Logo CLIX Ícone

CLIX

Versão 2.1.0.0 Grátis
167 KB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 05/11/2013 Rixstep
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Aplicativo que oferece uma interface gráfica para a execução de uma centenas de comandos no OS X

O CLIX, ou Command Line Interface for OS X, é uma espécie de interface gráfica para executar comandos (mais precisamente um “wrapper”) no Mac. O objetivo principal do aplicativo é facilitar o trabalho de quem utiliza Mac, oferecendo um programa ilimitado e que dispensa, por exemplo, a necessidade de o usuário saber a sintaxe exata para um comando.

Basicamente a ideia central do programa é: “se pode ser feito no OS X, pode ser feito no CLIX”. Dessa forma, a ferramenta busca facilitar o acesso a centenas de funções que não são utilizadas por serem desconhecidas ou de difícil acesso, bem como a comandos simples. Além disso, ele pode ser usado em qualquer momento e da forma que você julgar melhor.

Interface e comandos

A interface do programa é dividida em quatro colunas de dados: título, categoria, descrição e linha de comando. Os três primeiros campos podem ser preenchidos de maneira que fique mais simples para organizá-los. O último é, como o próprio nome diz, o comando que é executado pelo Unix.

Não é preciso salvar o estado (no caso, a janela ativa) para executar um comando, basta apenas clicar no botão “Run”. Posteriormente é necessário salvá-lo para que seja armazenado, mas a execução pode ser feita a qualquer momento. O CLIX também é voltado para a execução de comandos em lote, dispensando interação posterior do usuário.

Funcionamento

O programa é voltado para funcionar no estilo “what you see is what you get”, oferecendo como resposta ao usuário exatamente o que ele solicita por meio do comando. Adicionalmente, ele não precisa que você insira sua senha mais do que uma vez por seção por ser um programa seguro (não se preocupe: ele não armazena dados de senha).

Interface do programa

Por esta preocupação com a segurança do usuário, sempre que seu Mac entra em estado de espera, o CLIX encarrega-se de limpar sua senha mestra dos lugares que eventualmente ela possa estar gravada. Dessa forma, mesmo que alguém acorde o computador não tem acesso irrestrito aos seus documentos.

No pacote básico do programa estão incluídos aproximadamente mil comandos do sistema para auxiliar os usuários a conhecerem melhor a ferramenta e entenderem seu funcionamento. Entre eles estão disponíveis funções para verificar o estado do sistema, excluir arquivos, utilizar funcionalidades ocultas do Dock, Finder, e Dashboard, e várias outras.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o CLIX

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação