Logo Anodyne Ícone

Anodyne

Versão DEMO Grátis
9.28 MB
Funciona em: Mac
OS X
Adicionado em : 20/09/2012 Sean Hogan e Jon Kittaka

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

André Luiz Cavanha
Salve um mundo engolido pelas trevas em uma aventura indie e com gráficos de época

Se você é um daqueles jogadores mais nostálgicos que não aguenta ver os gráficos mais avançados dos títulos atuais, sempre é bom voltar no tempo e jogar os clássicos da infância – ou experimentar novos games que tentam reproduzir todos os elementos de décadas atrás.

Anodyne (que em português é anódino, um remédio para aliviar dores) é um jogo de aventura em 2D que reproduz gráficos da era 8-bits ou 16-bits, tem puzzles que exigem o raciocínio do jogador e alguns inimigos que ameaçam a saúde do herói.

Até mesmo a história não tenta enrolá-lo muito: você controla Young (“jovem”), um rapaz que acorda e vê que sua terra natal, The Land (“a terra”), corre perigo de ser dominada pela Darkness (“trevas”).

Você deve derrotar os inimigos pelo caminho.

Munido de uma vassoura, você deve acabar com morcegos, gosmas e outras criaturas nas florestas e cavernas do local, tudo para descobrir qual a origem de todo esse mal. Mas não pense que a violência vai resolver tudo: em alguns momentos, você deve usar a vassoura para juntar uma pilha de poeira e usá-la para resolver puzzles, como colocá-la em frente a um raio de energia, ou mover inimigos estáticos para cima de um botão no cenário.

Caso fique perdido, é só conversar várias vezes como o mesmo personagem para receber dicas, ou consultar o mapa da caverna. Encontrar chaves para abrir portas trancadas costuma ser o objetivo primário.

Use a vassoura para resolver puzzles e avançar.

Comandos

  • Mova o personagem com as setas direcionais
  • Aperte C para falar, interagir ou atacar;
  • Pressione X para cancelar;
  • Use TAB para trocar a resolução da tela;
  • Enter pausa o jogo.

Nossa Opinião sobre o Anodyne

Assim como boa parte dos indie games de potencial desenvolvidos recentemente, Anodyne é um grande título de aventura e deve ser aguardado em sua versão final. Só para você ter uma ideia, a jogabilidade e o visual lembram bastante o primeiro capítulo da série The Legend of Zelda – o que é um grande elogio.

Os gráficos oferecem os melhores recursos possíveis a partir de um clima nostálgico. Os cenários detalhados, os inimigos parecem mesmo ameaçadores e alguns efeitos de luz podem fazer você até sentir calafrios. Já a trama, apesar de começar bastante simples, mostra potencial – e deve se revelar algo muito maior do que uma simples missão de salvamento.

A trilha e os efeitos sonoros, apesar de um pouco ausentes, também simulam bem o clima clássico do título. A jogabilidade, que praticamente só utiliza as setas direcionais e dois botões, é muito bem desenvolvida, fácil de ser dominada e com boa resposta dos controles.

O problema é que a versão demonstrativa dura cerca de 20 minutos (ou até menos), sendo rapidamente terminada logo na primeira tentativa por jogadores mais experientes, deixando uma sensação de que o game poderia ter avançado um pouco mais (ou dificultado o nível dos desafios).

Prós & Contras

Prós

  • Ótimos gráficos e sons retrôs
  • Trama instigante
  • Jogabilidade bem feita

Contras

  • Demonstração muito curta

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Anodyne

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação