Logo Adobe Photoshop Lightroom Ícone

Adobe Photoshop Lightroom

Versão CC 2018 7.1 Grátis para testar
516.8 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 28/08/2020 Adobe
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus
R$43,00 COMPRAR LICENÇA
via baixaki store

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Andressa Xavier
Um aplicativo desenvolvido especialmente para fotógrafos, para gerenciamento e ajuste de imagens

O Photoshop, da Adobe, é, sem dúvida, o programa para manipulação de imagens mais conhecido no mundo todo. No entanto, ele é um aplicativo voltado para manipulação da imagem, ou seja, mais utilizado por designers.

O Photoshop Lightroom é um programa voltado para fotógrafos. O objetivo aqui é gerenciar seus arquivos e fazer tratamento de imagem, e para isso você conta com uma interface muito bonita e funções super interessantes.

Download

Ao clicar para baixar o programa você é redirecionado para a página de downloads Trial da Adobe. Primeiro, selecione o idioma e o sistema operacional na caixa de texto (Português – Windows). Em seguida, clique em “Donwload now”.

Escolha o idioma e o sistema operacional

Uma nova janela aparece, pedindo que você insira seu nome de usuário e senha da Adobe, ou crie uma “Adobe Account” (Conta da Adobe). Esta conta permite que você baixe versões Trial dos programas da Adobe, e tenha downloads gratuitos exclusivos.

Para criar seu usuário no site do desenvolvedor é necessário informar email, nome, país, estado e CEP. Logo em seguida, o download se inicia. Esta versão tem 30 dias para teste.

Organização

O Lightroom 4 permite que você trabalhe com suas imagens de forma completa,organizando e gerenciando seus arquivos. Em “Biblioteca”, ele oferece navegação pelas pastas, visualização de metadados e Exif além de adicionar palavras-chave, para que você consiga encontrar a foto que procura rapidamente.

Biblioteca de fotos bem organizada

Outra opção de organização é a procura por filtros, já existentes ou criados por você. Para inserir suas imagens no programa, é necessário clicar em “Arquivo” e “Importar fotos...”. Você pode utilizar só uma imagem, ou importar pastas inteiras.

Além disso, é possível publicar as imagens no Flickr – rede social voltada para a fotografia – diretamente através do Lightroom. Uma função interessante, que otimiza o tempo de trabalho.

Compatibilidade com câmeras e formatos

Além de corrigir erros antigos, a nova versão do Adobe Lightroom também oferece compatibilidade com novas câmeras e lentes – uma forma de fazer com que as alterações e importações de imagens sejam ainda mais eficientes.

Entre as câmeras adicionadas estão as novas da Sony, com lentes intercambiáveis, NEX-3 e NEX-5 e a Pentax 645 D, de médio formato. Além disso, mais de 50 novas lentes da Sony, Pentax, Sigma, Canon e Nikon agora são, também, compatíveis.

Outra grande novidade da quarta versão deste aplicativo é o suporte nativo a vídeos, sendo possível editar aspectos visuais (cores, saturação, contraste e muito mais) não apenas nas suas imagens estáticas, mas nos arquivos audiovisuais também.

Dando um “trato”

Uma ótima ferramenta do Adobe Photoshop Lightroom é o tratamento das imagens. Entre as opções básicas de modificação, você encontra funções para ajuste de cores, exposição, brilho e contraste. Além disso, o programa conta com ferramentas para eliminação de olhos vermelhos, remoção de manchas, sobreposição de corte, correções a partir da lente ou câmera utilizada e aplicação de uma infinidade de efeitos.

Para iniciar o tratamento das imagens, escolha uma fotografia e selecione a opção “Revelação” (na barra superior do programa). Todas as opções estão em português, o que facilita muito para quem está começando a utilizar o aplicativo.

Dê um trato nas suas fotos!

Presets

Esta função é a preferida de muitos fotógrafos. O Lightroom permite que você crie um preset, ou seja, uma predefinição. Isso significa que é possível fazer alterações de cor, contraste, brilho, etc., e salvá-las com um nome determinado.

Assim, toda vez que você quiser aplicar as mesmas alterações em outras imagens, basta selecionar o preset criado por você. O próprio software já vem com cerca de 50 predefinições para utilizar, mas também é possível baixar presets prontos da internet.

Apresentando o seu acervo

Como se gerenciar e tratar as imagens não fosse suficiente, este excelente aplicativo da Adobe também permite que você crie apresentações de slides com suas fotos. Você pode inserir bordas nas imagens, sombras, trilha sonora, telas de inicialização e finalização, além de acrescentar marcas-d’água para personalizar suas fotografias.

Por padrão, existem cinco layouts diferentes para embelezar a exibição das suas fotos. Contudo, você também pode criar novos modelos. Essa ferramenta de apresentação suporta exportar o trabalho feito para o formato PDF e de vídeo (na extensão MP4). Tudo isso você encontra na aba “Apresentação de slides”.

No papel ou na tela

O Adobe Photoshop Lightroom 4 ainda auxilia você a imprimir e publicar suas fotos na internet. A função "Imprimir" permite que você faça ajustes da imagem no papel, adicione margens, linhas e marcas-d’água. Além disso, é possível exportar as fotografias para o formato JPEG.

No que concerne à publicação de fotos na internet, este programa cria um mosaico com as imagens selecionadas por você, permitindo a personalização dos modelos e, consequentemente, a constituição de uma identidade visual para o seu acervo.

Publique o seu acervo em sites.

A ferramenta possibilita a criação dos mosaicos em HTML ou FLV (extensão do Flash). Ela ainda conta com uma função para realizar o upload diretamente para o servidor do seu site.

Localizando suas fotos, literalmente

O recurso “Mapas” é uma das mais recentes novidades do Adobe Photoshop Lightroom 4. Por meio dessa seção, você consegue indicar os pontos exatos de onde cada uma das fotos do seu acervo foi tirada. O aplicativo possui suporte para integração com “tracklogs” e compatibilidade com metadados armazenados por dispositivos móveis.

Por exemplo, caso o seu smartphone possua um sistema de geolocalização integrado à câmera, o Lightroom automaticamente identificará as informações de onde as fotos foram tiradas e fará as marcações no mapa interativo. Para adicionar uma imagem a determinado local, basta arrastá-la para o mapa.

Marque onde você tirou cada fotografia.

Álbum personalizado

Mais uma novidade oferecida pelo Adobe Photoshop Lightroom 4 é a criação de books personalizados. Com essa função, qualquer pessoa é capaz de reunir as imagens que quiser e montar um álbum de recordações de maneira descomplicada e rápida. Os modelos disponíveis pelo programa são bem variados e elegantes, tudo o que é necessário para deixar seu acervo ainda mais atrativo.

O aplicativo possui integração com o Blurb, um serviço online para a impressão de álbuns customizados. Ao montar o seu book, você visualiza na hora o preço que ele custaria para ser impresso.

Flickr e Facebook

Além de preparar suas imagens para apresentações de slide e impressão, o Lightroom também é compatível com as redes sociais Flickr e Facebook. Através do próprio programa, você pode criar álbuns e publicar suas imagens na página pessoal.

Selecione a rede social desejada, faça o login e permita que o aplicativo do Lightroom seja utilizado. Esta é uma forma de otimizar o trabalho do usuário, que pode fazer as modificações em suas fotos e compartilhar na internet sem precisar abrir o navegador.

Nossa Opinião sobre o Adobe Photoshop Lightroom

Adobe Photoshop Lightroom 4 provou ser um aplicativo indispensável no computador de quem adora ou trabalha com fotografias e vídeo. Suas funcionalidades realmente permitem um gerenciamento e tratamento de fotos e arquivos audiovisuais de maneira qualificada e com um requinte profissional.

Mesmo aqueles que já conheciam o programa vão se surpreender com as suas novas funções: a criação de álbuns personalizados, o recurso de geolocalização dos locais onde as fotos foram tiradas e o principal, a possibilidade de trabalhar com arquivos de vídeo. Somadas aos mecanismos de impressão e publicação na internet, essas ferramentas tornam o Lightroom 4 um software completo.

Se por um lado tantas funcionalidades permitem que você renove e organize o seu acervo de fotos, por outro elas acabam tornando a sua usabilidade um pouco complexa. São tantos botões, barras de ajustes e opções de configuração que você pode se sentir completamente perdido. Portanto, paciência e dedicação são essenciais para aprender a manipular todas essas funções.

A interface do programa conta com um visual moderno, sendo muito bonita. No entanto, ela pode parecer confusa à primeira vista – principalmente pela presença de diversos painéis em torno da imagem. O fato de estar com todos os menus em português pode ser um facilitador para a sua adaptação.

Assim como outros softwares do gênero, o Adobe Photoshop Lightroom 4 possui relativamente uma alta exigência de hardware do computador – o que significa que ele pode ocasionar lentidão e travamento de máquinas mais limitadas.

Prós & Contras

Prós

  • Muitas funcionalidades em um só programa.
  • Tratamento de imagens em alta qualidade.
  • Suporte nativo a videos
  • Geolocalização
  • Exporta para web
  • Impressão de álbuns personalizados

Contras

  • Interface com muita informação.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Adobe Photoshop Lightroom

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação