Logo RockMelt Ícone

RockMelt

Versão 0.9.68.1565 Grátis
37.21 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 10/11/2011 RockMelt Inc.

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

André Luiz Cavanha
Nova versão do navegador traz ainda mais integração com o Facebook e está recheada de recursos

A empresa criadora do famoso Netscape tenta escrever seu nome na história da internet mais uma vez, agora com o RockMelt. Trata-se de um navegador criado especialmente para quem não consegue ficar longe das redes sociais, a nova sensação da rede mundial de computadores.

Com maior foco no Facebook, o objetivo dos criadores do RockMelt é permitir que seus usuários fiquem conectados aos perfil de várias redes sociais sem que seja necessário instalar vários complementos no browser. Embora ainda esteja na versão Beta, o navegador já mostra que veio para ficar e traz qualidade, uma vez que usa a engine Chromium 11.

Facebook na veia!

A grande novidade na nova atualização do RockMelt é a parceria cada vez mais forte com o Facebook. Não é à toa, portanto, que todas as mudanças mais marcantes referem-se à integração com a rede social, deixando o acesso às informações muito mais confortável e interessante.

Essa parceria é traduzida para a interface do navegador com as "edges" (barras de amigos e aplicativos nas laterais da janela) ainda mais personalizáveis. Agora você pode acessar o chat do Facebook com apenas um clique, organizar os contatos, marcá-los como favoritos e usar a rolagem embutida.

Basta pousar o cursor no rosto do seu amigo para ver as informações do perfil. Clicando na foto, você abre não apenas as últimas conversas via chat, mas também o que foi enviado no campo de mensagens do Facebook. Além disso, visualizar os nomes dos contatos se tornou mais simples, já que a barra agora é expansível.

O RockMelt traz um botão especial para você acessar o navegador, porém, sem mostrar aos amigos do Facebook que está conectado. Basta selecionar o sino da lateral superior direita para que ninguém saiba que você está na frente do computador.

Com a parceria, o Facebook consegue detectar que o navegador usado é o RockMelt. Portanto, ele permite que todas as atualizações estejam embutidas, facilitando a visualização. Para completar, você pode adicionar novos contatos e visualizar notificações na parte superior da tela, que conta com os ícones já conhecidos da página da rede social.

Interface em português

O RockMelt permite que você altere a linguagem de sua interface para o português, porém essa opção está um pouco escondida em suas configurações. Para acessá-la, abra RockMelt > Options > Under the Hood > Web Content > Languages and spell-checker settings... > Add.

Coloque o RockMelt em português

A seguir, selecione “Português (Brasil)”, clique em “Display RockMelt in this language” e reinicie o navegador para que as alterações tenham efeito. Apesar de deixar boa parte do conteúdo em português, a modificação não é completa, já que algumas opções (como o botão "share") continuam no idioma original.

Novas apps

Os desenvolvedores do RockMelt não perderam tempo e lançaram alguns apps novos para o navegador. Além do suporte às redes sociais mais famosas no momento, o browser agora facilita o acesso aos vídeos do YouTube.

Na barra de apps, exibida no canto direito da tela, o usuário pode realizar buscas e assistir a vídeos diretamente do portal de vídeos mais famoso da internet. Embora não seja possível utilizar as demais ferramentas do navegador enquanto um vídeo está sendo executado, a ideia da nova fucionalidade do RockMelt é muito boa, e facilita bastante a vida do usuário.

A assinatura do RSS dos sites ficou ainda mais fácil com a nova funcionalidade exibida pelo navegador. Agora basta o usuário clicar no botão para adicionar uma nova app à barra lateral do browser para que os sites visitados recentemente sejam listados. Em seguida, é só ativar a estrela exibida ao lado do portal e pronto, você já pode visualizar as atualizações de maneira mais prática. 

Utilização

Ao executar o RockMelt pela primeira vez, um pequeno tutorial é exibido na tela, o qual explica de maneira rápida e simples a interface do aplicativo. Do lado direito da janela é exibida uma lista com seus amigos do Facebook.  Você pode conversar com aqueles que estão online, basta clicar sobre o avatar deles.

Já o lado esquerdo da tela reúne ferramentas para integrar sua conta do Twitter ao RockMelt, além de possuir um leitor RSS e exibir as atualizações do Facebook. No caso do Twitter, a ferramenta facilita a visualização não apenas da timeline, mas também das mensagens individuais e privadas enviadas por aqueles que seguem você.

Compartilhe!

Ao lado da barra de endereços do RockMelt, é possível visualizar o botão “Share”. A função dele é, basicamente, facilitar o compartilhamento de URLs entre os usuários. Clicando nele, o usuário pode enviar para o Facebook e para o Twitter o link da página que está visitando.

Busca melhorada

Uma característica que chama bastante a atenção é a forma com a qual o RockMelt exibe o resultado das pesquisas realizadas no Google, mecanismo de busca padrão do aplicativo. Em vez de abrir uma nova aba, o programa exibe uma espécie de janela de popup, a qual mostra os resultados.

Ao lado de cada site de busca, é possível encontrar um botão “+”, que pode ser utilizado para abrir uma nova aba e exibir o conteúdo do link. Tudo isso foi feito com o intuito de facilitar a vida dos usuários e tornar o uso do navegador mais simples e rápido.

Não precisa de convite

Se antes o download do RockMelt exigia atenção e paciência por parte do usuário, agora está bem mais simples. Para começar, não é mais necessário esperar que seus amigos do Facebook enviem um convite para você. Pode-se baixar o aplicativo de maneira direta, basta clicar no botão “Clique para baixar”.

A instalação segue o mesmo padrão dos demais aplicativos do Windows, empregando o famoso “next, next, finish”. Tudo para deixar o usuário mais confortável na hora de utilizar a aplicação.

Nossa Opinião sobre o RockMelt

O RockMelt mostrou, desde o começo, que veio para concorrer de perto com os gigantes da internet. Embora a interface do programa seja extremamente parecida com a do Google Chrome, as ferramentas oferecidas logo mostram que as diferenças entre o navegador da Google e o dos criadores do Netscape.

As diversas funções presentes no RockMelt não interferem em nada no desempenho do aplicativo. Além de consumir poucos recursos do sistema, o programa ocupa pouco espaço em disco. Uma boa opção para quem não conta com uma máquina muito poderosa.

Para aqueles usuários que não conseguem ficar longe das redes sociais por muito tempo, o RockMelt pode ser uma ótima opção de navegador. 

Prós & Contras

Prós

  • Ocupa pouco espaço em disco
  • Interface amigável e simples
  • Fácil de usar
  • Consome poucos recursos do sistema
  • Facilita a integração das redes sociais

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o RockMelt

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação