Logo Brackets Ícone

Brackets

Versão 1.1 Grátis
42.29 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 23/01/2015 Brackets
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luccas Monteiro
Este encorpado editor pode trabalhar simultaneamente com códigos HTML, CSS e JavaScript

Brackets é uma ferramenta de desenvolvimento para web que permite a edição simultânea de códigos CSS, JavaScript e HTML. Significa dizer que, durante a criação dos projetos, será suficiente utilizar somente este programa. Ao contrário de softwares que adotam proposta semelhante, arquivos separados ou até mesmo editores distintos de códigos não vão precisar mais ser executados ao mesmo tempo.

Dessa forma, se a sua intenção é deixar seu trabalho ainda mais eficiente, Brackets poderá de fato lhe suprir algumas providenciais necessidades. E mais: este editor possui também um recurso de pré-visualização em tempo real das linhas escritas. Basta clicar sobre o botão “Live Preview” e checar, por meio do browser Google Chrome, os resultados das suas edições.

Brackets - Imagem 1 do software

Facilidades de visualização

Além de oferecer a opção de pré-visualização de projetos em tempo real, este programa conta ainda com opções didáticas e objetivas de desenvolvimento. Para visualizar seu projeto em uma página de web, clique sobre a opção “Live Preview” – botão ilustrado pelo símbolo de um raio, exibido no canto superior direito do programa.

Exibição de elementos

Quando seu cursor estiver sobre uma linha em CSS, Brackets vai mostrar, na página de pré-visualização, todos os elementos afetados pelo tal código. Isso acontece também quando a edição de HTMLs é feita – o botão “Live Preview” não está disponível para a checagem em tempo real de projetos em JavaScript, contudo.

Brackets - Imagem 2 do software

Edição rápida

Para ver quais elementos estão sendo abarcados pela sua edição, basta que uma HTML seja selecionada; execute em seguida o comando “Ctrl + E” e saiba exatamente quais CSSs ou HTMLs fazem parte do trecho selecionado em seu projeto. Para explorar os blocos de códigos, é suficiente pressionar novamente a tecla “Ctrl” – aperte “Esc” para retornar à tela de edições.

Brackets - Imagem 3 do software

Extensões

Brackets, apesar de se mostrar bastante competente na tarefa de edição de códigos para web, pode não agradar completamente a determinados usuários. Saiba, porém, que várias extensões podem ser instaladas no programa – este é um software de código aberto, o que permite a criação de aplicativos por qualquer membro da comunidade de Brackets.

Acessar a lista de extensões disponíveis é bastante fácil. Acesse a opção “File”, clique sobre “Extension Manager” e visualize em seguida todas as atualizações de aplicações. Leia a breve descrição de cada uma delas e clique então em “Install” para instalar uma ou outra extensão.

Nossa Opinião sobre o Brackets

Chega de abrir mais de um programa para editar seus projetos para web. Brackets, por permitir a modelagem simultânea de códigos CSS, JavaScript e HTML, é uma ferramenta que vai de fato otimizar seu trabalho enquanto desenvolvedor. O recurso de edição e pré-visualização (“Live Preview”) em tempo real é também outro dos pontos altos do programa.

A forma como os elementos se dispõem na página de edição é também notável: para fazer com que blocos de códigos HTML ou CSS sejam exibidos, é suficiente executar o rápido e objetivo comando “Quick Edit”. Esta opção é um dos traços que evidencia o quão didática a interface de Brackets é – mais uma característica capaz de otimizar o trabalho de quem tem como tarefa escrever linhas de código.

Somente Google Chrome

Até o momento, apenas o browser Google Chrome é capaz de exibir a página de pré-visualização dos projetos – detalhe que pode desagradar usuários que preferem navegadores alternativos. Outro ponto delicado diz respeito à exibição de JavaScript pela “Live Preview” – opção esta também ainda não disponível no recurso de pré-visualização.

Ainda assim, Brackets se mostra uma excelente opção a quem deseja melhorar seu rendimento na hora de criar ou editar códigos HTML, CSS e JavaScript.

Prós & Contras

Prós

  • Trabalha com CSS, JavaScript e HTML simultaneamente
  • Interface didática
  • É possível pré-visualizar projetos em tempo real em página da web

Contras

  • JavaScript não é contemplado pela Live Preview
  • Apenas Google Chrome é capaz de rodar a opção de pré-visualização

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Brackets

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação