Logo LightZone Ícone

LightZone

Versão 4.0 Grátis para testar
14.75 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 05/11/2014 Light Crafts
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Bruna Rasmussen
Um aplicativo essencial para fotógrafos que dá uma nova cara à sua fotografia

O preço das câmeras digitais profissionais e semiprofissionais (conhecidas como SLR) caiu, programas para edição de imagens estão cada dia melhores e serviços de compartilhamento de fotos, gratuitos. É uma época boa para se pensar seriamente em ser um fotógrafo.



Um dos novos softwares destinados à edição de fotografia é o LightZone, que já está em sua versao 3.0.6. O aplicativo oferece ferramentas avançadas para a edição de fotografias em massa, dando suporte tanto para usuários iniciantes como para os mais avançados.

Combinando uma interface simples de visual único com uma abordagem completa à luz – principal elemento da fotografia – o LightZone tem se saído bem e agradado vários profissionais.



Deixando os pixels de lado

Diferente de outros programas para tratamento de imagem digital, que usam o pixel como fonte primária, o LightZone não exige o uso de historigramas e curvas para a edição de fotografias. 

Baseando-se na física da luz e métodos desenvolvidos por fotógrafos famosos, o programa oferece uma série de efeitos a serem aplicados que realçam a luz e as cores de uma forma jamais vista. 


Ferramentas

Estilos

Mudando a tonalidade.

O programa traz uma série de estilos prontos para serem utilizados. As combinações inteligentes do LightZone permite o realce de certas tonalidades e contrastes na imagem. 

Apesar de prontos, os efeitos são completamente personalizáveis, cabendo a você o melhor ajuste de cada efeito para a sua foto. Sem contar que pode-se utilizar quantas camadas forem necessárias.



Relight

Contraste, luz e muito mais.

É um conjunto de ferramentas muito útil que dão um tratamento básico para a luz da sua imagem.

Deixando preconceitos de lado, vale lembrar que a pósprodução da fotografia analogical dava-se no laboratório, da mesma forma que editam-se, hoje, imagens no computador. 



A ferramenta Relight reduz o contraste de determinadas partes, alterando a luz de uma forma natural, sem que a edição pareça forçada. É possível alterar a luz da imagem de uma forma completa e natural.



Zone Mapper

Esta ferramenta permite o ajuste de contraste e luminosidade de todas as partes da sua imagem, sendo possível combinar as sombras, partes claras e tons medianos de forma fácil. Se comparada ao Adobe Photoshop, esta ferramenta está no mesmo patamar da ferramenta Nível.



ZoneFinder

Zonas claras e escuras da foto.

Toda vez que você for editar uma imagem, vai notar que no lado direito da tela, sempre estará visível uma miniatura de sua imagem em 16 tons de cinza, cada um sendo 50% mais claro ou escuro ou meio ponto de exposição (linguagem utilizada na fotografia para medir a luz).



Esta ferramenta auxilia o fotógrafo na hora de saber onde estão os pontos mais claros, escuros ou médios de luz na imagem, facilitando o uso da ferramenta ZoneMapper.



Máscaras e regiões determinadas

Geralmente, ao utilizar uma ferramenta, ela afeta a foto por inteiro. Criando uma máscara, ou seja, selecionando uma região, é possível aplicar um efeito ou fazer uma alteração de luz apenas na região desejada.

As regiões selecionadas são suaves (como no Adobe Photoshop, a ferramenta Feather), proporcionando uma alteração de luz que não é brusca e sim, natural. Para determinar uma máscara, no LighZone, utiliza-se os pontos de controle, pontos marcados com um pequeno círculo.



RAW e câmeras

Suporte a diversas cameras.
Como a grande maioria dos fotógrafos tem uma notável preferência pelo formato RAW da imagem, o LightZone suporta diversos modelos de câmera digital SLR como Panasonic, Nikon, Canon e Olympus.

Sistema não destrutivo

Efeitos por camadas.

Este é um sistema de tratamento de imagens bastante moderno que vem sendo utilizado por vários programas como o próprio Adobe Photoshop CS4.

Similar ao sistema de camadas, o LightZone não aplica os efeitos diretamente na imagem original, e sim em camadas que são criadas automaticamente.

Adobe Photoshop X LightZone

O LightZone não é um aplicativo desenvolvido para a substituição do Adobe Photoshop, e sim como um complemento. Enquanto o Photoshop abrange uma utilidade gráfica muito maior, o LightZone é mais indicado para o tratamento de fotografias digitais.

Nossa Opinião sobre o LightZone

O LightZone é um excelente programa para o tratamento de imagens digitais. Apesar de estarem disponíveis, hoje, diversos programas que alteram luz, cor e aplicam efeitos, o LightZone destaca-se por sua qualidade gráfica e interface descomplicada.

É muito simples dar um tratamento digno para a sua imagem com este programa, que oferece diversas ferramentas de contraste, efeitos de luz e muito mais. 

A interface do programa é bastante sóbria e, à primeira vista, pode parecer complicada de ser utilizada, entretanto, basta tentar editar uma imagem para perceber o quão poderoso e simples é o LightZone.



Se você é um fotógrafo profissional ou amador, não pode deixar de conhecer o LightZone, aplicativo que vai dar uma nova cara ao seu trabalho de fotografia digital.

Prós & Contras

Prós

  • Ótima interface.
  • Menus descomplicados.
  • Ferramentas poderosas.
  • Máscaras.
  • Efeitos controláveis.

Contras

  • Não disponível em português.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o LightZone

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação