Logo Mikogo Ícone

Mikogo

Versão 4.7.130410 Grátis
12.5 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 22/04/2013 Mikogo
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Allan Valin Ribeiro da Fonseca
Realize conferências via internet e tenha seus problemas resolvidos sem ter que sair de casa

 

Você com certeza já deve ter tido alguma conversa com um técnico de computadores, na qual ele simplesmente não entendia o seu problema, ou então, você não entendia como solucioná-lo. Pois a solução para tal problema de comunicação está ao alcance de seus dedos: de agora em diante, para resolver os seus problemas, ou mesmo apresentar um trabalho acadêmico transcontinental, utilize o Mikogo!

Mikogo é um programa designado para realizar conferências online, nas quais um participante é o apresentador e os outros são os espectadores. O que torna o Mikogo especial é o fato de ele mostrar para os espectadores absolutamente tudo que o apresentador estiver visualizando em seu monitor. Além disso, também é possível trocar quem dos participantes da conferência é o apresentador, e ainda, conceder acesso remoto a um espectador, ou seja, o apresentador deixa alguém usar o seu PC à distância!

Ao utilizar o Mikogo você também poderá, além do supracitado, agendar conferências, realizar transferências de arquivos, esconder o wallpaper da sua Área de trabalho, escolher quais janelas serão transmitidas aos convidados, traçar desenhos para identificar / exemplificar algo e até mesmo gravar suas conferências para posterior visualização. Outra vantagem do Mikogo é que somente o criador da conferência é obrigado a possuir uma conta do programa, além de poder executar certos comandos mesmo sem ser o atual apresentador.

 

 

Prepare-se para a conferência

Para usar o Mikogo é interessante que o usuário tenha conhecimentos de inglês, todavia, ensinaremos aqui o principal para se usar o programa sem grandes problemas.

Primeiramente, para criar uma conferência é necessário que o apresentador possua uma conta do Mikogo, a qual pode ser criada através do link “You don’t have an account?” na janela aberta junto à primeira inicialização do programa. Nessa janela, bastará você preencher seu nome, sobrenome, email (duas vezes) e clicar em “Register Now”. Feito isso, acesse seu email e clique no link de confirmação de cadastro contido na mensagem.

Nessa primeira janela aberta pelo programa (“Settings”), que não a de cadastro, você poderá definir o nome pelo qual os espectadores reconhecerão você, definir se o Mikogo será inicializado junto ao Windows, os programas atualmente abertos que serão exibidos na conferência, a pasta para a qual os arquivos transferidos serão enviados, testar sua conexão, entre outras coisas.

Note que as opções do Mikogo são acessíveis através do seu ícone localizado ao lado do relógio do Windows, sendo necessário somente dar um clique com o botão esquerdo ou direito para visualizá-las. Enquanto não conectado você poderá somente acessar opções como: criar, unir-se a, ou agendar uma conferência, acessar as configurações, criar uma conta, acessar a ajuda online e contar aos seus amigos sobre o Mikogo.


Criando uma conferência

Para isso, clique sobre o ícone do Mikogo, selecione “Start Meeting” e espere a conexão ser realizada. Logo em seguida, uma janela será aberta, nela você poderá visualizar um cronômetro em contagem regressiva a partir de 15 minutos (tempo para alguém entrar na conferência antes de ela ser encerrada), assim como o número da conferência e algumas opções de compartilhamento desse número.

As opções citadas acima servem para três coisas, respectivamente: mandar um email via Outlook para os futuros participantes com instruções sobre o que baixar para entrar na conferência, copiar a informação anterior e copiar somente o número da conferência (opção usada no caso de o receptor do número já possuir uma cópia do Mikogo em seu computador).

Entrando em uma conferência já criada

Para isso, o participante deverá também baixar o Mikogo, executá-lo, clicar sobre o seu ícone e selecionar “Join Meeting”. Feito isso, bastará inserir o número da conferência (informado pelo criador dela), o nome pelo qual você será reconhecido e clicar no botão “Join Meeting”.

Join

O que se pode fazer

Como apresentador principal

Você poderá pausar a transmissão, abrir uma espécie de “Paint” e desenhar na tela para mostrar algo ao convidado, enviar arquivos, bloquear a conexão de novas pessoas, selecionar quais aplicativos deseja que sejam exibidos, agendar uma nova conferência, visualizar os participantes e encerrar o encontro.

Mas o principal que se pode fazer é substituir quem é o apresentador (“Switch Presenter”), conceder o controle remoto do seu computador para um dos participantes (“Remote Control”) e gravar a conferência (“Recording”).  Nas duas primeiras opções, basta mover o mouse sobre elas e selecionar o alvo da ação, já na terceira as opções são as básicas de controle de gravações (play, stop, pause, etc.).

Como apresentador secundário

Quando o apresentador principal, aquele que cria e hospeda a conferência, concede a apresentação para um dos convidados, as opções de ação possíveis para ambos mudam. O convidado que antes podia somente sair da conferência, gravá-la, e enviar um arquivo, agora pode fazer absolutamente todas as coisas que antes somente o apresentador principal poderia fazer.

No entanto, mesmo sem o controle total, o apresentador que deu o comando para outro ainda possui alguns privilégios, afinal ele está hospedando a conferência, como substituir o apresentador e pedir para ter o acesso remoto ao computador do apresentador atual. Além disso, vale notar que qualquer convidado que não esteja apresentando pode clicar na tela de exibição da conferência para apontar determinada coisa com uma grande seta colorida com o seu nome embaixo.

Seta indicadora

Acesso remoto

Tal opção (“Remote Control”) pode ser acessada somente pelo apresentador, fazendo isso ele permitirá que um dos convidados passe a controlar o seu computador através da janela de visualização. Ou seja, se você for o apresentador e deixar um amigo usar o seu computador, um problema poderá ser resolvido sem a necessidade de chamar um técnico! Já se o caso for o contrário (você vai ajudar), porém com você hospedando a conferência, você deverá primeiro conceder a apresentação para o convidado (“Switch Presenter”) e depois pedir pelo acesso remoto (“Request Remote Control”).

Sugestão

Para uma comunicação mais eficiente, é extremamente recomendado que você utilize alguma espécie de mensageiro instantâneo para não causar nenhum problema e poder saber o que está acontecendo em seu computador. Para isso, basta você utilizar o Windows Live Messenger, ou mesmo o Skype, no caso de achar mais prático realizar a conferência via voz também.

Nossa Opinião sobre o Mikogo

O Mikogo é um programa capaz de realizar conferências via internet, as quais exibem com perfeição (porém com certo atraso nas imagens) o que o apresentador está fazendo em seu computador. Nesse programa você poderá substituir quem é o apresentador de conteúdo e ainda conceder acesso remoto para um dos participantes, permitindo, dessa forma, a resolução de problemas à distância.


Também existem outras possibilidades no Mikogo, como gravar em vídeo a conferência, enviar arquivos, desenhar na tela, agendar conferências, decidir quais programas exibir ou não, pausar a exibição da conferência, entre outras coisas. Além disso, o Mikogo é capaz de quebrar a barreira de sistemas operacionais, fato que possibilita a conferência entre um computador utilizando o Windows e outro utilizando o Mac como SO!

Apesar disso, o atraso de exibição das imagens do apresentador pode tornar o programa meio ruim de ser usado, além disso, depois de muitas trocas de apresentadores as imagens exibidas podem começar a apresentar problemas. Em resumo, o Mikogo é um programa muito leve que não requer instalação, capaz de realizar conferências entre computadores, as quais podem ser usadas tanto para suporte técnico como para ensino à distância.

 

Prós & Contras

Prós

  • Permite acesso remoto
  • Realiza conferência entre várias pessoas
  • É fácil de usar

Contras

  • Há um atraso na exibição das imagens
  • Após várias trocas de apresentador a tela pode ficar estranha

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Mikogo

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação