Logo Vixta Ícone

Vixta

Versão 2009 Grátis
1.57 GB
Funciona em: Linux
KDE
Adicionado em : 20/02/2009 apsantos
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+12 Avaliações
  • Foto de arturararipe
    arturararipe 26 de fevereiro de 2009 - 17:12
    10
    Nota Excelente!
    É ótimo, eu vi meu amigo usando o Vixta e fiquei surpreendido com a qualidade e o alto rendimento. Infelizmente no meu laptop não dá para instalar pelo fato do HD ser pequeno demais e eu já tenho uma distribuição Linux famosa, o Ubuntu 8.04 muito utilizado na criação de sites. Migrei do Windows Xp para o Ubuntu e já me sinto muito adaptado, já sei fazer tudo, rodar jogos de Windows no Linux, criar sites nos softwares deles e navegar na web sem dificuldades. Vi meu amigo usando e digo e repito, para quem tem um HD com bastante espaço livre recomendo que façam o download e migrem do Xp ou do Vista para o Vixta, que tem uma interface melhor e é muito melhor que os da Microsoft, recomendo que baixem antes que seja tarde.
  • Foto de Ricardo Galvão
    Ricardo Galvão 24 de agosto de 2009 - 21:37
    4
    Nota Bom!
    Prezo muitíssimo a todos os usuários e desenvolvedores das inúmeras distrôs Linux, mas a melhor de todas é o Big Linux. Tudo bem que o Ubuntu é mais crú, e valoriza a estabilidaee e tudo o mais. Mas para popularizar as distrôs de Linux, o Big Linux está anos-luz na frente de todas as outras. Até porque é desenvolvida tendo como base o Ubuntu, e sua plataforma Debian. Boa a intenção de tornar uma distrô parecida com o Vista, mas fica muito a dever em termos de praticidade e aplicativos. Vida Longa ao Linux!!!

Descrição

Adriel Kotviski
Utilize um sistema Linux totalmente livre com o visual e as facilidades do Windows Vista

O Vixta é uma distribuição baseada no Fedora e utiliza o ambiente gráfico KDE. A idéia surgiu para tentar atrair usuários do Windows Vista que temem migrar para o Linux por acharem a interface muito diferente. Seu ambiente gráfico procura imitar o Vista, tanto nos menus quanto nas decorações das janelas. É realmente muito parecido, porém seus programas são os mesmos do KDE e Fedora.

Os desenvolvedores  têm como objetivo facilitar o uso do Linux não apenas através de uma interface parecida com a do principal sistema operacional existente hoje no mercado, mas também através da facilidade de instalação, prometendo um sistema sem necessidades de quaisquer configurações mais complexas, assim como no Vista. Eles pretendem também fazer com que o Vixta seja amigável e de forte atração visual.

Vixta com efeito de cubo no desktop.

Mas afinal, por que copiar o Vista? A ideia principal para tudo isso é fazer com que o Linux chegue mais próximo dos usuários menos experientes com o sistema operacional do pinguim e não apenas de usuários mais avançados.

Primeiras impressões

O Vixta vem em um live CD, e assim como no Ubuntu, você pode testar o sistema sem fazer nenhuma  alteração em seu disco rígido. O live CD está disponível nos idiomas inglês e  português  europeu, mas após a instalação é possível deixá-lo em  português brasileiro sem grandes dificuldades.

Aparência do desktop e menu do Vixta

Ao iniciar o sistema, você  observa uma interface muito agradável. A tela contém um calendário e um relógio que estão bloqueados em suas posições, o que pode fazer com que fiquem muito centralizados em algumas resoluções e fora da tela em outras. Você até pode desbloqueá-los e colocá-los em outra posição mais agradável, mas ao reiniciar o sistema os gadgets voltarão às suas posições inicias. Ao que tudo indica, o sistema é otimizado para a resolução de 1280  por 1024 pixels.

Funcionalidades

O sistema possui Gerenciador de Software e um sistema de atualizações automáticas, e vem por padrão com alguns programas como o navegador Firefox e o OpenOffice. Quanto aos demais encontrados no menu, são nada mais nada menos que os programas padrão que vêm com o ambiente KDE, tais como Konquerer, Kate, Kolorpaint e Ktorrent. Contudo, nada impede que o sistema não cumpra com sua palavra de ser intuitivo para usuários que estão migrando do Vista.

Prós & Contras

Prós

Contras

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Vixta

+12 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação