Logo OnyX Ícone

OnyX

Versão 3.4.3 Grátis
26.24 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 12/03/2018 Titaniums Software
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+5 Avaliações
  • Foto de Leonardo Maturana
    Leonardo Maturana 31 de maio de 2010 - 14:58
    6
    Nota Ótimo!
    O Onyx não é tão simples quanto o Cleanmymac, mas funciona. O maior problema é o tempo das varreduras e não cria relatórios detalhados após as varreduras. A versão do baixaki está desatualizada, baixei uma mais nova direto no site da Onix.

Descrição

Equipe Baixaki
Um verdadeiro canivete suiço que faz a limpeza e manutenção para deixar seu Mac novinho em folha

Se em sistemas operacionais como o Windows, o usuário precisa passar longas horas desfragmentando o disco, realizando manutenções de rotina, atualização de software e verificação do antivírus, o Mac garante um funcionamento perfeito sem metade de todas essas obrigações.

Mas não é só porque o Mac OS X não requer tanta atenção, que você não deve se preocupar com a saúde de seu sistema operacional. Alguns procedimentos de manutenção, no Mac, também são muito bem vindos e, se realizados de vez em quando, podem melhorar a performance do Mac OS X e facilitar a sua vida.

O Onyx é a ferramenta mais indicada para deixar o Mac novinho em folha. Gratuito e fácil de usar, o programa oferece diversos recursos de limpeza, modificação de parâmetros, reconstrução de index e verificação das permissões do disco.

Hora da faxina!

Por padrão, ao executar o Onyx, o programa pede dois tipos de verificação de seu sistema. O primeiro consiste em verificar o S.M.A.R.T do seu disco, que é, nada mais nada menos, que um simples dispositivo que encontra falhas dentro do disco de inicialização automaticamente.

A segunda etapa da verificação requer que todos os aplicativos abertos sejam encerrados e que o usuário do outro lado do monitor tenha muita paciência. Esta verificação previne falhas no disco rígido e informa você se a estrutura do sistema está funcionando perfeitamente.

Estas duas verificações são habilitadas por padrão antes que se possa fazer qualquer rotina de manutenção ou limpeza, mas podem ser canceladas ou desabilitadas nas preferências do programa. Mesmo que não ativadas regularmente, é importante fazê-las com uma certa frequência.

A interface é dividida em seções que oferecem diversas possibilidades.

Importante: para usar o Onyx é necessário ter em mãos a senha do administrador de seu Mac.

Manutenção

Na aba de manutenção concentram-se todas as ferramentas e funções voltadas para consertar pequenos pontos do sistema operacional que possam apresentar falhas, reconstruir alguns bancos de dados e percorrer scripts que tornam seu sistema operacional mais estável. 

Além disso, as permissões podem ser verificadas e consertadas. Este último item é a principal causa de dor de cabeça para usuários Mac inexperientes, pois uma falha no sistema de permissões pode impedir que certos aplicativos funcionem corretamente, encerrando repentinamente, por exemplo.

Limpeza

Limpar é importante!

Do cache do sistema ao histórico de navegadores e logs, toda aquela informação que fica entulhada em seu Mac pode fazer mal à performance do sistema. Por isso, é importante limpar caches, históricos, logs e itens recentes. No Onyx, estes itens estão divididos de forma bastante intuitiva e é fácil escolher tudo aquilo que você quer jogar fora. Vale lembrar que, com esta limpeza, você ganha um espaço livre em seu disco rígido.

Utilidades

São tão útil assim, a aba de utilidades traz um guia completo de comandos UNIX, permite forçar a remoção de itens que estão em sua lixeira de forma segura e oferece uma busca rápida de arquivos. 

Automação

Realizar algumas tarefas de limpeza e manutenção pode levar longas horas. Portanto, optar pela automação de todos os itens para deixar seu Mac novinho em folha é uma boa ideia. Você escolhe todas as tarefas que deseja realizar, encerra todos os aplicativos e deixa o Mac fazendo sua própria faxina. Caso contrário, você precisa ficar de olho para que, finalizada uma limpeza, você possa realizar uma tarefa de manutenção e assim por diante.

Parâmetros

Você deve saber que muitos aspectos do sistema e de programas da própria Apple escondem dezenas de preferências escondidas, que não podem ser, por padrão, acessadas pelos usuários. O Onyx desbrava uma grande variedade destas configurações e permite que você as acesse. São dezenas de preferências que alteram desde a tela de login até o comportamento do Finder e a aparência do Dock. Vale a pena conferir.

Nossa Opinião sobre o OnyX

O Onyx é um programa fantástico, simples de ser usado e gratuito que não pode faltar em nenhum Mac. Um verdadeiro aplicativo multiuso, o Onyx traz recursos de limpeza, manutenção e alteração de alguns parâmetros do sistema operacional. Bem organizado e dividido em abas, é fácil realizar scripts de manutenção, limpar o cache do sistema e alterar o visual do seu Dock: tudo em um só programa!

Não há o que reclamar do Onyx. Além de ser totalmente gratuito e trazer uma interface simples, ele não é o tipo do programa que você vai usar todos os dias, mas é importantíssimo deixá-lo em sua pasta de Aplicativos, de forma que, de vez em quando, você se lembre dele e resolva fazer alguma manutenção ou limpeza no Mac.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar.
  • Gratuito.
  • Mais que completo.

Contras

  • Não disponível em português.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o OnyX

+5 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação