Logo Nisus Writer Express Ícone

Nisus Writer Express

Versão 3.4.6 Grátis para testar
49.71 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 27/11/2013 Nisus Software
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Bruna Rasmussen
Interface organizada e ferramentas essenciais: um interessante programa para a edição de textos

Poucos editores de texto para Mac conseguem oferecer a qualidade e flexibilidade do Microsoft Word, mas o Nisus Writer Express se mantém em um nível respeitável desde quando foi lançado, em 1989. Agora, em sua nova versão, o programa veio com uma interface completamente nova e replete de ferramentas interessantes. Escrito em Cocoa, é um editor nativo para Mac e tem prioridade para uma performance estável e interface agradável.

Um editor de texto é algo essencial em qualquer computador utilizando qualquer plataforma. A dúvida é: quanto de um processador você realmente precisa? Além do MS Word, existem aplicativos também competentes como o TextSoap, entre outros. Porém, são todos incrementados com mil ferramentas, das quais, a grande maioria o usuário nem sequer sabe para quê usar.



O Nisus Writer Express oferece uma série de ferramentas na medida, sem extrapolar na quantidade e mantendo a qualidade. Isto é, o usuário tem acesso a um bom editor de textos que oferece somente as ferramentas mais utilizadas, deixando de lado coisas que podem deixar o programa mais pesado e a interface mais poluída. Enfim, para usuários que precisam digitar um texto, salvar e imprimir, sem mais frescuras.

Barra de ferramentas.


Mas, se antes de salvar você precisar formatar o corpo do texto, inserir uma tabela, imagem ou algo parecido, o Nisus faz para você. Além disso, oferece um banco de dados com dicionário e sinônimo (em ingles) para enriquecer seu texto.

Conhecendo a interface

Ao abrir o programa, você vê uma página em branco com uma barra de ferramentas no topo e paletas ao lado. Na barra de ferramentas, você tem acesso à ferramentas básicas de edição. Ao lado do documento, as paletas, em que o usuário tem mais configurações de formatação.

Os diversos controles são dispostos em paletas, que se juntam em grupos: tudo milimétricamente organizado.

Apesar de organizada, a interface não é tão intuitiva assim. O programa lida muito bem com cabeçalhos e rodapés, colunas e tabelas.

Visual simples.

Apesar disso, uma ferramenta muito interessante é o dicionário de sinônimos (ainda que em Inglês). Ferramentas deixadas de for a, como a indexação e a referência, podem fazer falta para alguns usuários.

Embaixo da janela, na barra de status, há uma série de pequenos ícones, o que o Nisus Writer Express chama de tags. Algumas delas estão sempre lá, como a que indica a porcentagem do nível de zoom e o idioma utilizado.

Usando o Nisus Writer Express (NWE) 



A inserção de estilos é simples, com estilos divididos entre parágrafos e formato de caractere. Também podem ser criados, utilizando a paleta de estilos ou a ferramenta de seleção. Há a possibilidade de edição, uma vez que são hierarquizados, além de haver atalhos no teclado para cada um deles.

Se, além do texto, você precisar de tabelas, não se desespere, pois elas são muito fáceis de serem utilizadas. Um botão na barra de ferramentas especifica o tamanho e marca o começo da tabela com dois cliques.

Painel de preferencias.

Para configurar o restante, basta seguir à paleta de tabelas, em que você pode configurar a borda, formatação do texto, plano de fundo e muito mais.

Como formato de exportação padrão, o Nisus Express utiliza o RTF, o que permite que a leitura do documento seja feita em MS Word ou em qualquer outro editor de texto. Em contrapartida, o programa lê arquivos DOC, TXT e outro formatos comuns.

Nossa Opinião sobre o Nisus Writer Express

O Nisus Writer Express é um editor de texto simples que visa atingir o usuário básico que não utiliza nem metade das funções oferecidas pelo MS Word, por exemplo. Teoricamente, com menos ferramentas, o programa ficaria mais leve e rápido, o que não acontece.

Demora para abrir e salvar documentos no Nisus, que, apesar disso, mostrou-se estável.

 Ferramentas do MS Word que são bastante utilizadas como listas enumeradas e impressão de envelopes, não estão no Nisus. A interface é agradável e realmente organizada.

Para que o usuário não se distraia enquanto escreve, o programa traz a opção de trabalhar em tela cheia. Com uma proposta de simplicidade interessante, o Nisus é um bom editor, mas ainda não emplaca como opção de editor principal.

Prós & Contras

Prós

  • Compatível.
  • Funcional.
  • Boa interface.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Nisus Writer Express

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação