Logo Pencil Project Ícone

Pencil Project

Versão 3.0.3 Grátis
21.48 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 08/06/2017 Duong Thanh An
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luccas Monteiro
Criação descomplicada de projetos de interfaces gráficas para aplicações direto no Firefox

Uma coisa é mais do que um fato: nem todo programador é obrigado a entender o que os designers fazem e vice-versa. É por isso que é comum acontecerem diversos problemas na hora de desenvolver o produto final de um aplicativo, pois aliar funcionalidade ao visual é extremamente importante.

É por isso que antes são feitos planejamentos, que nada mais são do que rascunhos de como deve ser um programa finalizado. Em resumo, o Pencil Project é uma aplicação que funciona dentro do Firefox e permite montar projetos de interfaces gráficas.

Monte sua interface

O programa pode ser acessado no Mozilla Firefox em Ferramentas > Pencil Sketching. Para começar um projeto, clique em "Document" e selecione "New Document". O espaço de trabalho é aberto no lado direito da tela e se divide em várias abas (localizadas no topo). Você pode renomear e modificar atributos, como tamanho e cor de fundo, ao dar um duplo clique sobre a aba.

No lado esquerdo, você encontra um menu chamado "Collections", com todos os elementos que podem ajudá-lo a montar a interface. A divisão é bastante simples e direta, com formas comuns, anotações e objetos para web. Linguagens e sistemas também têm seus grupos com widgets, como é o caso do GTK+. Você deve encontrar também o "Sketchy GUI", que dá um ar de rascunho para o projeto.

Crie um projeto.

Usando os elementos e salvando o projeto

Você pode arrastar qualquer elemento para dentro do projeto de maneira livre. A maioria dos recursos permite modificar seu tamanho e rotacioná-lo. No caso de um objeto ter qualquer tipo de texto, basta um duplo clique para editá-lo. É possível utilizar as configurações no topo da tela para personalizar a fonte e o modo de apresentação.

Ao selecionar um objeto, diversas opções do topo da tela podem auxiliá-lo a organizar seu trabalho, pois você pode alinhar tudo de maneiras específicas, assim como modificar o tamanho com a precisão de pixels. As cores também podem ser modificadas pelos botões do canto superior direito. Além disso, diversas configurações são obtidas quando se clica com o botão direito do mouse sobre qualquer coisa no projeto.

Estilo rascunho.

Quando terminar, é possível salvar o projeto em imagens para ser utilizado como base pelos desenvolvedores na hora de montar o produto final. O único formato disponível para exportação é o PNG, que salva com fundos transparentes.

Nossa Opinião sobre o Pencil Project

Se anteriormente o desenvolvimento da interface simples de uma aplicação era complicado de alguma forma, o Pencil Project consegue tornar tudo uma tarefa bastante fácil e intuitiva. O programa é direto, pois simplesmente deixa os elementos de um lado e a área do projeto do outro.

O estilo de clicar, arrastar e posicionar os objetos torna a criação de qualquer coisa bastante fácil para qualquer pessoa. O programa também ajuda na hora da organização, pois alinha automaticamente os elementos com guias. Mesmo assim, ainda há funções para realizar esse alinhamento.

A falta de opções, entretanto, pode ser um ponto negativo para aqueles que procuram criar projetos mais robustos, para grandes aplicações. Mas, para trabalhos mais simples, seja com ou sem fins acadêmicos, o Pencil Project é excelente.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar.
  • Vários elementos.
  • Exporta em PNG transparente.

Contras

  • Programas mais robustos não contam com muitas opções para projetos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Pencil Project

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação