Logo InFocus Ícone

InFocus

Versão 1.0 Grátis para testar
37.89 MB
Funciona em: Mac
OS X
Adicionado em : 27/12/2010 Topaz Labs
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Cristina Martins Nemes
Um plugin para Photoshop que é a solução definitiva para fotografias borradas, tremidas e sem foco

Quando uma fotografia fica sem foco ou tremida, geralmente o problema é considerado sem solução, e a imagem é descartada. As soluções para conseguir mais nitidez, que são encontradas nos softwares de edição de imagem, muitas vezes não são capazes de melhorar a aparência das fotos de maneira satisfatória.

Porém, esse não é mais um problema definitivo! O plugin para Photoshop InFocus, da Topaz, promete solucionar a maior parte dos defeitos de foco e movimento encontrados nas suas fotografias!

Como ele faz isso?

Utilizando técnicas mais apuradas de edição de imagens com problemas de foco, o InFocus promete deixar as suas imagens mais nítidas sem causar os efeitos colaterais que são encontrados em outros softwares, como a distorção das bordas dos objetos e o aumento do contraste. Dessa forma, é possível conseguir resultados mais naturais e precisos.

Antes e depois do uso do InFocus

Apesar de ser uma das soluções mais avançadas para esse tipo de problema, o InFocus é bastante simples de usar e conta com uma interface amigável, que o torna uma ferramenta tanto para profissionais quanto para iniciantes.

Interface do programa

Após efetuar a instalação, abra o Photoshop (ou reinicie, se ele estiver em uso) e carregue uma imagem que você queira corrigir. Lembrando que, apesar de ser um ótimo programa, o Topaz InFocus não é capaz de corrigir todos os problemas do tipo. Se a fotografia estiver muito borrada ou completamente sem foco, esta ferramenta não pode fazer muito para melhorar isso. Porém, faça sempre o teste para saber até onde este plugin pode ajudar você!

Com a imagem aberta no Photoshop, vá até o menu “Filtros” e clique em “Topaz Labs” para abrir o plugin. O programa vai exportar a fotografia para o InFocus, sendo que enquanto ele estiver aberto, não é possível usar o Photoshop para continuar o trabalho de edição.

Abra o programa através do Photoshop

Faça a mágica acontecer!

Na barra lateral “Deblur”, no canto direito da tela, estão as opções principais do plugin. O primeiro ajuste é escolher qual o tipo de defeito a imagem tem. Defina isso escolhendo entre “Generic”, para defeitos gerais ou mais de um ao mesmo tempo; “Out-of-focus”, para quando o problema é a falta de foco; “Straight Motion”, para imagens borradas por movimento e “Unknown/Estimate”, para os casos em que não é possível detectar exatamente o defeito.

Selecione o tipo de dano da imagem

Cada tipo de problema tem um conjunto de soluções diferente. Faça um teste com todos, ajustando os controles deslizantes até conseguir um resultado satisfatório. A opção “Unknown/Estimate” habilita o botão “Estimate Blur”, que faz uma estimativa do desfoque e configura automaticamente os controles para corrigi-lo.

Apesar de prática, essa função pode não ser completamente satisfatória, por isso sempre procure ajustes manuais para complementá-la. Dessa forma é possível ir além e deixar a imagem exatamente do jeito que você quiser!

Exporte para o Photoshop

Após terminar de ajustar a fotografia, exporte-a novamente para o Photoshop para continuar a edição, clicando em “OK”. Isso salva as alterações feitas, porém ainda é preciso salvar o documento do Photoshop normalmente, para não perder o trabalho!

Nossa Opinião sobre o InFocus

Se você quer recuperar imagens com pouco foco, ou deixa-las mais nítidas e vivas, o Topaz InFocus é uma das melhores opções disponíveis. Além de ser prático, por trabalhar com a imagem diretamente no Photoshop, ele oferece resultados mais naturais e com menos distorção das bordas do que as máscaras de nitidez comuns que são oferecidas nos editores de imagem.

Apesar de prometer eliminar os defeitos causados por movimentos ou desfoque, o Topaz InFocus não faz milagres, e é incapaz de arrumar fotografias com problemas mais sérios, como a falta total de pontos de foco ou movimentos que deixem a imagem irreconhecível.

Porém, apesar disso, essa é uma ferramenta poderosa e que vale a pena ter no computador, pois pode ajudar a recuperar uma grande quantidade de imagens que, de outra forma, seriam descartadas.

Prós & Contras

Prós

  • Recupera imagens com pouco foco.
  • Conta com avaliador automático de dano e reparo.
  • É mais preciso do que as máscaras de nitidez de editores de imagem.

Contras

  • Não é capaz de recuperar imagens com danos severos.
  • Não existe opção de idioma em português.

Avaliações sobre o InFocus

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação