Logo CopperCube Ícone

CopperCube

Versão 5.0.2 Grátis para testar
29.88 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 13/11/2014 Ambiera e.U
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Jeferson Olsson
Crie ambientes tridimensionais, maquetes eletrônicas e até mesmo jogos com este poderoso editor 3D

Quando comparado a outros programas de edição 3D que oferecem as mesmas ferramentas, o CopperCube é realmente muito fácil de usar. Clicando itens pré-construídos, e arrastando-os pela tela, você pode construir tudo que puder imaginar.

Naturalmente que a facilidade de uso é relativa. Um mínimo de conhecimento sobre desenho 3D é necessário para juntar uma grande quantidade de objetos, cenários e texturas em um ambiente virtual coeso. A principal vantagem do CopperCube é permitir que usuários básicos consigam editar tudo sem precisar conhecer programação.

CopperCube - Imagem 1 do software

São várias as possibilidades de criação no aplicativo. Desde pequenos cenários estáticos e maquetes eletrônicas, com passeios guiados não-interativos, até jogos completos podem ser feitos com o programa. Para alguns desses, principalmente jogos mais complexos, alguma programação em ActionScript ou Flex será necessária. Fora esses usos mais específicos, entretanto, apenas um entendimento de como funciona um ambiente virtual e um pouco de paciência já renderão bons resultados.

Para aumentar ainda mais o realismo destes ambientes, o CopperCube também apresenta um recurso chamado Lightmapping, ou mapeamento de luz, que permite ao usuário instalar fontes de luz específicas num determinado cenário. O próprio programa, a partir das características dessa fonte de luz, irá calcular os efeitos de sombra causados pelos pontos de iluminação.

CopperCube - Imagem 2 do software

Para quem já trabalha com programas de modelagem tridimensional, o CopperCube permite importar arquivos de todos os principais aplicativos existentes. Entretanto, as opções de saída já não são tão vastas. Nativamente, o programa publica em arquivos de animação Flash SWF, ou em arquivos Windows autoexecutáveis EXE. Também é possível exportar ambientes para o Maya, COLLADA, IrrLicht e STL.

Cada um dos formatos nativos do software tem um uso específico. Para a distribuição dos ambientes através da internet, o ideal é utilizar os arquivos SWF, abertos pelo Adobe Flash Player. Os autoexecutáveis são mais recomendados para a distribuição física (em CD, por exemplo) de determinado ambiente.

Nossa Opinião sobre o CopperCube

De fato, utilizar o Coppercube é muito fácil. Mesmo quem não está acostumado a trabalhar em ambientes 3D consegue se localizar aos poucos no programa. Com um pouco de dedicação e paciência, qualquer pessoa que já tenha pelo menos usado algum programa que apresentasse esse tipo de cenário poderá reproduzir algum ambiente.

Os tutoriais e as demonstrações existentes no site do desenvolvedor dão uma boa idéia das capacidades do CopperCube.

Prós & Contras

Prós

  • Importa modelos dos pricipais programas de modelagem 3D existentes

Contras

  • Não exporta cenários para a maioria dos programas dos quais importa arquivos

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o CopperCube

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação