Logo Shortcat Ícone

Shortcat

Versão 0.7.0 Grátis
3.03 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 04/06/2014 Jack Chen
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Nemes
Diminua drasticamente o uso do mouse com um aplicativo que permite levar o seu cursor para um ponto exato da tela

Se você quer abandonar o mouse ao usar o seu Mac, é preciso ter uma ferramenta que consiga substituir completamente este periférico, sem que você precise quebrar a cabeça para conseguir abrir um programa ou mexer em uma configuração, por exemplo.

Você já deve conhecer os launchers, como o Alfred, por exemplo, que funcionam como o Spotlight, porém com opções um pouco mais avançadas, e permitem abrir qualquer programa ou documento sem usar o mouse. Porém, e depois de aberto? Muitas vezes, a falta de um mouse limita o uso dos aplicativos e pode não ser a melhor opção, e é isso que o Shortcat pretende consertar.

Com ele, você consegue enviar o cursor para qualquer ponto da tela, basta digitar o texto que aparece na interface do aplicativo no campo de pesquisa do Shortcat. Se você não entendeu direito como isso funciona, basta ver o vídeo abaixo:

É claro que, em alguns casos, o uso do mouse ainda é indispensável, porém, se você conseguir se acostumar com o sistema do Shortcat, é possível realizar tarefas mais complexas do que as que eram permitidas apenas com o uso dos launchers.

O Shortcat trabalha em conjunto com as opções de acessibilidade do seu Mac, portanto é preciso que o aplicativo que você deseja mexer usando este programa seja compatível com essas configurações. A boa notícia é que todos os apps nativos e a maior parte dos outros possui essa compatibilidade, tornando o uso do Shortcat uma opção válida em quase todos os casos.

Nossa Opinião sobre o Shortcat

Shortcat é um ótimo aplicativo, realmente inovador e que facilita bastante o uso do computador com o menor tempo possível gasto usando o mouse. Ao contrário dos launchers como o Alfred, que são implementações do Spotlight, o que se destaca neste caso é que ele funciona com buscas na interface dos aplicativos e janelas, literalmente lendo o que está escrito na tela para poder posicionar o cursor sobre o que você deseja.

É preciso um certo tempo para se acostumar completamente com o sistema do Shortcat, já que ele possui uma mecânica de buscas diferente do Spotlight, porém isso não chega a ser um problema grave, já que ele se mostra muito mais eficiente depois que o tempo de adaptação se passa.

Outro detalhe que pode ser um problema é o fato de que nem todos os aplicativos são compatíveis com esse sistema, principalmente os mais antigos e pouco atualizados. Isso dificilmente vai ser um problema para quem gosta de apps modernos e com interfaces mais "mac-like" (isto é, com a aparência e funcionamento parecido com os apps nativos), porém se você precisa usar programas que fogem dessa estética, é possível que possam surgir dificuldades. Nesses casos, basta ter um mouse à disposição, se for necessário.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar
  • Mecânica de busca de texto aprimorada
  • Permite uso mínimo do mouse
  • Aumento da produtividade

Contras

  • Não funciona com todos os aplicativos
  • Pode ser difícil de usar no começo

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Shortcat

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação