Logo Insurgency Ícone

Insurgency

Pago
4.01 GB
Funciona em: Mac
OS X
Adicionado em : 12/08/2014 New World Interactive

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luccas Monteiro
Sinta o calor do combate intenso

Lançado no começo de 2014, Insurgency coloca o jogador na pele de um combatente em batalhas urbanas, tendo que cooperar com seu time para dominar os objetivos, proteger locais do mapa e vencer os adversários.

O game tem os pés fincados no realismo, apresentando armas de verdade que produzem ferimentos fatais. Não há auxílio para mira e efeitos de atordoamento tornam as lutas ainda mais cruéis. Com esses fatores, a ação não para, já que a possibilidade de encontrar um inimigo ao virar a esquina ou entrar em um novo ambiente é algo iminente.

Tendo como base o famoso mod baseado no motor gráfico Source, Insurgency apresenta sua versão completa e melhorada, apostando em diversos modos de jogo, mapas detalhados e uma interface limpa e imersiva. As vozes e gráficos estão em inglês, mas os menus e textos de apoio podem ser configurados para o português.

Escolha sua diversão

Voltado para a jogatina online, o game apresenta as opções de combater outro time em partidas multiplayer com até 32 jogadores ou chamar amigos para enfrentar o computador em modo cooperativo.

Modos Multiplayer:

  • Emboscada: um dos times deve escoltar o VIP para um ponto seguro, enquanto o outro tenta impedir que isso aconteça.
  • Flashpoint: o time dos Insurgentes deve defender o ponto central ao mesmo tempo que os agentes da Segurança tentam destruir os esconderijos inimigos.
  • Ocupação: os times têm que tentar controlar o ponto central do mapa para conseguir reforços e eliminar o adversário.
  • Conflito: o time da Segurança precisa descobrir o esconderijo dos Insurgentes ou eliminá-los antes que o tempo acabe.
  • Firefight: para vencer, o time precisa obter o controle geral dos pontos de objetivo. Cada ponto controlado garante a volta de jogadores abatidos.
  • Inflitração: aqui é preciso saber dividir a força de ataque e de defesa, já que ambos os times devem roubar os arquivos confidenciais do adversário.
  • Empurrar: o time atacante precisa fazer os defensores recuarem para ganhar tempo e vencer o jogo.
  • Ataque: nesse modo, é preciso defender seus esconderijos ao mesmo tempo que ataca os do inimigo.

Insurgency - Imagem 1 do software

Modos Cooperativos:

  • Checkpoint: vença os bots ao avançar pelos objetivos do mapa e se defender dos contra-ataques.
  • Caça aos Insurgentes: a regra é simples, eliminar todos os Insurgentes!

Há ainda uma opção de treino offline, que permite ao jogador experimentar todos os modos de jogo, contando com bots para completar o próprio time e enfrentar a inteligência artificial do inimigo.

Classes e ferramentas de trabalho

Cada modo de jogo permite que um certo número de classes integre os esquadrões, e, geralmente, isso varia de um time para o outro. As especializações vão desde Engenheiro, passando por Suporte e Franco Atirador, até chegar ao homem da Demolição, mestre da artilharia pesada. Tudo isso para tornar as partidas mais dinâmicas e ajudar a balancear o game.

Insurgency - Imagem 2 do software

Insurgency oferece mais de 20 armas existentes na vida real e, como se não bastasse a quantidade, cada uma delas pode ser aprimorada com os pontos ganhos ao abater um inimigo ou controlar um objetivo. Mira laser, lançador de granadas e lanterna são apenas alguns dos itens que podem complementar seus armamentos.

O mesmo sistema fica disponível para equipamento e vestimentas, possibilitando coisas como bolsos extras para munição e armaduras mais resistentes a tiros. Tudo fica nas mãos do jogador e no desempenho de seu time.

Insurgency - Imagem 3 do software

Comandos

  • Teclas W, A, S, D: movimentam o personagem;
  • Botão esquerdo do mouse: atira;
  • Botão direito do mouse: atira com o modo secundário da arma;
  • Tecla Ctrl esquerda: faz com que o personagem agache;
  • Tecla Z: faz com que o personagem deite;
  • Tecla X: alterna entre os modos de tiro;
  • Tecla M: exibe o mapa de objetivos.

Nossa Opinião sobre o Insurgency

Se você nunca ouviu falar do mod de Half-Life 2 chamado Insurgency, aí segue um resumo. Dois esquadrões devem se enfrentar em mapas que simulam localidades reais, que vão desde uma vila na Somália até as ruas do Afeganistão. Um dos times encarna os Insurgentes, cujo visual lembra claramente o de membros de organizações terroristas do Oriente Médio. Os Seguranças, por sua vez, se parecem com militares ou soldados ao estilo dos mercenários da Blackwater.

Partindo desse mod de sucesso, a desenvolvedora NWI resolveu levar tudo a um passo além. Ainda com base na engine Source, Insurgency ressurge como um jogo completo, continuando a apostar no realismo, mas cheio de melhorias.

Mate ou morra

Esqueça as eternas disputas entre os jogadores de Call of Duty e Battlefield, que discutem qual game é realista e qual é mais arcade. No quesito realidade, Insurgency deixa os dois blockbusters no chinelo, indo além do que é feito em jogos como Counter-Strike e Combat Arms.

Ao jogar Insurgency pela primeira vez, tenha uma certeza: de que você vai morrer diversas vezes até aprender que basta apenas um ou dois tiros para que qualquer jogador seja abatido. É o jeito de o jogo ensinar a importância de sempre permanecer junto aos membros do seu time e de ficar atento ao posicionamento no inimigo pelo mapa. Depois de aprendida esta lição, você vai durar muito mais em cada round das partidas, acredite.

Quando entrar em combate, o sistema de mira livre, sem auxílio gráfico na interface, pode causar uma estranheza inicial. Ativar o modo de mira com o botão direito do mouse, então, se mostra essencial para que se tenha uma ideia de onde os tiros vão parar. Se estiver com um armamento que perde muita precisão conforme o alcance, vale mais a pena tentar se mover e emboscar o inimigo em um local mais estreito.

Nem dá tempo de cansar

Cada partida de Insurgency dura em torno de 20 a 30 minutos, divididos em rounds de 5 minutos, então fica tranquilo para jogar mesmo se estiver com pouco tempo disponível. Aliando isso a quase uma dezena de modos de jogos distribuídos em 27 mapas, fica fácil estar sempre diante de algo novo cada vez que se conecta em um dos servidores do game. Conforme você vai se acostumando com o jogo, ficando vivo por mais tempo e auxiliando na conquista dos objetivos, os turnos e confrontos ficam parecendo ainda mais acelerados.

Para garantir que o jogador possa experimentar os diversos tipos de combate, uma tela de votação aparece ao final de cada partida. Nela, é possível escolher o mapa, que é indicado por seu nome e o modo de jogo que o acompanha, ou clicar no botão Aleatório que escolhe automaticamente uma das opções.

Atmosfera envolvente

Por ser um jogo focado exclusivamente na jogatina multiplayer, feito por uma produtora independente, é bem compreensível que nem todos os elementos tenham o cuidado visual de outros títulos de ponta, que têm orçamento de milhões de dólares e campanhas single player cinematográficas.

Mas não se engane: Insurgency tem gráficos bem bonitos para um jogo do estilo e, o mais importante, que fazem com que o jogador se sinta imerso nos cenários muito bem construídos pela equipe da NWI. A atmosfera criada pelas localidades urbanas, pela luz fria da cidade ou pelo sol refletindo na areia de uma vila desértica deixa aquela sensação de que você está em um mundo denso e real.

Ok, algumas texturas parecem ter baixa resolução e as moitas por vezes parecem folhas de papel recortado, mas nada que cause desconforto diante do resto da produção. O único bug visual que conseguimos pegar foi durante o modo de espectador. Bastava coloca a câmera em terceira pessoa para que a arma sumisse da mão do jogador observado.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Insurgency

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação