Logo Libox Ícone

Libox

Versão 1.4.0.9 Grátis
20.31 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 10/01/2011 LIBOX
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Allan Valin Ribeiro da Fonseca
Serviço gratuito que permite o compartilhamento multiplataforma de arquivos multimídia em alta qualidade

Com o Libox você não mais precisará enviar diversos emails para conseguir compartilhar arquivos multimídia em alta qualidade com seus amigos e também não mais ficará à mercê de serviços de compartilhamento que impõem dezenas de restrições aos usuários não pagantes.

A finalidade deste aplicativo é oferecer um serviço gratuito de qualidade para você e seus amigos compartilharem arquivos com facilidade. Para isso, basta criar uma conta no site do desenvolvedor, baixar o instalador do programa e definir pastas a serem sincronizadas.

Ao clicar em “Clique para baixar”, a página do desenvolvedor é aberta. Nela, digite seu email no campo “Enter your email address” (Insira seu endereço de email) e clique em “Get LIBOX Now” (Baixe o Libox agora) – ou então, selecione “Connect with Facebook” (Conectar com Facebook) para utilizar sua conta do Facebook para criar um cadastro.

Abra sua caixa de emails, clique sobre o link recebido e termine o cadastro. Uma vez feito isso, espere o download começar e instale o Libox. Agora você possui duas opções para se conectar ao serviço: online ou pelo programa.

Para evitar que seus usuários ficassem perdidos logo durante o primeiro login, a equipe do Libox optou por compartilhar alguns arquivos com todos. Por meio deles, você aprende como funciona o sistema de compartilhamento do programa e como utilizar suas principais funções.

Existe um limite máximo de 40 convites: você pode, e deve, usá-los para convidar seus amigos a também utilizar o serviço. Afinal, caso contrário, de nada adianta tê-lo instalado se não há com quem compartilhar nada. Isso mesmo, é possível somente compartilhar arquivos com quem você conhece.

Para entender melhor, pense no Libox como uma espécie diferente de Orkut. Em ambos é possível visualizar o perfil de seus amigos, trocar recados e examinar quais arquivos (fotos e vídeos) a pessoa adicionou recentemente. Porém, no Libox não há como adicionar ou ver o perfil de quem você não conhece, mas, para compensar, existe a opção de compartilhar músicas.

Player  de música

Na verdade, a finalidade do programa é enviar seus arquivos para um servidor e gerar links de acesso a eles. Portanto, ao divulgar os arquivos enviados por você, o que acontece é que você envia um “atalho” com os links de download deles. Utilizar o Libox é relativamente fácil, mas é preciso alguma prática até você ser capaz de entender a dinâmica de algumas funções.

De volta ao programa, feito o login, selecione “Contacts” (Contatos) para adicionar amigos ao seu perfil. Em seguida, clique sobre “Invite Friends” (Convidar amigos) e escolha se deseja convidá-los por meio de “Find Friends” (Achar amigos) ou "Invite by email" (Convidar por email). Ou seja, inserir login e senha de algum serviço de email para convidar seus contatos de lá ou, então, convidá-los um a um, por meio da inserção individual de emails.

Outra coisa fundamental a ser feita logo durante a primeira inicialização do Libox é definir quais pastas manterão sincronia com ele. Clique sobre “Import” (Importar) e selecione “Choose Location...” (Escolher pasta) para definir a pasta desejada. Dentro de “Watched Folders” (Pastas vigiadas) estão todas as pastas que você adicionou – clique sobre elas para iniciar a sincronia.

Gerenciamento básico

À esquerda se encontram os principais menus do programa. Em “Home” (Página inicial) são exibidas as atividades mais recentes (“Activity”) ou todos os arquivos numa mesma página (“All”). “Photos” exibe as fotos de acordo com: “All” (Tudo), “Events” (Acontecimentos), “Date” (Data), “Country” (País) e “Albums”.

Os menus “Video” e “Music” não diferem muito de “Photos”, somente na ausência de alguns modos de organização e na existência de “Playlists” (Listas de reprodução) para aquele e “Tracks” (Faixas), “Artists” (Artistas) e “Genres” (Gêneros) para este.

Por outro lado, em “Messages” são vistas mensagens enviadas (“Outbox”) e recebidas (“Inbox”). Com “Contacts”, como já mencionado, você adiciona novos contatos e os organiza em grupos, enquanto por meio de “Chat” há como conversar com quem foi adicionado.

Mensagem

Agora, repare no canto superior direito da janela. Ali estão opções para você organizar os arquivos visualizados. Os desenhos de bonecos são usados para mostrar arquivos de usuários específicos.

A seta ao lado dele permite visualizar sua Biblioteca (“My library”), envios feitos por todos seus contatos (“From contacts”) ou algum contato específico (selecione o nome dele). Enfim, “New” (Novo) mostra somente as novidades e “Liked” (Recomendado) exibe tudo aquilo indicado com “Like” (Gostei) pelos seus contatos.

Arquivos e mensagens

Note que no canto de cada miniatura de arquivo existem um ou mais símbolos. Desenhos em cor cinza indicam o tipo do arquivo (uma câmera fotográfica indica um foto, por exemplo), quadrados inteiramente verdes denotam arquivos não visualizados ainda e estrelas verdes mostram os arquivos que você marcou com “Like”.

Para marcar “Like” numa música é necessário tocá-la no player do Libox para encontrar a opção ao lado dela. Por outro lado, para indicar pastas inteiras (não importa o tipo de arquivo) dessa forma, basta mover o mouse acima delas e escolher a opção.

Seleção

Perceba que ao mover ou mouse acima de determinadas pastas, surgem também outras opções: “Share” (Compartilhar) e “Play” (Tocar). A segunda inicia o player e toca a música, enquanto a primeira abre uma tela por meio da qual você envia mensagens com links anexos para seus amigos. Antes de explicar sobre esta tela, veja a explicação sobre como chegar a ela de outras maneiras.

Volte sua atenção para o topo da janela e veja as opções lá existentes. “Select” (Selecionar) deixa você selecionar arquivos com o clique esquerdo, ao invés de abri-los – o mesmo resultado é obtido com o clique direito, sem usar a opção.

Selecionado um arquivo, é possível compartilhá-lo (“Share”), removê-lo da seleção (“Remove”), adicioná-lo a um álbum existente (“Add To Album”) ou criar um novo (“New”). Há também como mandá-lo para o lixo (“Trash”) e tocar vários em sequência (“Play”). Ou ainda, dependendo do menu em que você está, adicioná-los à biblioteca de arquivos particulares (“Add To Collection”).

Pasta

A diferença entre “Share” e “Compose” (Escrever mensagem) é pouca. Na primeira opção é necessário escolher os arquivos antes de escrever a mensagem, já na segunda a mensagem não requer quaisquer anexos para ser enviada. Na tela de composição da mensagem há três opções básicas “Send” (Enviar), “Add more itens” (Adicionar mais itens) e “Discard” (Cancelar mensagem).

À esquerda dessa tela há os grupos de contatos, clique sobre eles para adicioná-los por completo ao campo “To:” (Destinatário). “Subject” (Assunto) é o campo em que você digita o assunto, já as opções ao lado de “Add” (Adicionar) variam bastante.

“Files” (Arquivos) adiciona arquivos a partir do seu computador, já “Media in folder” adiciona pastas inteiras. “Link” permite a você adicionar o endereço de uma página da internet. Por último, “Record video" (Gravar vídeo) abre uma janela capaz de acessar sua webcam e gravar um vídeo ou tirar uma foto sua – dentro das configurações você define qual microfone e câmera utilizar.

Nossa Opinião sobre o Libox

O Libox é um serviço multiplataformas: com ele você compartilha arquivos multimídia de alta qualidade com facilidade – nem que seja consigo mesmo, entre diversos aparelhos! Ao usá-lo instalado no PC é possível sincronizar pastas e enviar todos os arquivos dela para o servidor do Libox. Dessa forma, basta acessar sua conta e baixá-los quando estiver usando um Mac ou celular.

A ideia do serviço é muito boa, porém a impossibilidade de possuir mais de 40 contatos e depender exclusivamente deles para conseguir novos arquivos é algo que diminui consideravelmente sua utilidade. Além disso, como você começa a utilizá-lo quase sem nenhum arquivo, fica difícil entender como funciona a dinâmica do programa.

Apesar de muito fácil de usar e de possuir opções intuitivas, a interface do Libox é bastante confusa. Afinal, você precisa fazer, desfazer e refazer várias vezes a mesma ação até entender qual ação, exatamente, está sendo realizada. Portanto, em resumo, com o Libox se compartilha arquivos com amigos próximos, porém fazê-lo não é muito fácil no começo.

Prós & Contras

Prós

  • Visual bacana
  • Totalmente gratuito
  • Multiplataforma

Contras

  • Limite de 40 contatos
  • Não há como ver perfis de desconhecidos
  • Confuso de usar

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Libox

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação