Logo World of Goo Ícone

World of Goo

Versão DEMO Grátis para testar
32.32 MB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Adicionado em : 16/08/2011 2dboy

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+1 Avaliação
  • Foto de Douglas Ribeiro
    Douglas Ribeiro 20 de agosto de 2011 - 00:03
    10
    Nota Excelente!
    Ja joguei esse jogo pra Windows e agora uso no meu linux. Realmente é incrivel! Muito bem desenhado, fisica fiel, e vai exigir do jogador muito raciocionio e paciencia. Já digo desde já : não é facil ! Quanto mais você joga, mais viciante fica ! Ps: tem pro wii tbm!

Descrição

André Luiz Cavanha
Mostre que você manja de raciocínio e encare já este game repleto de desafios e muita diversão

O World of Goo é um daqueles games que apresentam propostas diferentes das mais exploradas pelos grandes desenvolvedores. Nele, você precisará construir estruturas a partir dos Goos, que, além de darem nome ao título, são simpáticas bolinhas coloridas que devem ser manipuladas pelo jogador.

Ao iniciá-lo, você inicialmente o achará simples e fácil de ser jogado. No entanto, o nível de complexidade dos cenários aumenta pouco a pouco, levando o gamer a quebrar a cabeça enquanto tenta matutar a maneira mais coerente de resolver seus desafios. A versão para download é uma demonstração e contém apenas a primeira parte do game disponível.

Começando

Tudo em World of Goo é simples, mas muito bem elaborado. A demonstração do game não conta com nenhuma opção avançada ou configuração adicional para gráficos, sons e outros aspectos. Tudo que você tem a fazer para começá-lo é criar um nome para o seu perfil, partindo para os desafios.

O jogo é baseado em um esquema de construção de estruturas interligadas, com elementos de física seriamente inseridos aos seus movimentos. Isso significa que você deverá estar sempre atento ao peso de cada pedaço da estrutura, além de condições adversas, como vento e tremores, que poderão fazer com que suas construções desabem facilmente em ações mal sucedidas.

Como funciona

O objetivo principal de cada fase é construir estruturas, como pontes ou torres, a fim de levar seu cume à entrada de um cano, fazendo com que ele aspire os Goos para dentro. Para passar pelos desafios, basta conseguir levar um número estipulado deles ao final de cada etapa.

World of Goo - Imagem 1 do softwarePara construir as armações com as bolinhas, arraste-as a partir da estrutura inicial, visualizando, desta forma, a maneira com a qual elas serão inseridas ao soltar o botão. As possibilidades de movimentação para cada uma aparecem em linhas brancas que partem da superfície mais próxima ao novo elo.

Também é possível manipular os Goos livremente pelo cenário. Se, por exemplo, um deles estiver perdido em algum canto da tela, basta pegá-lo e colocá-lo novamente no grupo inicial. Alguns deles começam a fase dormindo, e só serão acordados ao entrarem em contato direto com as construções já formadas, passando a fazer parte delas.

Elementos especiais

Ao decorrer do game, diversos elementos adicionais são acrescentados a ele, deixando-o ainda mais viciante. Em uma das primeiras fases, será possível adicionar balões às estruturas, fazendo com que o peso das bolinhas seja compensado, equilibrando o sistema.

Também há uma espécie verde de Goo, que, diferentemente da maioria, é fixa às estruturas. Em outras palavras, as estruturas formadas por este tipo de bolinha estão inteiramente ligadas à elas, fazendo com que, ao retirar um Goo verde, a parte pertinente a ele na construção também desaparecerá.

World of Goo - Imagem 2 do software

Cenários interativos

Outro fator que torna o World of Goo um verdadeiro destaque entre os games que exigem raciocínio é a interatividade dos personagens com o cenário em que estão inseridos. Há, por exemplo, situações em que o chão gira incessantemente, fazendo com que a estrutura role por ele, como em uma máquina de lavar roupas.

Outros ambientes são repletos de água e elementos que dificultam e, ao mesmo tempo, tornam o jogo ainda mais divertido. Uma das possibilidades mais curiosas é um dos últimos cenários da primeira etapa, em que os Goos se encontram inicialmente em uma espécie de estômago, onde deverão fazer uso de movimentos peristálticos para saírem com sucesso do local.

Nossa Opinião sobre o World of Goo

Com todo o avanço tecnológico do hardware atual, há a impressão de que os grandes desenvolvedores esqueceram um pouco o que significa somar diversão a elementos simples, como a proposta de World of Goo exibe com maestria.

Criar estruturas com bolinhas coloridas, fazendo torres e pontes que levam a um cano de sucção, pode parecer algo ridículo, mas ao entrar no game, você logo verá que, com bom gosto e capricho, uma simples idéia como essa pode se tornar um grande título.

Quanto aos aspectos técnicos, é notável a presença de gráficos em duas dimensões simples, mas muito bem delineados. Os sons do game contam com composições e temas pertinentes ao cenário, inserindo o jogador no clima das partidas.

A jogabilidade é toda ambientada através do mouse, permitindo, como única ação, arrastar os Goos livremente pelo cenário, montando estruturas que levarão ao final de cada etapa. Se você é fã de jogos simples e desafiadores, que aliam bom gosto à temas inusitados, o download do World of Goo é obrigatório. Vale lembrar que a versão é uma demonstração e permite apenas o primeiro grupo de fases para serem jogadas.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o World of Goo

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação