Logo Serviio Ícone

Serviio

Versão 1.4.1.2 Grátis para testar
27.25 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 01/04/2014 Serviio Team
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luccas Monteiro
Transforme seu PC em um servidor poderoso e crie seu próprio serviço de streaming

Perder espaço do seu disco rígido ou de seu cartão de armazenamento é coisa do passado: o hype do momento é consumir conteúdos multimídia através dos famosos aplicativos de streaming.

Estamos falando do Netflix, do SoundCloud, do Google Music, do Sony Unlimited, do Rdio e de diversos outros serviços que lhe permitem assistir a filmes e ouvir músicas em um esquema de “transmissão” em tempo real – o tão popular “stream”.

Ainda assim, muitas pessoas não têm condições financeiras de arcar com a assinatura de um serviço de streaming ou não gostam de confiar em sites que podem muito bem sair do ar a qualquer momento. Nesse caso, o que acha de criar o seu próprio transmissor de dados, transformando aquele seu PC antigo em um servidor de arquivos multimídia? Isso é algo fácil de se fazer caso você utilize o Serviio.

Serviio - Imagem 1 do software

Como ele funciona?

O Serviio nada mais é do que um programa gratuito (com algumas limitações em relação a versão paga) que transforma qualquer computador em um servidor que pode ser acessado remotamente através da web ou por apps específicos para dispositivos móveis. Dessa forma, você pode guardar documentos multimídia em seu PC (fotos, vídeos ou músicas) e fazer streaming desses conteúdos em seu celular.

Você pode utilizar o software no Windows, no Mac, no Linux ou em uma máquina equipada com o popular sistema de armazenamento FreeNAS. O processo de configuração é bem simples: basta instalar o cliente (que pesa cerca de 26 MB) e especificar quais serão os diretórios que irão compor o seu servidor (você pode criar apenas uma pasta e separar os conteúdos por diferentes subpastas).

Caso queira, você também pode criar uma senha alfanumérica para restringir o acesso e realizar outras configurações avançadas no que diz respeito aos métodos de transmissão. Com tudo pronto, clique em “Start server” e minimize o Saviio para a bandeja do sistema. Você já pode usufruir de seu próprio sistema de streaming!

Apps para dispositivos móveis

Leve seus arquivos com você

Há diversas maneiras de fazer streaming dos arquivos armazenados no seu servidor. A forma mais fácil é através de qualquer browser equipado com o plugin Flash. Basta digitar https://<endereço_ip_do_servidor>:23424/mediabrowser para acessar uma interface customizada pela qual você pode ouvir músicas, assistir a vídeos e conferir as fotos presentes nas pastas compartilhadas em seu PC.

No que diz respeito a dispositivos móveis, a dica é usar os aplicativos licenciados pela própria equipe de desenvolvimento do Saviio. Usuários do Android podem recorrer ao ServiiGo (que contém uma interface bem mais atraente) ou ao ServiiDroid (mais simples e com menos recursos); quem utiliza Windows Phone deve baixar o ServiiWP ou o ServiiMetro. Todos esses apps são gratuitos.

Nossa Opinião sobre o Serviio

O Serviio é sem dúvidas um programa excelente para quem não quer ficar dependendo de serviços de streaming convencionais. O software é muito simples e fácil de utilizar, não sendo necessário ter conhecimentos técnicos sobre servidores para configurá-lo corretamente. Em nossos testes, conseguimos colocar nossos arquivos no ar em menos de dez minutos; em quinze, já estávamos reproduzindo algumas músicas via streaming em um smartphone Android.

As interfaces dos clientes de acesso (browser e apps móveis) também agradam. Simples e intuitivas, elas permitem que você navegue pelos arquivos remotos com extrema facilidade. No caso de documentos de áudio, por exemplo, é possível filtrar por álbuns, bandas, gêneros etc., além de criar listas de reprodução com poucos cliques do mouse.

É uma pena que certos apps móveis não sejam compatíveis com a versão gratuita do utilitário. Para usar o ServiiGo, por exemplo, é necessário que seu servidor esteja complementado com uma licença profissional (que custa US$ 25 ou R$ 50, um preço razoavelmente justo). Mas vale lembrar que é possível utilizar todas as funcionalidades da edição paga durante quinze dias, sem ter que desembolsar nenhum centavo para isto.

Vale muito a pena experimentar o Serviio, especialmente se você já teve o interesse de passar pela experiência de ter um servidor próprio. Além de prático e divertido, o programa é muito útil para quem tem aquele PC sobrando e procura transformá-lo em algo mais útil. Recomendado!

Prós & Contras

Prós

  • Extremamente fácil de configurar
  • Compatível com fotos, vídeos e músicas
  • Excelentes apps para reproduzir os conteúdos armazenados (web e smartphones)

Contras

  • Alguns recursos só estão disponíveis para a versão paga

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Serviio

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação