Logo Collate Ícone

Collate

Grátis
41.31 MB
Funciona em: Mac
OS X
Adicionado em : 24/04/2017 Collate
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luiz Davih
Tome nota entre plataformas ainda mantendo sua privacidade

Collate é uma ferramenta de anotações que foca em gerenciar suas notas ao mesmo tempo que oferece maior privacidade aos seus dados. Com ela, nada é diretamente conectado à internet, impedindo que terceiros acessem as informações online.

Usar o Collate pede um pouco de configuração. Isso porque ele dá a você a liberdade de criar categorias e, a partir disso, organizar cada nota criada. Depois disso, basta selecionar o tipo de anotação que deseja fazer, clicar no botão “+” na barra de ferramentas do software e escrever o que deseja.

É importante avisar que o uso do Collate é limitado apenas a arquivos de texto. Caso deseje adicionar uma imagem, por exemplo, sua única opção é adicionar o link online daquele arquivo diretamente ao editor de texto. No entanto, é possível alterar cores e fontes de cada texto livremente.

Collate - Imagem 1 do software

Sincronização entre plataformas

Vale notar que Collate também traz a você a opção de sincronizar seu serviço entre múltiplas plataformas (leia-se Windows, Mac e Linux), de maneira a ter seus arquivos sempre por perto. Para fazer isso, é só criar uma pasta de sincronização dentro de um serviço como o Dropbox ou Google Drive e usá-lo para manter seu sistema com os dados mais atualizados.

Nossa Opinião sobre o Collate

Para um aplicativo que promete tanto, Collate consegue ser uma decepção surpreendente. Antes mesmo de começar a usar o software, de fato, os problemas já são evidentes: configurar o software é excessivamente trabalhoso e confuso do começo ao fim, visto que o programa não sabe explicar qualquer de seus dados, usa siglas difíceis de entender para tudo e não esclarece muito bem para que serve cada ferramenta.

Mesmo após passar por isso, Collate não consegue melhorar. De fato, ele só piora, já que oferece um número ridículo de recursos e é extremamente limitado, praticamente trabalhando apenas com anotações em texto. Para “ajudar”, o editor de texto do software usa uma interface que parece ter saído de um antigo fórum – com a diferença de que suas ferramentas são mais arcaicas.

Quanto à sincronização de dados? Bem, está aí a verdadeira piada: você é quem deve salvar os arquivos manualmente, criar uma pasta para guardar sua coleção de anotações no Dropbox e fazer o download e upload por si mesmo. Está certo que a ideia aqui é dar privacidade, mas com tanto trabalho, é mais fácil não ter qualquer tipo de sincronização.

Tanto trabalho por algo tão ultrapassado...

Junte a tudo isso, aliás, o fato de que este é um aplicativo pago – disponível apenas por 14 dias para teste –, e o resultado é incrivelmente decepcionante. Afinal, quando até o bom e velho Bloco de Notas faz um trabalho superior (quem dirá então softwares mais completos, como o EverNote ou o OneNote), simplesmente não há qualquer motivo para dar uma chance ao Collate.

De nada adianta, no fim das contas, ter uma interface visualmente agradável quando o mais importante deixa a desejar em todos os sentidos. Então o melhor é apenas não utilizar o Collate e ficar com qualquer outro aplicativo do gênero em nossa coleção; você certamente vai conseguir uma experiência menos frustrante dele.

Prós & Contras

Prós

  • Interface elegante

Contras

  • Difícil de configurar
  • Interface nada amigável
  • Limitado apenas a anotações em texto
  • Ferramentas de anotações ultrapassadas

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Collate

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação