Logo Open-With Manager Ícone

Open-With Manager

Versão 0.9.2 Grátis
506 KB
Funciona em: Mac
OS X
Adicionado em : 06/10/2010 Many Tricks
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Bruna Rasmussen
Qual programa abre qual arquivo? Personalize o menu Abrir com e facilite a sua vida

Para cada tipo de arquivo e formato, em seu Mac, há um programa padrão que o abre. Para imagens em JPG, por exemplo, esse programa deve ser o Apple Preview, enquanto para imagens em PSD, o Adobe Photoshop. No entanto, é possível abrir estes formatos com diversos outros programas que oferecem suporte a eles.

Para isso, ao clicar em um arquivo com o botão diretio, há um menu com outras opções de software. 

Mesmo assim, estas opções nem sempre são aquelas que você mais gosta ou prefere. Mas como fazer para alterar os programas de abertura padrão de um formato de arquivo e suas opções alternativas? Fazer isso requer alterar o arquivo .plist de um programa. Estes arquivos armazenam preferências de aplicativos e partes do próprio sistema operacional. Para alterá-las é preciso paciência e conhecimento. 



Bom, é assim que funciona, a menos que você esteja equipado com uma ferramenta especial chamada Open-With Manager, um programa gratuito e muito simples que permite gerenciar tipos de arquivos e seus programas padrão. Ou seja, este aplicativo nada mais é que uma ferramenta para alterar o arquivo plist de outros programas só que de forma gráfica e simples.



Altere já!

No menu “Type Set”, localizado na parte superior esquerda, você escolhe o tipo de arquivo (vídeo, imagem, documento de texto,  planilha etc.) Por padrão, o Open-With Manager traz apenas dois destes tipos, mas nas preferências do programa, você pode, manualmente, criar novos tipos e adicionar ou remover formatos da lista.

Programas e arquivos.

Após a personalização dos tipos e formatos, cada vez que você escolher um tipo de arquivo, será mostrada uma lista de programas e todos aqueles que suportam os formatos definidos. Basta então marcar ou desmarcar os formatos e programas desejados e salvar. Personalizar seu Mac até o fim é mais fácil do que você imaginava, não?



PLIST

Estes arquivos armazenam todas as preferências para programas e componentes do sistema. PLIST é uma abreviação para Preference List (lista de preferências) e contém uma lista de parâmetros seguidos pelo sistema operacional e pelos aplicativos instalados. Muitos aspectos deste arquivo só podem ser vistos ou alterados por meio do Terminal. 



Se um programa estiver funcionando de maneira estranha ou não respondendo às suas solicitações, uma das maneiras de consertá-lo é deletando seu arquivo PLIST, que pode ter sido corrompida, e fazendo com que ele funcione a partir do “zero”. Com o Leopard, estes arquivos são salvos no formato XML e muitos podem ser alterados com a ajuda apenas do Text Edit.

Nossa Opinião sobre o Open-With Manager

Ter um menu “Abrir com...” sem seus programas favoritos ou com aplicativos que não fazem sentido estar ali pode ser uma grande dor de cabeça. Mesmo porque todo usuário Mac sabe que para alterar estes aspectos, é necessário alterar os arquivos PLIST do programa (dor de cabeça novamente...)



O Open-With Manager traz uma proposta irrecusável: personalizar todos os tipos e formatos de arquivo e relacioná-lo aos programas que você desejar com apenas alguns cliques. Apesar de ter um excelente objetivo, o programa deixa a desejar.

Com uma interface simples demais e arquivo de ajuda inexistente, o usuário precisa contar com sua experiência e paciência para entender o funcionamento do programa e conseguir alterar o menu “Abrir com...”. 


Se você está com problemas na relação entre programas e formatos, o Open-With Manager está longe de ser perfeito, mas é uma das melhores opções disponíveis para quem não quer se arriscar diretamente nos arquivos PLIST.

Prós & Contras

Prós

  • Ótima proposta.
  • Leve.
  • Gratuito.

Contras

  • Confuso.
  • Nem sempre funciona.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Open-With Manager

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação