Logo iBooks Author Ícone

iBooks Author

Versão 2.2 Grátis
402.34 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 17/10/2014 Apple
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+2 Avaliações
  • Foto de Carlos Leite
    Carlos Leite 10 de fevereiro de 2012 - 02:23
    6
    Nota Ótimo!
    Bem o programa é muito bom para um lançamento de iBooks mas ele e restrito comparado aos iBooks vistos online, por exemplo para passar paginas, não tem o efeito de foliar paginas como um livro, ele realmente fica uma pagina estática onde você rola como se fosse um documento de word, pages ou pdf. Mas com respeito a importação de texto pode-se copiar do seu editor de texto (eu uso o pages) e colar, assim você pode editar o texto, tirar trechos ou diagramar como quiser, até mesmo quando você cola o texto fica com muito espaçamento ou outras desconfigurações que podem ser corrigidas manualmente sem correr o risco de apagar tudo. Fica a dica, liberdade de opção para transição de paginas.

Descrição

Ana Nemes
Uma ferramenta da Apple para a criação de livros digitais que podem ser distribuidos na iBookstore

Que escritor nunca sonhou em ter um livro publicado? Para os profissionais que trabalham com isso, esse é um desejo que muitas vezes é difícil de ser realizado, mas existem alguns atalhos para conseguir publicar quantos livros você quiser, mas num formato um pouco diferente.

Se quando você pensa em um livro você tem em mente um objeto com folhas de papel impressas, é hora de pensar em uma nova possibilidade: os livros digitais. O iBooks Author é um aplicativo lançado pela própria Apple para estimular escritores a publicar os seus escritos na iBookstore, a loja de livros digitais da Maçã. Ele é fácil de mexer e permite que qualquer pessoa coloque o seu trabalho nas estantes da loja virtual.

Editor de livros para a iBookstore

Diagramação simplificada

Você pode escolher um layout padrão para começar a criar a sua obra e depois é possível personalizar como você achar melhor, com fotos novas e elementos criativos. Uma das maiores vantagens dos livros digitais é justamente essa: é possível colocar uma quantidade imensa de objetos e elementos que simplesmente não são viáveis nos livros tradicionais de papel, como música, vídeos, enquetes dinâmicas e muito mais.

Esses elementos são colocados de maneira simples com o editor do iBooks Author. Basta selecionar o que você quer inserir (nos botões na parte superior da janela), configurar a mídia e ajustar o tamanho e a posição no texto.

Adicione elementos dinâmicos ao seu livro

Você pode colocar, também, formas e figuras no meio do texto de maneira fácil e em instantes. Ao contrário de alguns editores, como o Word, que se mostram complicados na hora de inserir algo no meio do texto, o iBooks Author é tão simples que surpreende. Basta arrastar a figura e o texto é ajustado instantaneamente para o seu formato.

Você pode também criar formas e figuras usando a ferramenta de desenho do aplicativo e, conforme você vai criando o elemento, o texto ao redor se ajusta perfeitamente à sua margem externa. Qualquer elemento que for adicionado à página segue essa mesma regra de ajuste rápido, sendo fácil diagramar as folhas para ficarem com a aparência perfeita.

O texto se molda perfeitamente às formas

Prévia no iPad

A qualquer momento você pode ver uma prévia do seu trabalho diretamente no iPad, basta conectar o dispositivo ao computador, abrir o iBooks e selecionar a opção “Preview”. Dessa forma é possível descobrir se o seu livro está bonito e prático na tela do seu gadget também, não só no computador.

Nossa Opinião sobre o iBooks Author

O iBooks Author é uma grande iniciativa da Apple para facilitar a publicação de conteúdos na iBookstore por escritores independentes. É muito simples de usar, como já era esperado dos softwares da Maçã, e permite uma infinidade de possibilidades na criação de livros. O que mais chama a atenção é a facilidade como se pode personalizar as páginas, deixando tudo com a sua cara.

Outro ponto positivo é que o aplicativo já oferece vários widgets que podem ser personalizados de acordo com o objetivo do livro, sendo assim uma ferramenta completa para a criação de um livro próprio para o iPad. Uma das maiores vantagens é que, como este aplicativo foi desenvolvido pela própria Apple, todas as ferramentas já estão ajustadas para oferecer os melhores resultados no iPad.

Porém, alguns pontos negativos podem ser notados. Por exemplo, ao importar texto de outro local, ele não pode ser editado no iBooks Author. Se o texto foi criado diretamente no editor de ebooks, você pode, sim, apagar algo que esteja errado e substituir, porém os textos importados são tratados como um elemento só. Se você quiser apagar algo, vai acabar deletando o texto inteiro.

Outro ponto negativo é que algumas notações mais técnicas não podem ser mostradas em forma de texto, sendo necessário que isso apareça de outra forma, com uma figura, por exemplo. Livros com notações matemáticas mais complexas podem ser uma dor de cabeça para os seus autores. Como se trata de uma primeira versão do aplicativo, é bem possível que a Apple conserte muitos desses detalhes nos próximos lançamentos.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar
  • Totalmente integrado com o iPad
  • Desenvolvido pela Apple
  • Widgets dinâmicos
  • Personalização total
  • Fácil publicação na iBookstore

Contras

  • Não suporta notações técnicas
  • Não edita textos importados
  • Poderia ter mais templates

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o iBooks Author

+2 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação