Logo Adium Ícone

Adium

Versão 1.5.9 Grátis
23.93 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 04/12/2013 Equipe Macam
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+5 Avaliações
  • Foto de 6vitor9
    6vitor9 18 de setembro de 2010 - 21:04
    10
    Nota Excelente!
    Sem sombra de dúvida o melhor mensageiro instantâneo para mac (sem contar com o iChat, que apesar de ser optimo nao tem suporte para MSN) interface limpa, e muito semelhante ao iChat e não tem o mesmo bug que o microsoft messenger tem em não mostrar as imagens.
  • Foto de KayanAlbertin
    KayanAlbertin 9 de janeiro de 2010 - 16:52
    8
    Nota Ótimo!
    Esta é, concerteza, uma das melhores (se não) a melhor alternativa pra quem quer utilizar o messenger no Mac. É estavel, rapido, raramente da erros e tem uma interface muito boa. Porem, um recurso que peca nele, realmente é o recurso para conversas via Web Cam e por Microfone. Acho que os desenvolvedores do programa deverião dar uma priorizada nesse ponto. Uma alternativa que recomendo para quem deseja usar ester recursos, é baixar o Skype. Fora isso, ele é muito bom. Recomendo :D

Descrição

Equipe Baixaki
O mensageiro instantâneo mais querido do pomar agora tem suporte para Twitter e IRC

É quase impossível acreditar que alguém não tenha pelo menos uma conta de mensageiro instantâneo atualmente. Windows Live e Gtalk são apenas as mais conhecidas no Brasil, porém a quantidade de opções é muito maior.

O Adium é um dos principais aplicativos de conversa no mundo Apple, justamente por permitir que o usuário se conecte a todas essas redes – e muitas outras – em apenas um programa.

Janela de conversação do Adium

Até aí, não há nada de novo no Adium, já velho conhecido dos macmaníacos de plantão. Porém as novidades da versão 1.4 existem e não são irrelevantes.

Novas redes

Uma das preocupações constantes do time de desenvolvimento do Adium é garantir que qualquer pessoa possa usá-lo, independente do serviço de comunicação preferido.

Assim, além dos protocolos que já existiam nas versões anteriores, o novo Adium agora oferece conexão com o Twitter, a principal ferramenta de microblog da web, e com o sistema de salas de conversa IRC.

Timeline do Twitter

No Twitter, a filosofia do Adium foi tornar-se um cliente com todos os méritos. Adicionar ou remover alguém na lista de contatos a partir da conta do microblog é igual a seguir ou "dar unfollow" no perfil, e todas as “@s” são colocadas no grupo de contatos Twitter. O aplicativo também conta com um encurtador automático de URLs.

Uma janela de conversação chamada “Timeline” exibe todas as atualizações recebidas, e DMs (“Direct Messages”, ou mensagens diretas) são recebidas como uma conversa exclusiva com aquele contato.

Funcionalidades estendidas

Lista de contatos do AdiumAlém de incluir os protocolos Twitter e IRC, o novo Adium também aumentou as possibilidades de organização e manutenção da lista de contatos e das formas de conversar.

A partir de correções na comunicação do Adium através de diversos protocolos, agora é possível iniciar facilmente conversas em grupo. Uma vez que os contatos envolvidos estejam todos na mesma rede – só no Windows Live, por exemplo – basta arrastar o contato para a conversa que o “janelão” está funcionando.

A lista de contatos também recebeu atualizações, com perfis determinados podendo ser incluídos em mais de um grupo, filtros de contatos em qualquer um dos estilos visuais do aplicativo e contatos com mais de uma conta, a partir desta versão, exibidos sempre com o primeiro perfil disponível.

Sem insetos

Uma das principais razões para a nova versão do Adium, entretanto, não foi a inclusão de novidades, e sim a correção de uma série de problemas que existiam em versões anteriores.

A mudança de protocolo do MSN para Windows Live, por exemplo, deixou muitos usuários do aplicativo sem saber como se conectar ao seu mensageiro instantâneo. Mesmo que uma correção existisse na web, o novo lançamento já traz essa mudança incorporada ao protocolo MSN.

Da mesma forma, problemas de chats em grupo, outros protocolos menos usados no Brasil – como o Yahoo! Messenger e o QQ – receberam atualizações e correções de segurança ou desempenho.

Nossa Opinião sobre o Adium

Apesar do Mac OS X contar com o iChat, e a Microsoft ter lançado recentemente a nova versão do MSN Messenger para os computadores da Apple, são poucos os macmaníacos que realmente utilizam essas ferramentas.

Combinar todos os protocolos de comunicação em um único programa, afinal, mantém a memória RAM do sistema disponível para outros aplicativos, garantindo assim o desempenho esperado de um Mac.

A nova versão do Adium, além de manter essa filosofia, também oferece uma série de novas possibilidades aos usuários. Em especial, a adição do Twitter às redes compatíveis com o programa é muito bem-vinda.

Com todas as novidades e correções da versão 1.4 do Adium, com certeza a instalação do aplicativo não só vale a pena para quem já usa o programa, mas também pode servir de incentivo aos resistentes para que deem uma chance ao patinho conversador do pomar.

Prós & Contras

Prós

  • Visual elegante.
  • Gratuito.
  • Suporte a vários protocolos, incluindo Facebook Chat.
  • Fácil de utilizar.

Contras

  • Não oferece suporte a webcam ou áudio.

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Adium

+5 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação