Logo CandyBar Ícone

CandyBar

Versão 3.3.4 Grátis
124.02 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 08/08/2012 Panic
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Bruna Rasmussen
O melhor editor e gerenciador de ícones para o Mac agora é totalmente gratuito

CandyBar é o aplicativo perfeito para quem gosta de personalizar o computador. Ele permite que você troque o ícone de qualquer aplicativo, pasta e utilitário, além de permitir que o Dock seja totalmente personalizado.

O OS X permite que você troque qualquer ícone do seu computador manualmente, o que pode ser trabalhoso de ser feito; o CandyBar funciona então como uma alternativa que faz todo o trabalho pesado enquanto você precisa apenas arrastar e soltar as imagens.

Além da possibilidade de mudar o visual do ícone dos seus aplicativos, o CandyBar é conhecido e muito usado também como uma biblioteca de ícones, já que ele permite organizar as imagens em pastas e coleções.

Mude todos os ícones que você quiser rapidamente

Mudando os ícones

Para trocar a imagem de algum aplicativo, você precisa primeiramente ter um substituto. É possível baixar ícones gratuitos de diversos sites, como o We Love Icons, que reúne milhares de opções free que são encontradas pela internet. Já sabe o que você quer usar? Então é hora de abrir o CandyBar e começar a personalização.

Primeiramente, arraste o ícone que será usado na substituição para uma coleção dentro da biblioteca do CandyBar (a barra na lateral esquerda). O segundo passo é encontrar, na lista do editor, o programa ou pasta que você deseja modificar, que pode estar nos aplicativos do sistema ou na pasta de aplicações.

Arraste e solte para mudar o ícone

Por último, arraste o novo ícone e substitua o antigo. Quando isso é feito, uma barra azul aparece na parte de cima do CandyBar. Isso indica que existem alterações não salvas. Quando você tiver mudado tudo o que deseja, basta aplicar as mudanças e autorizar que o CandyBar reinicie o Dock e o Finder para que o novo visual seja aplicado.

Você pode mudar todas as imagens sem medo, já que o programa salva o estado inicial dos ícones e restaura tudo para o padrão se você desejar. É possível fazer a restauração de maneira coletiva (na barra cinza que se encontra na parte superior do programa) ou um por um; basta encontrar o app na lista e arrastar o novo ícone para fora do CandyBar.

Personalização do Dock

Altere seu dock.

Assim como os ícones, você pode personalizar o Dock e deixá-lo como você achar mais bonito. Basta ter arquivos de substituição compatíveis com o tamanho (esse tipo de tema é encontrado em sites que fornecem personalização para o Mac, você não precisa fazer manualmente) e arrastar igual é feito com os ícones dos aplicativos.

Se você não gostar das mudanças e quiser voltar para o padrão, simplesmente faça a restauração das imagens originais e o programa volta o seu Dock para a aparência nativa que estava aplicada antes do uso do editor. Você pode usar a biblioteca do CandyBar para guardar temas para o Dock também, e não apenas para os ícones.

Problemas com o Mountain Lion

nova versão do sistema operacional da Apple trouxe boas novidades, porém começou a preocupar quem gosta de personalizar o sistema: não é mais possível personalizar o Dock e os ícones de aplicativos que foram adquiridos através da Mac App Store.

Isso quer dizer que o CandyBar é inútil no Mountain Lion? Não, mas quase. Ainda é possível mudar os ícones de aplicativos externos e fazer pequenas mudanças no Dock; além disso o CandyBar ainda funciona como uma ótima ferramenta de armazenamento dos seus ícones, porém a utilidade do programa realmente começou a ser questionada.

Por este motivo, o programa agora é gratuito para qualquer pessoa, e não custa mais os 30 dólares de antes. Por outro lado, os desenvolvedores anunciaram que o suporte para o aplicativo está sendo suspenso e novas alterações não virão com frequência; pequenos bugs podem ser corrigidos, mas definitivamente eles não vão continuar atualizando o CandyBar no futuro.

Este problema está restrito apenas ao Mountain Lion, no entanto: se você possui um Mac com o OS X na versão 10.5 até a última antes da 10.8, o CandyBar agora é totalmente funcional e pode ser usado de graça! Ainda é preciso usar um serial key, no entanto, que é obtido nesta página.

Nossa Opinião sobre o CandyBar

CandyBar é um dos mais consagrados aplicativos para a personalização do Mac. Ele é extremamente fácil de usar e permite trocar todos os ícones do seu computador com apenas alguns cliques. Se você não sabe como — ou mesmo não quer — fazer isso manualmente, este aplicativo é perfeito.

O que mais surpreende no CandyBar é que ele não requer que nenhum app seja fechado enquanto ele modifica os ícones e também não exige que o app seja retirado e colocado novamente no Dock, procedimentos-padrão na hora de mudar os ícones de programas no Mac.

Outro ponto positivo é que ele permite a total personalização do Dock, basta que você tenha um novo tema para substituir o atual. Além disso, a organização dos ícones e temas também surpreende, sendo possível deixar tudo separado em coleções, para que você encontre um item rapidamente — o CandyBar, inclusive, possui uma coleção gratuita para quem não sabe onde procurar novos ícones.

O maior problema deste aplicativo, no entanto, não está nele, na realidade. O novo sistema operacional da Apple retirou a possibilidade de trocar ícones de apps da Mac App Store, além de limitações na personalização do Dock, o que tornou o CandyBar praticamente inútil.

Quem ainda usa as versões mais antigas do OS X pode aproveitar a totalidade deste editor, finalmente sem precisar pagar nada por isso; porém, quem já adotou o novo felino da Apple pode se decepcionar com as limitações que a gigante de Cupertino trouxe neste ponto.

Além disso, no teste feito o CandyBar apresentou problemas para trocar o ícone do Safari, fechando abruptamente todas as vezes que isso foi tentado. Este problema pode ser local e pontual, porém vale a pena ficar de olho em bugs, principalmente agora que a Panic retirou o suporte do aplicativo.

Prós & Contras

Prós

  • Organizador de ícones
  • Coleção própria gratuita
  • Fácil de usar
  • Muda qualquer ícone do computador
  • Não reinicia os aplicativos
  • Não é preciso retirar os ícones do Dock para fazer a mudança

Contras

  • Travou quando o ícone do Safari foi modificado
  • Muitas limitações no Mountain Lion

Avaliações sobre o CandyBar

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação