Logo Diet Sleuth Ícone

Diet Sleuth

Versão 6.0 Grátis
7.23 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 13/07/2012 Black Cat Systems
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Felipe Arruda
Com este software para controle nutricional fica mais fácil manter aquela dieta tão importante

Não é fácil fazer dieta. Seja por problemas de saúde ou por questões estéticas, é difícil se reeducar a ponto de se acostumar com a nova alimentação. Pelo menos no começo, quando muitos recorrem para papel e caneta, com a intenção de anotar o que comeu e fazer os cálculos necessários.

Para tornar o processo mais agradável, os usuários de Mac podem recorrer ao Diet Sleuth, software de controle nutricional que pode ser usado facilmente por quem precisa manter esse tipo de registro ou ter acesso rápido à tabela de nutrientes dos principais alimentos.

Para começar, não é preciso saber de cabeça quantas calorias tem uma maçã, por exemplo. O programa possui uma base de dados com as informações nutricionais de mais de cinco mil alimentos cadastrados, que vão desde papinhas para bebê até junk food.

Usando o Diet Sleuth

Janela principal do Diet Sleuth

A instalação do software é bastante simples, bastando copiá-lo para a pasta “Aplicativos” para que esteja pronto para o uso. Porém, ao executá-lo pela primeira vez, o usuário precisa configurá-lo. O processo todo se resume em criar um arquivo no disco rígido da máquina para que as informações necessárias sejam armazenadas. Para isso, basta usar a opção File > New Log (Arquivo > Novo Registro) e, em seguida, nomear e escolher a pasta que deve abrigar o seu banco de dados.

Assim que o sistema terminar de copiar os dados necessários para o arquivo, a janela principal do Diet Sleuth será apresentada. Na parte superior é possível notar um menu desdobrável com 24 categorias de alimentos. Selecione uma delas para ver a lista de comidas cadastradas.

Ao clicar sobre o alimento listado, o Diet Sleuth exibe as informações nutricionais necessárias no quadro da direita e, logo abaixo, mostra um gráfico com informações mais procuradas, como a quantidade de calorias (“calories”), carboidratos (“carb”), proteína (“protein”) e gordura (“fat”).

Assim fica fácil fazer uma consulta antes de decidir o que almoçar. E para tornar tudo mais amigável, o usuário pode clicar no botão “Find  Food” (“Procurar Comida”) e procurar pelo nome do alimento, evitando assim ter que navegar entre dezenas de listas.

Registrando os alimentos do dia

Para não esquecer, anote suas refeições!

Para o Diet Sleuth, o dia está dividido em quatro refeições: café da manhã (“Breakfast”), almoço (“Lunch”), jantar (“Dinner”) e lanche (“Snack”). Caso você tenha comida algo fora dessas refeições, pode fazer o lançamento no campo “Other” (“Outros”).

Inserir esse registro é moleza. Basta clicar duas vezes sobre o alimento desejado e preencher os dados da janela que se abre, como a quantidade consumida (“Serving”), o número de porções (“”Number of servings”), a data (“Date”) e a etapa do dia na qual você comeu aquilo (“Meal”). Clique em “OK” para concluir o processo.

O usuário também indicar o próprio peso no campo “Weight”, porém, note que o programa usa o sistema de medidas norteamericano e, por isso, o valor deve ser expresso em libras. Para converter, o Google pode dar uma ajuda. Basta digitar “xx quilos em lb” para que o mecanismo de buscas converta o valor indica em quilo (“xx quilos”) em libras (“lb”).

Gráfico da dieta

Diet Sleuth faz gráfico do consumo de nutrientes

Para visualizar melhor o progresso feito ao longo dos dias, o usuário pode acessar a opção File > View Graph (Arquivo > Visualizar Gráfico) para constatar, visualmente, o consumo de determinado nutriente ou a variação do peso durante a dieta.

Também é possível imprimir relatórios e gráficos de sua dieta por meio das opções disponíveis no menu “File”. Antes, lembre-se de ajustar os detalhes da impressão em “Page Setup”.

Nossa Opinião sobre o Diet Sleuth

Diet Sleuth é um programa muito completo, que se diferencia por trazer um banco de dados repleto de informações nutricionais de mais de cinco mil alimentos. Porém, se por um lado isso traz uma facilidade extra ao usuário, a interface pode causar um pouco de confusão aos menos atentos.

Logo depois da instalação, o software não apresenta nenhuma janela para sua configuração, o que pode ser uma barreira para aqueles que ainda não se sentem muito à vontade com a informática. Um processo de configuração menos manual seria o ideal.

A falta de suporte para o idioma português também pode ser uma dificuldade extra, já que o usuário deverá conhecer, pelo menos minimamente, o nome dos alimentos em inglês.

Porém, as funções de relatórios e gráficos da dieta registrada dão um show à parte, principalmente pela quantidade enorme de nutrientes que podem ser representados dessa forma.

Outro destaque muito positivo é a possibilidade de editar as informações dos alimentos já cadastrados, assim como adicionar novos às listas. Ambas funções estão disponíveis no menu “Help”.

Prós & Contras

Prós

  • Banco de dados com mais de 5 mil alimentos
  • Funções de criação e impressão de gráficos
  • Possibilidade de editar alimentos cadastrados

Contras

  • Interface com problemas de usabilidade
  • Disponível apenas em inglês

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Diet Sleuth

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação