Logo OntoUML Ícone

OntoUML

Versão 1.2.0 Grátis
597.66 MB
Funciona em: Mac
OS X
Adicionado em : 26/11/2013 alessanderbotti

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Mayra Vendramim
Ferramenta para modelagem UML que permite criar diagramas de classes

OntoUML é um programa para modelagem UML (na forma de um plugin para o Eclipse) que permite desenvolver o diagrama de classes da modelagem UML.

No caso deste programa, ele é voltado especificamente para esse diagrama, contando apenas com recursos para montagem das classes e dos relacionamentos entre elas.

Este programa auxilia os analistas e desenvolvedores de sistemas na criação e integração dos diagramas de dados da UML com a lógica. Com ele é possível especificar as classes que farão parte do sistema com seus atributos e métodos.

OntoUML - Imagem 1 do software

Interface e objetos

A interface é disposta em três partes: ao lado esquerdo está o espaço para a modelagem, no centro estão os elementos de composição do diagrama e, à direita, uma pré-visualização e características de cada objeto inserido. Acima do espaço para o projeto estão os menus e opções dispostas na barra de ferramentas.

Por se tratar de um programa que oferece integração com o Eclipse, sua interface, de uma maneira geral, traz grande semelhança com ele.

Utilizando o programa

Para utilizá-lo é simples, basta abrir um novo projeto e começar a desenhar seus diagramas. Para inserir novos objetos em seu projeto, basta clicar sobre a figura com o mouse e clicar sobre o quadro de desenho, no local em que você deseja posicioná-la. Se por qualquer motivo você quiser excluir um dos elementos, basta selecioná-lo e utilizar o Delete do teclado.

Uma vez posicionada a figura, basta renomeá-la e arrumar conforme o desejado, inserindo novas classes, relacionamentos etc. Ao término de seu trabalho, você pode salvá-lo como um objeto para ser aberto com o programa posteriormente.

Nossa Opinião sobre o OntoUML

OntoUML é um programa bem simples e apenas para um diagrama específico. Por outro lado, ele possui uma infinidade de ferramentas para a personalização da imagem: cores, preenchimentos, troca de fontes, possibilidade de modificar as linhas, entre outras. Como é um plugin do Eclipse, apresenta uma interface que possui certa familiaridade com o programa.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o OntoUML

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação