Logo Pixa Ícone

Pixa

Versão 1.1.7 Grátis
9.18 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 11/11/2014 Shiny Frog
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Nemes
Um gerenciador de fotografias para quem gosta de organização e praticidade

Pixa é um ótimo software de gerenciamento para as suas imagens que promete ser uma alternativa para quem não gosta do iPhoto ou quer conhecer outras opções além do software da Apple.

A aparência do Pixa lembra mais o iTunes do que o próprio iPhoto, com a barra na lateral esquerda e a separação em projetos, características que podem ser comparadas com as playlists do tocador. Mas as aparências iniciais não vão muito longe.

Apesar de se parecer muito com os dois aplicativos da Maçã, o Pixa possui uma experiência bastante particular de uso, que é mais focada na organização do que na edição de fotos. O app, inclusive, não conta com ferramentas de retoques, como acontece com o iPhoto, mas isso não é um problema, já que este não é exatamente o foco do software.

Veja, organize e coloque tags nas suas fotos

Tags automáticas e manuais

O Pixa é um local no qual você pode catalogar toda a sua coleção de fotografias em projetos, separando-as por tags automáticas ou manuais. As tags automáticas agrupam as suas imagens por cores e por tamanhos. Se você quer encontrar apenas os ícones que você tem salvos, por exemplo, basta clicar em “icon”, na barra de tags, e ver todos os arquivos que você possui nesta categoria.

As tags de cores são ainda mais interessantes: escolha uma cor e veja automaticamente todas as imagens que você possui com aquela tonalidade. É claro que, por ser tudo automático, o software pode cometer erros. Neste caso, é possível arrumar manualmente as etiquetas. Porém, em uma visão geral, a divisão de fotografias por cores funciona corretamente no Pixa.

Encontre as fotos com as tags automáticas

Você pode também criar as suas próprias etiquetas, para separar as suas fotografias por assuntos. Por exemplo, se você gosta de fotografar pessoas, pode colocar uma tag com um nome e associá-lo a todas as imagens que essa pessoa aparece, para que seja fácil encontrar os seus retratos.

As fotos podem ter tags de assuntos diferentes, não sendo preciso escolher apenas um assunto principal. Assim, não é preciso procurar em vários locais para encontrar o que você quer: basta associar as suas fotos com tudo o que for relacionado a elas, e será mais fácil achá-las no futuro.

Edite as tags das suas fotografias

Para editar as suas tags manualmente, selecione uma foto e clique no botão de informações, conforme a imagem acima. Escreva as palavras, separando-as por vírgulas, e as etiquetas são criadas automaticamente.

Exportando em vários formatos

Exportar as fotos do Pixa é muito fácil! Selecione todas as imagens que você deseja e clique no botão “Export”, na parte de baixo da janela, ao lado do botão de informações. Na mesma janela do programa é aberta uma aba com alguns presets.

Escolha uma dessas opções prontas ou crie uma nova — se nenhuma atender ao que você precisa. Por exemplo, se você quiser salvar as fotografias em JPG com 50% da qualidade original, clique no botão vermelho, como mostra a figura a seguir:

Exporte as fotos no tamanho e formato que quiser

Nesta aba mesmo, no botão “Edit”, você pode criar mais presets, que permitem que você exporte rapidamente as fotografias, sem precisar configurar todas as variáveis sempre que você for salvar as imagens em outro local.

Nossa Opinião sobre o Pixa

O Pixa é um software perfeito para quem gosta de organização e tem uma vasta biblioteca de imagens. Ele pode ser usado como um índice de catálogo fotografias, já que tem um sistema muito prático de pesquisa por filtros. Uma das maiores vantagens são as tags automáticas de cor, que facilitam bastante o trabalho de designers quando eles forem pesquisar por imagens de uma tonalidade específica.

O visual do Pixa é impecável, sendo muito fácil aprender a mexer nele. Uma vantagem que, à primeira vista, parece um problema é o fato de que ele não agrupa as fotos em álbuns. Isso é, na verdade, muito bom, pois é possível buscar e navegar em toda a sua biblioteca de uma só vez. Para separar por eventos, é possível utilizar os projetos, que funcionam como playlists apenas — isto é, a imagem pode ser etiquetada em vários projetos ao mesmo tempo.

A edição e o retoque de imagens fazem falta, principalmente para quem quer utilizar o aplicativo como um agregador caseiro de fotografias, mas não é algo tão grave. Tendo em vista o uso mais profissional, por designers e fotógrafos, não faz muito sentido embutir ferramentas de edição, já que muito provavelmente esse tipo de utilizador faça uso paralelamente de softwares especiais para isso.

Mesmo assim, seria interessante se as próximas versões do programa viessem pelo menos com opções básicas, como controle de saturação, brilho, contraste, níveis e uma ferramenta de crop. Quem não precisa disso em um software de organização vai gostar bastante do Pixa, que se mostra um efetivo gerenciador de fotografias para o Mac.

Prós & Contras

Prós

  • Visual elegante
  • Fácil de mexer
  • Organização por tags
  • Tags automáticas
  • Separação por cores e tamanhos
  • Exportação rápida
  • Agrupamento em projetos

Contras

  • Não tem ferramentas de edição
  • Não agrupa em álbuns

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Pixa

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação