Logo Growly Write Ícone

Growly Write

Versão 1.3.0 Grátis
2.93 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 12/03/2018 GrowlyBird Software
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Nemes
Um editor de textos gratuito que comprime tudo de útil do Word em um programa muito mais leve e fácil de usar

Growly Write é um ótimo editor de textos gratuito para o Mac. Ele possui a proposta de oferecer apenas o que você vai usar, abandonando os recursos mais sofisticados que tornam os editores como o Word tão pesados e complicados.

O Growly Write possui uma janela que lembra, à primeira vista, o Word, porém a semelhança não vai muito adiante. As configurações dele ficam, em sua maioria, em uma barra lateral e não na parte de cima do editor. Além disso, é possível perceber que os seus recursos são mais limitados, apesar de isso ser algo que só se percebe visualmente — tudo o que você precisa ainda está lá.

Janela principal do programa

Você pode fazer praticamente tudo o que costuma fazer com o Word: trocar a fonte, a cor e o tamanho do texto, criar tabelas, configurar as margens e os parágrafos, criar listas etc. Apenas os recursos mais complexos é que foram tirados, como as notas de rodapé, ferramentas de desenho e macros.

As configurações laterais estão divididas em quatro campos: “Text”, que edita cor, tamanho, estilo, fonte e outros atributos do texto; “Paragraph”, que faz os ajustes finos de parágrafo; “Chapter”, que permite as configurações de margem e página; e “Doc”, no qual estão as opções gerais do documento.

Apesar de simples, ele permite bastante edição

Navegue por essas opções e crie o seu texto exatamente como você quiser, em um editor muito mais leve do que o Word e muito melhor do que a maior parte dos programas similares gratuitos. A barra de menu traz ainda algumas opções avançadas para a edição do seu texto, bastando navegar um pouco e conhecer mais a fundo este programa.

Nossa Opinião sobre o Growly Write

Growly Write é uma das melhores alternativas gratuitas para o Word, da Microsoft. Ele é um editor de textos simples porém não tanto. A ideia é boa e foi bem executada: pegar apenas o que as pessoas mais usam nos editores de texto e retirar o que é praticamente inútil, como funções que raramente são usadas e que acabam tornando o programa mais lento e pesado.

Ele realmente é bem mais rápido, não demora para abrir e possui apenas as funções principais. Isso pode ser uma limitação (não é possível adicionar notas de rodapé, por exemplo) ou uma vantagem, já que acaba se tornando mais fácil de usar do que outros programas mais complexos. O seu layout contribui para isso: no lugar de muitos menus, ele é dividido em abas e acompanha o fluxo de trabalho.

O único problema real do Growly Write é que ele não salva os documentos em DOC, apenas em TXT e RTF. Se você usa apenas computadores com o Mac OS X e não precisa compartilhar os documentos com outras pessoas que usem Windows, isso não é um problema; caso contrário, é bom usar um conversor de formatos depois, para garantir a compatibilidade — isso pode acabar estragando o layout, no entanto.

Prós & Contras

Prós

  • Mais leve e fácil de usar
  • Completamente gratuito
  • Visual bonito e organizado
  • Possui todas as principais funções do Word

Contras

  • Funções mais complexas ficaram de fora
  • Não salva em DOC

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Growly Write

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação