Logo iTuneUp Ícone

iTuneUp

Versão 2.4 Grátis
3.41 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 26/11/2013 iTuneUp Team
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Hiroshi Watanabe
Aperfeiçoe o desempenho do seu Mac automaticamente para deixá-lo mais rápido

O iTuneUp é um programa de manutenção para o seu Mac. Ele age de maneira totalmente automática para corrigir pequenos problemas e deixar o sistema mais rápido e responsivo sem que o usuário tenha que se preocupar com configurações e funções complicadas de entender.

iTuneUp - Imagem 1 do software

Existem alguns programas dedicados à manutenção de computadores com Mac OS X, como o Onyx e o iTool. Apesar de eles serem uma boa opção para as pessoas mais acostumadas com as minúcias do sistema da Apple, esses programas podem não ser adequados às necessidades dos usuários iniciantes ou que apenas querem uma ferramenta fácil de usar. O iTuneUp foi criado para suprir essa lacuna.

Fácil, extremamente fácil

A janela principal do iTuneUp é simples, porém traz informações úteis, além dos controles do programa. Na parte inferior da janela são exibidas alguns dados referentes ao próprio aplicativo, como os números de vezes que o computador foi otimizado pela ferramenta e qual a última vez que isso aconteceu.

iTuneUp - Imagem 2 do software

Rapidez ou inteligência

Há duas maneiras de se usar o iTuneUp: a primeira delas é através do botão Optimize and Repair cuja função é realizar uma varredura sistemática por todas as atividades do computador a procura de pequenos problemas, que consomem recursos da máquina e fazem tudo funcionar mais devagar.

Ao final desse processo, o iTuneUp informa quanto tempo foi gasto na otimização do sistema. Além disso, o programa também avisa que o processo é dinâmico e envolve fazer ajustes em áreas diferentes a cada vez. Isto pode alterar a duração do procedimento.

iTuneUp - Imagem 3 do software

A segunda maneira é o System report, que utiliza os dados de toda a base de usuários do iTuneUp, de forma comparativa, para criar dicas de como o usuário pode melhorar o desempenho do computador em três áreas: Software, Hardware e Redes. Caso o iTuneUp encontre alguma dica, o usuário encontrará um link na janela de resultados do System report.

Preferências ocultas

O iTuneUp não traz nenhum botão de atalho para a área de propriedades do programa, nem mesmo os controles na barra de menus do Mac OS X estão disponíveis. Porém, durante nossos testes descobrimos que as preferências do aplicativo podem ser acessadas através do atalho Ctrl + , (vírgula).

iTuneUp - Imagem 4 do software

O usuário pode realizar algumas modificações nas propriedades do programa, como habilitar ou desabilitar otimizações em tempo real, iniciar o iTuneUp com o login, participação da comunidade de usuários etc.

Ajustes finos

Outras opções de destaques nas propriedades do programa são: a Ignored applications, que é uma lista dos aplicativos que não devem ser otimizados pelo iTuneUp; e a Startup items, que exibe detalhes de todos os softwares que iniciam junto com o carregamento do sistema operacional.

Nossa Opinião sobre o iTuneUp

O iTuneUp é um programa bem diferente dos seus concorrentes e nós gostamos disso. Ele é simples, pois pede que o usuário escolha apenas entre dois botões, e mesmo assim tem recursos avançados como o diagnóstico criado a partir da base de dados coletiva dos próprios usuários.

Essas características fazem do iTuneUp uma boa alternativa aos grandes e complexos concorrentes. Além disso, a capacidade de realizar ajustes de desempenho em tempo real é um diferencial muito forte, pois não encontramos isso em outros aplicativos.

Em contrapartida, identificamos dois problemas considerados graves no iTuneUp: o primeiro é a ausência de um botão para acessar as preferências do programa, o que certamente confunde a maioria dos usuários; o segundo defeito é a falta de um log de atividades do aplicativo, para que os usuários mais avançados possam verificar o que foi alterado no sistema.

Pesando os prós e contras, nós entendemos que esse aplicativo é uma boa opção de software para realizar a manutenção do sistema operacional. Nós recomendamos o iTuneUp para todos os usuários que se preocupam com o desempenho dos seus Macs.

Prós & Contras

Prós

  • Diagnósticos a partir da base de dados dos usuários
  • Realiza ajustes de desempenho em tempo real
  • Apenas duas opções para escolher

Contras

  • Ausência de um botão para acessar as preferências do programa
  • A falta de um log de atividades do aplicativo

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o iTuneUp

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação