Logo Deskzilla Ícone

Deskzilla

Versão 3.1.2 Grátis para testar
13.48 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 24/01/2014 ALM Works
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luccas Monteiro
Cliente desktop do Bugzilla para facilitar no controle de bugs

Deskzilla é um cliente para a área de trabalho do sistema de rastreamento de bugs da Mozilla, o Bugzilla. Com ele, você tem um ambiente facilitado para o uso e a interatividade, facilitando a utilização especialmente para desenvolvedores, administradores de rede e quem é do setor de qualidade de software.

O objetivo principal da ferramenta é ajudá-lo a lidar com uma série de bugs, independente de você estar conectado à internet ou off-line. Por meio dele é possível criar o seu próprio espaço de trabalho para verificar uma série de bugs por meio de queries. Esta é uma versão de testes do aplicativo e está disponível para o uso sem limitações por um período de 30 dias.

Configurações iniciais

Logo após abrir o programa, o primeiro passo para a sua utilização consiste em adicionar as conexões que você deseja manter o controle. Para isso, clique no botão “New Bugzilla Connection” presente na lateral esquerda da tela. Veja que uma nova janela é aberta e, a primeira tarefa a ser realizada é definir a URL e as suas credenciais de acesso ou selecionar o modo anônimo.

Fazendo a conexão

Caso deseje, clique em “Advanced” para mais especificações, como proxy, fuso horário, codificação, sufixo, entre outras. Ao prosseguir, o aplicativo verifica a sua conexão e, em seguida, será preciso indicar com quais produtos deseja que o programa faça as suas análises. Há, também, como escolher todos, marcando a alternativa “Work with all products”.

Então, um resumo das suas configurações é exibido na tela e você tem a opção de escolher um nome para a sua conexão. Feito isso, o processo é finalizado e a conexão é iniciada e para verificar os aspectos dela, basta utilizar a árvore de arquivos à esquerda da tela.

Rastreando bugs

A interface do programa é bem simples e amigável, permitindo manter um controle detalhado sobre todo o processo de rastrear bugs. As conexões adicionadas permanecem visíveis na lateral esquerda da tela, fazendo com que a sua seleção fique simples. A montagem de uma query é feita clicando no botão “New query” ou por meio do atalho “F3”. Feito isso, basta escolher as especificações desejadas na nova janela aberta.

Interface do programa

Como o programa faz o download das informações de bug a partir do Bugzilla, de tempos em tempos é ideal que você faça uma sincronização para verificar se houve mudanças na base de dados, atualizando, assim, a cópia local. O aplicativo também faz a indexação de todos os bugs armazenados no sistema, fazendo com que você possa utilizar o mecanismo de busca para localizar uma questão específica.

Nossa Opinião sobre o Deskzilla

Deskzilla é uma boa alternativa para quem precisa manter o controle de bugs, seja um desenvolvedor ou um encarregado do setor de qualidade de software. Uma das principais vantagens do programa é o fato de ele apresentar uma interface gráfica intuitiva e bem organizada, facilitando o seu uso mesmo para quem não possui muita experiência com esse tipo de ferramenta.

Da mesma forma, embora não seja completamente dispensado o conhecimento técnico para a montagem das queries, o processo é simplificado por meio do mecanismo apresentado pelo aplicativo para a tarefa. Além disso, como a base de dados é armazenada no local, o programa permite a sua utilização mesmo que não haja conexão com a rede no momento.

Assim, o seu projeto possui certa mobilidade, visto que é possível operar a análise de bugs a partir do lugar que você julgar mais adequado e sem necessariamente estar conectado à internet. Entretanto, é preciso lembrar-se de fazer as sincronizações para que você receba novas atualizações e envie os procedimentos realizados de forma local.

O programa requer que você configure as conexões para o seu funcionamento, no entanto, essa operação é bem mais simples do que parece. Além disso, mesmo com os testes realizados, ela é executada de maneira extremamente rápida, não tomando mais tempo do que o necessário para completar o procedimento.

Prós & Contras

Prós

  • Interface gráfica amigável
  • Processos facilitados e intuitivos
  • Modo de funcionamento online e offline

Contras

  • Inteiramente em inglês

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Deskzilla

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação