Logo Reason Essentials Ícone

Reason Essentials

Versão 2.1.1 Grátis para testar
2.19 GB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 22/05/2014 Propellerhead Software
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Jeferson Olsson
Grave e edite músicas como um profissional com esta poderosa ferramenta

Reason Essentials é um software avançado para quem procura pelo máximo em gravação e edição de áudio. Com ele, você pode fazer modificações em absolutamente qualquer aspecto de uma música, de pequenas correções a alterações em grande escala. E isso trabalhando com cada instrumento separadamente, permitindo que você deixe tudo exatamente como desejar.

Gravando

Com o Reason Essentials, o usuário pode gravar efeitos sonoros a partir de um microfone de forma bastante simples. Tudo que você precisa fazer é pressionar o botão “Record” na barra de ferramentas da parte inferior da janela e, ao fim da gravação, clicar em “Stop”.

Reason Essentials - Imagem 1 do software

Você pode usar isso para criar suas próprias músicas ou mesmo adicionar seu arquivo a outras canções, com ajuda do editor, para criar uma composição própria.

De um estúdio musical para seu computador

O maior destaque do Reason Essentials fica para sua enorme biblioteca de ferramentas: são dezenas de instrumentos disponíveis, cada um com outras dezenas de botões para que você tenha controle dos mínimos detalhes.

Quase todos os equipamentos do software podem ser encontrados na janela “Rack”, que simula uma prateleira como encontrada nos estúdios profissionais. A interface das ferramentas também segue o mesmo estilo, imitando algo que você encontraria em um verdadeiro estúdio musical.

Além do “Rack”, a janela “Mixer”, onde é possível alterar configurações como o nível de som de cada instrumento, também segue o mesmo estilo de interface. Por isso, se você está acostumado em usar os verdadeiros equipamentos, prepare-se para se sentir em casa.

Reason Essentials - Imagem 2 do software

Vale lembrar que, infelizmente, os editores de áudio do software estão disponíveis apenas na versão paga. Do contrário, você só pode fazer alterações em algumas músicas demonstrativas, que vem junto do programa.

Adicionando ferramentas

Existem várias outros equipamentos disponíveis além do que é mostrado quando você inicia o aplicativo. Para poder adicioná-los ao “Rack”, vá para Window>Show Tool Window (ou pressione F8) e, na janela que é aberta, acesse a primeira aba. Por fim, basta selecionar o item desejado e pressionar o botão “Create”.

Não há um limite de quantos instrumentos podem ser adicionados em sua prateleira virtual, então pode escolher sem medo. Além disso, também é possível adicionar novas ferramentas baixadas por você ao Reason Essentials, clicando em “Create Instrument...” e selecionando o arquivo da extensão.

Nossa Opinião sobre o Reason Essentials

Dois fatores devem ficar claros para quem quiser utilizar o Reason Essentials: em primeiro lugar, ele só possui alguma utilidade na versão paga, pois na demo só é possível gravar músicas, nunca editá-las. Em segundo lugar, o aplicativo não é recomendável para quem não tiver um vasto conhecimento em equipamentos de som, uma vez que o número de funções disponíveis no programa chega a intimidar qualquer novato na área.

Se desconsiderarmos o que foi mencionado logo acima, o software consegue se provar um dos mais eficientes do mercado, com ferramentas suficientes para fazer um conjunto de equipamentos profissional parecer um mero brinquedo. E isso fica ainda mais evidente para cada novo item adicionado ao “Rack”, então se você estiver com problemas para editar uma música, acredite: o problema está no usuário e não no aplicativo.

Outro ponto muito importante do Reason Essentials está em sua interface, que pode ser ótima ou terrível, dependendo de quem usá-la. Isso porque ela utiliza muitas cores diferentes em conjunto com o design das ferramentas para facilitar a identificação de cada item, mas o resultado é um número tão grande de tons que as chances de conseguir se localizar no programa se torna mínima.

Embora tenha suas desvantagens, o Reason Essentials ainda se mostra extremamente poderoso. Uma pena que isso vale apenas para a versão paga, pois, do contrário, você vai estar tão limitado que o melhor é ficar com o gravador de som do Windows, já que ele oferece as mesmas ferramentas sem que você precise baixar enormes 2 GB de arquivos.

Prós & Contras

Prós

  • Montes de instrumentos para edição
  • Gravador fácil de utilizar
  • Interface bem projetada
  • Permite edições a nível profissional

Contras

  • Não é para novatos
  • Versão demo é extremamente limitada
  • Ferramentas demais para uma única tela

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Reason Essentials

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação