Logo Maintenance Ícone

Maintenance

Versão 2.3.8 Grátis
10.55 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 01/03/2018 Titaniums Software
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Bruna Rasmussen
Essencial: faça a manutenção do seu Mac OS X de forma completa e sem gastar um tostão

Esqueça a desfragmentação ou formatação de disco, atualização de antivírus e anti spywares. Para deixar o Mac brilhando, você só precisa de alguns passos básicos de manutenção. Conheça o Maintenance, um programa gratuito que oferece as ferramentas certas para a manutenção e limpeza do sistema.



O Maintenance foi desenvolvido pela mesma equipe que criou o Onyx, o também gratuito e famoso programa que, além de fazer a manutenção do sistema, é capaz de alterar alguns parâmetros e configurações escondidas. 



Com a mesma qualidade do Onyx, o Maintenance faz a limpeza e ajusta o sistema para que ele rode perfeitamente. A diferença entre os dois programas? O Maintenance é mais leve e rápido, enquanto o Onyx traz ferramentas mais completas.



Após a instalação do programa, você é levado para a janela básica dele; logo em seguida, pode ser feita a verificação do disco. Este é um passo inicial importante para a manutenção do sistema, mas ele não é obrigatório.

Para usar o Maitenance, é necessário ter em mãos uma senha de administrador, que fornece acesso completo aos componentes  do sistema. 

Na janela principal, a rotina de manutenção é dividida em três principais partes e algumas subpartes. Vale a pena conhecer um pouco sobre como cada opção de manutenção atua no sistema operacional:

Todas as opções disponíveis.

Manutenção

Reparo de permissões

Como você deve saber, o Mac OS X é baseado no sistema UNIX, que utiliza um esquema de permissões em seus arquivos. Cada arquivo do seu disco rígido tem um grupo de permissões associadas, que determinam quem pode acessá-lo, modificá-lo ou executá-lo.



À medida que você modifica itens dentro do sistema operacional, estes arquivos de permissão podem sofrer modificações indevidas e erros. A reparação destes grupos de permissões é essencial para que seus programas e arquivos funcionem de maneira coerente e segura, podendo ser lidos e abertos pelos usuários certos.

O ato de reparar as permissões pode ser feito utilizando-se um programa do Mac chamado Disk Utility, que está na pasta Aplicativos > Utilitários. No entanto, pode ser mais cômodo realizar a reparação das permissões diretamente do Maintenance. Vale lembrar que a eficácia é a mesma.

Scripts de manutenção



O Mac OS X traz um gerenciador de tarefas (launchd) que automatiza a limpeza do sistema por meio do uso periódico de um utilitário, que ativa alguns scripts de manutenção variada. Desde a versão 10.4 do sistema operacional, estes scripts não são ativados de maneira satisfatória, portanto, cabe ao usuário ativá-los de vez em quando, garantindo um sistema operacional ajustado.


Limpeza

Cache do sistema

Esta opção remove todo e qualquer arquivo armazenado no sistema para acelerar o carregamento de extensões. Após deletar estes arquivos, é necessário reiniciar o Mac e uma lentidão momentânea pode ser observada.

Cache de aplicativos



Muitos programas criam arquivos e pastas contendo informações para acelerar seu funcionamento. Isto é interessante pois torna o uso mais rápido. No entanto, ao longo do tempo, muitas informações inúteis ficam armazenadas, entulhando seu disco rígido e tornando o uso do sistema mais lento. É aconselhável livrar-se do cache de aplicativos de tempos em tempos. Vale lembrar novamente que uma lentidão momentânea pode ocorrer.

Cache de fontes

Este cache permite acelerar o carregamento de fontes. Removê-lo implica apenas a lentidão momentânea ao mostrar fontes, mas não deleta a sua coleção pessoal, portanto, pode ficar tranquilo!


Logs e relatórios



Quando um programa está em funcionamento, ele envia mensagens entre o progrmaa e os componentes do sistema. Estas informações são armazenadas em arquivos de log. Assim que um aplicativo trava ou encerra repentinamente, relatórios também são salvos para que o problema seja diagnosticado. Remover este histórico de relatórios deixa seu disco rígido com mais espaço livre.



Itens temporários

Remove itens que são, teoricamente, armazenados temporariamente, mas que podem levar tempo para serem deletados automaticamente.

Reconstrução

Serviços de execução (Launch Services)

Esta opção reconstrói os arquivos de serviços de execução, permitindo remover conexões entre documentos e aplicativos. Quando você abre um novo tipo de documento pela primeira vez, uma mensagem oferece a opção para abrir este formato sempre com um programa específico. Feito isso, a conexão entre o formato e o programa é feita e armazenada no sistema. Ao reconstruir estes links, você tem mais liberdade para atrelar formatos e programas como preferir.


Cache DYLD

Responsável por carregar frameworks, os DYLDs precisam ser reparados e reconstruídos de tempos em tempos, evitando problemas em sua execução.



Conteúdo de pastas


Um arquivo invisível chamado .DS Store pode ser encontrado em cada pasta do seu Mac. Ele contém informações sobre a pasta e localização. Ao reconstruir esta opção, as pastas e organização de seu conteúdo serão as mesmas de quando o Mac OS X foi instalado.

Index do Spotlight


O Spotlight é o sistema de buscas inteligente do Mac e mostra-se rápido por ter um index que é criado. Este arquivo  faz uma varredura completa no disco rígido, anotando todo e qualquer arquivo encontrado. Entretanto, ele pode ficar lento e apresentar erros quando não é atualizado, visto que vários arquivos são criados e modificados todos os dias.

Nossa Opinião sobre o Maintenance

O Maintenance é um programa gratuito capaz de fazer toda a manutenção do sistema operacional da Apple com apenas alguns cliques. Apresentando uma janela única, o programa é extremamente fácil de ser utilizado e requer apenas alguma paciência do usuário, já que os scripts e tarefas de manutenção podem demorar alguns minutos para serem completados.

Do mesmo criador do poderoso Onyx, o Maintenance não traz a opção de configurar atributos escondidos ou modificar aspectos do sistema. Simples e objetivo, o programa tem a função de consertar e limpar seu Mac para que ele funcione redondinho. 



Se no Windows você precisa atualizar antivírus, desfragmentar discos e formatar o PC, no Mac você só precisa do Maintenance e uma boa dose de paciência! Baixe-o agora mesmo e evite problemas no funcionamento de seu sistema operacional favorito!

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar.
  • Eficiente.
  • Gratuito.
  • Objetivo.
  • Limpa e conserta o SO.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Maintenance

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação