a usabilidade do aplicativo o mais simples possível.

A tela de configurações está dividida em duas partes principais. Na coluna à esquerda o usuário tem acesso às categorias nas quais as opções estão organizadas. Por meio delas é possível editar configurações de aparência (“Appearance”), programas (“Programs”), dispositivos (“Devices”), entre outras.

Diversas opções para facilitar a vida dos usuários

Em “Tools” (Ferramentas), o usuário encontra as opções mais interessantes do Vineyard. Isso porque é possível ter acesso a opções como o registro, painel de controle e prompt de comando do sistema que está sendo “emulado”.

Além disso, é possível encerrar todos os aplicativos do Windows em execução com apenas um clique. No campo “Run executable” é possível selecionar o executável do SO da Microsoft que deseja abrir.

A opção Install

Uma das funcionalidades que realmente mostrou-se interessante é a “Install”. Por meio dela o usuário pode selecionar diversos aplicativos para instalar automaticamente. O legal dessa opção é que o único esforço que o usuário precisa fazer é escolher qual programa baixar e clicar em “+ Install”.

Lista com programas para serem instalados

Dentre as aplicações encontram-se players de música e vídeo, como o Windows Media Player e o VLC, navegadores, que conta com duas versões do Internet Explorer, e outros tipos de aplicações, como DirectX 3D, Quicktime e Steam.

Nossa Opinião sobre o Vineyard

Vineyard mostra que realmente veio para facilitar a vida dos usuários do Wine. A interface bem organizada, com as opções dispostas em diversas categorias, e cores neutras tornam a utilização do programa bem agradável.

Outra característica interessante do Vineyard é o fato de ele não consumir recursos do sistema de maneira exagerada. É perfeitamente possível executar um programa do Windows enquanto você assiste a um vídeo, ouve música ou executa qualquer outro processo no computador.

Embora a iniciativa seja boa, a instalação dos aplicativos por meio da lista exibida pelo próprio Vineyard mostrou-se um pouco demorada, travando severamente o programa em alguns momentos.

Infelizmente o Vineyard não possui tradução para o português. No entanto, os ícones utilizados na identificação dos botões permitem que o usuário rapidamente compreenda a funcionalidade de cada opção da interface.

Prós & Contras

Prós

  • Facilita a configuração do Wine.
  • Interface organizada e simples.
  • Fácil de instalar.
  • Fácil de usar.

Contras

  • Não possui tradução para o português.
  • Travamentos aconteceram na instalação de alguns programas.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Vineyard

+3 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação