Logo Commander Genius Ícone

Commander Genius

Versão 1.4.2 Grátis
5.57 MB
Funciona em: Mac
OS X
Adicionado em : 26/07/2013 The Commander Genius Team
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luccas Monteiro
Faça uma viagem ao espaço nessa versão de um clássico dos anos 90

Commander Genius é uma reedição de "Commander Keen" que foi lançado para PC nos anos 90. O programa foi desenvolvido por fãs do título original que tentaram oferecer novos recursos e melhorar a jogabilidade das partidas do jogo de plataforma.

De acordo com os programadores que lançaram o projeto, a ideia é matar a saudade dos antigos amantes do gênero de plataforma e deixá-los experimentar o título original com as devidas adaptações para o mundo atual.

Afinal, quem é Commander Keen?

A série original foi desenvolvida pela id Software nos anos 90 e tinha como protagonista o garoto Billy Blaze e suas aventuras espaciais. Em suas aventuras, o menino de apenas oito anos assume a identidade do comandante Keen. Mais tarde, a produtora ficaria conhecida por desenvolver os games FPS Doom e Quake.

Commander Genius - Imagem 1 do software

Os títulos da franquia Commander Keen têm inspiração em games de sucesso do tipo plataforma, como "Super Mario Bros.", "MegaMan" e tantos outros. Na época, os jogos rodavam no DOS e ganharam uma boa quantidade de fãs por seus gráficos avançados para a época. Em 2007, alguns episódios da série foram disponibilizados para os usuários do Steam e, em junho de 2013, Keen Dreams foi lançado para aparelhos com o sistema operacional Android.

Faça as malas, você vai para o espaço!

Após a instalação, o programa não vai criar um atalho na sua área de trabalho. Se você quiser jogar ou deixar o acesso ao jogo mais fácil, vá até a pasta onde o Commander Genius está instalado e crie um atalho para o aplicativo “CGenius”.

Ao iniciar o programa, é possível escolher entre dois episódios. No primeiro, chamado de “Invasion of the Vorticons”, o protagonista precisa enfrentar os desafios de um planeta desconhecido enquanto procura as peças necessárias para consertar sua nave e voltar para casa.

Na segunda opção de jogo é “Goodbye Galaxy”, que representa o quarto episódio da série. Nessa aventura, as explorações do comandante continuam em outro canto da galáxia. É possível perceber as mudanças nos gráficos e na jogabilidade entre os dois jogos.

Após selecionar o jogo desejado, clique em “Start”. Prepare-se para superar obstáculos, coletar itens e pular na cabeça dos adversários para derrotá-los. Mesmo não podendo usar objetos mágicos para se transformar, como faz o encanador Mario, o garoto Keen está equipado com uma arma de raio laser para se defender. Mas cuidado, a munição é limitada!

Controles e modos de jogo

O jogo permite que os controles sejam configurados de acordo com a preferência dos jogadores. Por definição, as ações dos jogadores são realizadas com as seguintes teclas:

  • Setas direcionais: movimentar o personagem;
  • Tecla Ctrl (esquerda): pular e entrar nas fases;
  • Barra de espaço: atirar;
  • Tecla F1: ajuda;
  • Tecla Esc: voltar.

Uma das melhorias presentes na versão é a possibilidade de partidas para até quatro jogadores. O multiplayer também é parecido com o de clássicos do estilo. Ou seja, os jogadores têm uma quantidade fixa de vida e devem se revezar no controle, jogando as fases no sistema de turnos.

Commander Genius - Imagem 2 do software

Commander Genious também conta com melhorias na aceleração do hardware e três modos de dificuldade no jogo (fácil, normal e difícil). Os desenvolvedores também trabalharam em suporte para mods feitos pela comunidade fã do título. Como foi feita uma adaptação, não há emulação, o que faz com que o jogo rode sem engasgadas durante as partidas.

Nossa Opinião sobre o Commander Genius

Commander Genius é uma ótima opção para quem vive reclamando que não se fazem mais jogos como antigamente. O game traz uma série de fases em que você terá que fugir dos simpáticos alienígenas e coletar uma infinidade de objetos que encontrar pela frente (inclusive latinhas de refrigerante).

Como todo jogo de plataforma dos anos 90, será necessário medir bem os saltos para não perder uma de suas preciosas vidas. A grande quantidade de itens espalhada por cada fase vai fazer com que até o jogador mais caprichoso precise voltar no cenário para não deixar nada para trás.

Apesar de não poder ser comparado com os esmerados cenários de Super Mario Bros., o visual colorido apresentado pelo jogo é divertido. A adaptação trouxe algumas melhorias nos gráficos e efeitos sonoros do game, mas não deixou de ser fiel ao primeiro título. Os sons antigos podem despertar a nostalgia de alguns jogadores, mas também podem aborrecer um pouco os mais novos.

Perfeito para os saudosistas

O maior desafio para os novatos deve ficar por conta da jogabilidade. As fases contam com diferentes tipos de blocos e plataformas. Pode levar algum tempo até perceber qual tipo de obstáculo pode ser ultrapassado e qual é “totalmente sólido”, por exemplo.

Ao contrário dos games atuais, que possuem checkpoints espalhados por vários lugares dos níveis, morrer em Commander Genious significa ir para o começo da fase. Por esses motivos, os jogadores mais novos podem preferir títulos no formato atual, como a aventura Meat Boy, a versão independente Mega Man Evolution ou o game oficial LEGO Indiana Jones: The Original Adventures.

Apesar de não ter alcançado um lugar de destaque entre os concorrentes da época ou ter ficado tão famoso como Super Mario Bros. (e suas inúmeras adaptações e cópias), essa versão independente de Commander Keen deve ser considerada pelos amantes de jogos clássicos. Os fãs de games indie também podem se interessar pela aventura espacial.

Commander Genius é uma boa oportunidade de resgatar o passado e provavelmente vai render boas horas de diversão para esses jogadores.

Prós & Contras

Prós

  • Melhorias nos gráficos e áudio
  • Reedição de um game de sucesso dos anos 90
  • Cenários interessantes e níveis desafiadores

Contras

  • Jogabilidade pode não agradar
  • Efeitos de audio podem irritar depois de algum tempo de partida

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Commander Genius

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação