Logo IBM Lotus Symphony Ícone

IBM Lotus Symphony

Versão 3.0.1 Grátis
198.24 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 19/01/2012 IBM
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Bruna Rasmussen
Procurando um substituto para o MS Office? Esta suíte três em um é uma boa opção


Enganou-se quem achou que o Google seria o único gigante a emplacar com a Micosoft na batalha dos Offices. A IBM, marca não menos famosa no mundo da informática, veio com a suíte Symphony Lotus, um conjunto de três aplicativos básicos para concorrer com o MS Office.

Baseado na já famosa suíte de Office de código livre, OpenOffice, o Lotus promete uma abrangência multiplataforma em seus três programas: o Lotus Symphony Document, um editor de texto, o Lotus Symphony Spreadsheet, editor de tabelas e o Lotus Symphony Presentations, utilizado para criar apresentações de slide. Com  versões para Windows, Linux e agora para Mac OSX, o Lotus oferece amplo suporte a arquivos no formato do MS Office e do OpenOffice, incluindo PDF.

Escolha um programa com o qual trabalhar.

Diferente de outros Offices que executam cada programa em uma interface independente, o Lotus abriga as interfaces dos três programas, sendo possível ter abertas uma planilha, uma apresentação e um documento na mesma janela.

Se você já usa o MS Office, não vai estranhar a interface do Lotus, muito parecida com o visual do MS Office 2003. Se por um lado evita conflitor, por outro, gera, no mínimo, um applemaníaco de nariz torcido. Afinal, o visual no Mac é tudo e nenhum usuário Mac gosta de utilizar um software com a cara do Windows.

Documents

As ferramentas do Documents envolvem o básico, como o corretor gramatical, notas de rodapé, tabelas e muito mais. No menu das fontes, o programa mostra mais de 200 pré-visualizações. Com este programa, é possível realizar trabalhos escolares, escrever livros, resumos e criar à vontade.

icones dos programas.

Presentation

Se comparado ao Powerpoint do MS Office, este programa passa vergonha. Com poucas opções de layout e efeitos, as apresentações criadas deixam a desejar. É possível, por exemplo, adicionar gráficos e tabelas aos slides, entretanto, não há uma opção para incluir vídeos ou arquivos de áudio. 



Spreadsheets


A barra de ferramentas presente no programa suporta funções do Excel, programa do MS Office. Apesar de não suprir as necessidades de um engenheiro, por exemplo, o Spreadsheets é um programa com bases sólidas e funções interessantes. Calculos à parte, o programa oferece menos opções para a criação de gráficos pizza e outros tipos.

Programa de planilhas.

Download

Para fazer o download, clique normalmente no download do Baixaki. Você será redirecionado para a página da IBM, onde deve fazer um simples cadastro com seu nome, país e e-mail. Depois disso, selecione a opção “Download as HTML”, pois a outra opção pode travar seu Mac. Feito o download, é só instalar normalmente.

Nossa Opinião sobre o IBM Lotus Symphony

Para quem está cansado da pirataria e resolveu abraçar a causa dos programas de código livre, o Symphony Lotus é uma boa opção para mudar de suíte Office. O pacote oferece um editor de texto, planilha e slides em uma interface única.

A interface, no entanto, deixa a desejar. Com um visual semelhante ao do MS Office 2003, os menus são intuitivos e organizados, mas o layout deprime qualquer Applemaníaco. 



Para um usuário básico, que não exige muito dos programas, o Symphony Lotus é muito recomendado.Agora, se você precisa de agilidade e funções específicas, esqueça, tente o OpenOffice ou outra suíte gratuita.

Prós & Contras

Prós

  • Em português.
  • Gratuito.
  • Compatível.

Contras

  • Interface deixa a desejar.
  • Poderia conter mais funções.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o IBM Lotus Symphony

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação