Logo iTubeX Ícone

iTubeX

Versão 9.7 Grátis para testar
12.89 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 03/04/2014 Joris Vervuurt
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Nemes
Baixe e converta vídeos do YouTube e do Vimeo com um dos aplicativos mais completos para este fim

Existem várias boas ferramentas que permitem que o usuário faça download de vídeos do YouTube e que foram especialmente desenvolvidas para o Mac OS X, porém, a maior parte desses programas apenas baixam o vídeo, não possuindo outras funções diferenciais. O iTubeX, no entanto, é um aplicativo bastante completo e que promete surpreender pelos seus recursos.

Além de fazer download de vídeos do YouTube, ele funciona também com outros sites de armazenamento de vídeo, como o Vimeo, sendo esse um grande diferencial dele comparado a outros softwares parecidos, como o MacTubes.

Ele também salva páginas da internet em JPG, PNG, TIFF e PDF (sendo que esse último tipo admite salvar os links junto), converte o arquivo em diferentes formatos especiais para dispositivos como o iPhone e iPods, além de permitir o download apenas do áudio, em MP3.

É possível fazer o download em vários formatos

Quando o programa é aberto, em vez de uma interface especial, a página do YouTube é que é mostrada. Todos os comandos estão disponíveis na barra de menu ou por meio de atalhos de teclado. Busque o vídeo normalmente, como é feito na página da internet, e abra-o.

Com o link aberto, clique no menu “Download” e escolha a opção desejada, entre “Download” (atalho “Cmd+D” no teclado) para baixar o arquivo de vídeo ou “Extract audio(.mp3)” (atalho “Shift+Cmd+A” no teclado) para baixar o áudio apenas.

Faça o download do vídeo ou do áudio

Os vídeos baixados do YouTube possuem opções de tamanho e formato e você pode escolher em uma lista, porém para os arquivos vindos do Vimeo, o download é feito sempre com o formato original do vídeo (geralmente MOV ou MP4) com a qualidade máxima, por isso eles são maiores e mais pesados, demorando mais para terminar de baixar.

No menu “Advanced” existem outras opções interessantes que você pode utilizar, como a ferramenta de captura de tela, “Save current page as na image” (atalho “Shift+Cmd+J” no teclado), que salva a página inteira (não apenas o que está aparente, mas toda a página até o final da barra de rolagem) como um documento de imagem. Você pode também salvar isso em PDF, mantendo os links originais se desejar.

Escolha o formato da imagem para salvar a página

Além disso, nesse mesmo menu principal, existe outras duas opções interessantes, “Convert a vídeo file or audio file” e “Extract audio (.mp3) of an existing file”. A primeira é um conversor de formatos, que utiliza um vídeo que foi baixado previamente e transforma-o de acordo com a necessidade, e a segunda extrai o áudio (em MP3) de um arquivo de vídeo também já baixado.

Por exemplo, você baixou um arquivo MP4 e precisa desse arquivo otimizado para ser assistido no iPhone. Basta ir até a opção desejada e escolher esse formato na lista. Existem vários tipos de arquivos (extensões e formatos de tela) diferentes, contemplando a maior parte dos tipos de vídeo e áudio possíveis, como AVI, MOV, MP4, AIFF etc...

Escolha um formato para converter o arquivo

O iTubeX é um programa bastante completo, que conta com várias opções que vão bem além de apenas baixar um vídeo do YouTube. Por esse motivo, ele é pago. A versão de testes dura 5 utilizações, porém essas utilizações são contadas por vezes que o programa é aberto, e não por arquivos baixados.

Depois do período de testes, se você quiser continuar usando o aplicativo, é preciso pagar 15 dólares, um valor que não é tão alto, levando-se em conta o desempenho exemplar do software.

Nossa Opinião sobre o iTubeX

O iTubeX é um dos mais completos aplicativos com opções de download de vídeos da internet. A sua grande vantagem é o fato de que ele funciona com vários sites que tenham vídeos em Flash ou HTML5, como o YouTube e o Vimeo, já que normalmente outros serviços além do YouTube não são contemplados nesse tipo de programa.

Além dessas funções básicas (download e conversão), ele se diferencia dos demais por trazer ferramentas extras integradas, como a captura de tela avançada, a conversão de arquivos e a extração do áudio apenas, sem a necessidade de conversão posterior. É possível também traduzir as páginas usando o Google Tradutor, uma boa opção para quem não tem domínio do inglês.

Nos testes o aplicativo se saiu muito bem, não apresentando travamentos ou lentidão no computador, porém um detalhe chamou a atenção. A conversão do vídeo só pode ser feita se o formato original puder ser lido pelo computador. Formatos como o FLV não são lidos nativamente pelo Mac e não podem, portanto, ser convertidos. Para solucionar esse problema, é preciso instalar o Perian, uma extensão do QuickTime que habilita a leitura desses arquivos.

Outro ponto negativo é a interface, ou a falta dela, já que não existe uma janela com botões para acesso às funções, elas estão escondidas nos menus superiores. Se o usuário não prestar atenção na barra de menu, a página aberta com a inicialização do software parece apenas mais uma página da internet com o YouTube aberto. Para compensar essa falta de uma janela com botões como estamos acostumados, o iTubeX traz atalhos de teclado que, quando memorizados, deixam todo o processo muito mais rápido.

Prós & Contras

Prós

  • Conversor integrado
  • Extrai áudio em MP3
  • Muitos atalhos no teclado
  • Baixa vídeos do YouTube e Vimeo
  • Baixa do Vimeo sem dificultades
  • Ferramenta avançada de captura de tela

Contras

  • É necessário instalar o Perian
  • Não possui uma janela com botões, apenas um menu

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o iTubeX

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação