Logo Gruml Ícone

Gruml

Versão 1.3.0.610 Grátis
4 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 07/11/2012 Andreas Schwelling
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luciano De Sampaio Soares
Um leitor RSS para bater de frente com Vienna e NetNewsWire

Existem milhares de maneiras de ficar a par de todas as novidades existentes na internet. Desde aplicativos como o Webbla, que conferem a estrutura dos sites para descobrir se existe alguma novidade até os leitores de RSS mais famosos, como o Vienna e o NetNewsWire.

Além desses dois últimos, a categoria dos leitores de feed recebe novas inclusões com frequência, e uma das grandes novidades nesse departamento é o Gruml.

Assim como o NetNewsWire, o programa utiliza a plataforma do Google Reader para organizar e registrar os endereços seguidos. Dessa forma, se você alterar alguma coisa no Google Reader – em um smartphone, por exemplo – não precisa se preocupar em refazer aquilo ao chegar em casa e abrir o Gruml.

Naturalmente, para que isso seja possível é necessário, ao abrir o aplicativo, sincronizar sua conta do Google Reader com o Gruml. Felizmente já na primeira inicialização o programa executa um wizard para facilitar o processo.

Wizard de configuração da conta no Google Reader

O Gruml também permite uma série de ações de otimização e organização – também possíveis com o serviço da Google – como a criação e gerenciamento de pastas ("folders") de assinaturas, anotações em determinados tópicos e até o compartilhamento direto com redes sociais como o Twitter, o Digg e o Delicious.

Os blogueiros que optarem por utilizar o Gruml e que utilizem alguma plataforma de blogagem, como o MarsEdit ou o Ecto, podem transferir conteúdo do RSS diretamente para o seu próprio blog. O Baixaki lembra que, sempre que utilizar conteúdo criado por outra pessoa, é correto atribuir o link e os créditos do autor.

A interface do Gruml é semelhante à de outros leitores de RSS. Também é familiar para qualquer usuário Mac, já que lembra um pouco o visual do Finder, com uma coluna azulada à esquerda – onde estarão os feeds, pastas e outros itens de organização.

Interface do Gruml

Na área principal do aplicativo, além da lista de publicações recentes do feed selecionado, você encontra a área onde o conteúdo do artigo é mostrado a partir da configuração do RSS.

Em muitos casos, esse conteúdo é, na verdade, apenas uma prévia do artigo completo, que pode ser aberto em seu navegador padrão ou mesmo no browser interno do Gruml. Cada artigo aberto dessa forma cria uma nova aba – semelhante à do Safari – na interface do programa.

Notificações com pop-up na barra de sistemaPara quem mantém seu leitor RSS aberto o tempo todo e segue com outras atividades, o aplicativo exibe a quantidade de novas publicações no ícone do Dock e na Barra de sistema do Mac. Inclusive, na Barra, o Gruml oferece um popup com links para as atualizações mais recentes.

Nossa Opinião sobre o Gruml

Mesmo ainda estando em fase Beta, e portanto com algumas falhas de função, o Gruml oferece tudo o que se espera de um bom leitor de feeds, acrescido da facilidade em compartilhar seus itens preferidos através das redes sociais.

Em um primeiro momento, alguma dificuldade pode ser encontrada para descobrir como criar as pastas e a maneira de seu funcionamento, mas nada que comprometa a excelente experiência de se manter atualizado com todos os temas interessantes da web.

Prós & Contras

Prós

  • Sincronismo completo com o Google Reader
  • Navegador interno para visualização dos artigos
  • Integração com redes sociais e plataformas para blogs

Contras

  • Alguns bugs ainca ocorrem na versão beta

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Gruml

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação