Logo HDRtist Ícone

HDRtist

Versão 1.3.2 Grátis
6.25 MB
Funciona em: Mac
OS X
Adicionado em : 26/11/2013 Ohanaware
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Nemes
Crie incríveis fotografias com efeito HDR, que são geradas em instantes

HDR é uma técnica de fotografia que combina três ou mais imagens da mesma cena, com exposições diferentes, em uma única foto, criando um resultado que equilibra as regiões claras e escuras. A câmera não é capaz de fazer isso com apenas um disparo, porém existem programas que fazem a montagem dos arquivos em um só.

É o caso do HDRtist, um software gratuito que monta imagens HDR a partir de quantas fotografias você quiser usar. Ele inclusive faz o que algumas pessoas chamam de Fake HDR, ou simplesmente FHDR, que é um efeito similar ao obtido com o uso de três fotos, porém usando apenas uma. O resultado não é perfeito, porém não deixa de ser impressionante.

Resultado utilizando o programa

Para criar a sua imagem HDR você precisa primeiramente bater as fotos. Use um tripé ou apoio firme e configure manualmente a câmera para que uma das fotografias fique com exposição +2 (ajuste a abertura ou a exposição até o fotômetro chegar a +2, porém procure não passar muito disso), a outra fique com a iluminação normal (fotômetro em zero) e a última foto fique em -2.

Tente mexer a câmera de lugar o menos possível, para garantir que o resultado final fique nítido. Depois de passar as fotos para o computador, arraste-as todas de uma só vez para o programa. Se você arrastar uma de cada vez o programa vai criar um Fake HDR para a primeira, e não um HDR usando as três.

Processo de alinhamento

Os únicos controles que você tem agora é a quantidade de efeito, na barra deslizante Strength e o botão Align, que faz a mágica do programa. Ele alinha as três (ou mais) imagens perfeitamente, mesmo que elas estejam com enquadramentos levemente diferentes. É claro que o programa não vai alinhar disparidades muito grandes, mas em geral o resultado é perfeito.

Assim que o HDRtist realinhou as fotos, você pode escolher a quantidade de efeito que será aplicada. Se você quer um visual levemente alterado apenas, com um aspecto mais natural, escolha menos efeito. Quanto mais do filtro você colocar, mais o visual da foto é distorcido, ficando com as cores mais vivas, porém com uma aparência artificial, principalmente nas partes mais iluminadas.

Nossa Opinião sobre o HDRtist

O HDRtist é uma ferramenta que todas as pessoas que desejam fazer fotos HDR no Mac deveriam testar. Ele não se iguala ao que é possível fazer usando o Photoshop ou o GIMP, porém deve-se dar crédito por ser um software tão fácil de usar. A sua maior vantagem é a ferramenta de alinhamento, que funciona automaticamente e tem resultados impressionantes.

A falta de controles mais avançados, como o ajuste por regiões, pode incomodar, já que o resultado não pode ser alterado, mas isso não é problema para quem quer um efeito mais discreto. O HDRtist só não apresenta resultados muito bons quando muito efeito é aplicado, já que ele deixa a foto muito artificial, porém isso aconteceria com outros programas também, visto que é muito difícil obter um bom HDR.

As fpotos ficam melhores quando são batidas com uma câmera com mais qualidade. Os testes realizados com fotografias de celular apresentaram pouca mudança com a aplicação do efeito, porém o alinhamento funcionou corretamente. Outro ponto positivo do programa é a criação do Fake HDR, que apesar de não ser exclusividade desse software, possui um melhor desempenho nele do que em similares online, como o Picnik.

Prós & Contras

Prós

  • Possui ferramenta de alinhamento
  • Escolha da força do efeito
  • Automático e facil de usar

Contras

  • Não tem ajuste por região
  • Não funciona bem para fotos com pouca qualidade

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o HDRtist

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação