Logo Sibelius First Ícone

Sibelius First

Grátis para testar
390.63 MB
Funciona em: Mac
OS X
Adicionado em : 26/03/2013 Avid
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luccas Monteiro
Crie suas próprias músicas com este programa completo e enxuto de composição por ritmos e instrumentos

Sibelius First é um programa completo de composição musical que oferece uma grande variedade de ferramentas e instrumentos para a criação de partituras ao seu gosto. O aplicativo é direcionado tanto a profissionais quanto a aprendizes e estudantes, que podem utilizar os recursos de acordo com seu grau de instrução.

As criações podem partir de templates com ritmos ou com um conjunto de instrumentos pré-estabelecidos, servindo como guia e referência para a elaboração de sua partitura. É possível também trabalhar a partir de um documento em branco, adicionando instrumentos e acrescentando pautas musicais.

As inúmeras ferramentas e recursos do Sibelius First permitem o desenvolvimento e a aplicação em caráter profissional da escritura musical através do seu Mac.

As partituras e os instrumentos

A página inicial do Sibelius First oferece modelos de partituras baseados em dez ritmos diferentes — do rock, jazz, blues ao reggae e à música latina. Antes de escolher um template, você pode escutar a batida para verificar se o exemplo é adequado ao que você deseja trabalhar.

Sibelius First - Imagem 1 do software

A janela de iniciação tem também uma aba “Learn” com tutoriais para você aprender a utilizar todas as funcionalidades do programa. As guias laterais permitem ainda que você abra um projeto ou então que importe uma partitura ou arquivo em formato MIDI ou MusicXML.

Para começar um arquivo novo em branco, a seção “New Score” oferece uma série de combinações para você escolher. É possível definir volumes, números e quantidades de instrumentos para a composição, além de determinar o ritmo, o espaçamento das notas e a característica musical da sua criação.

Sibelius First - Imagem 2 do software

A página principal de trabalho apresenta a partitura com o pentagrama de cada instrumento adicionado ao projeto. Você pode acrescentar ou remover instrumentos musicais através da barra de navegação, entre os itens da aba “Home”, o que modifica a estrutura do seu documento.

A forma de apresentação da sua partitura pode ser alterada na guia “Layout”, na qual você pode configurar para que o documento seja visualizado no formato panorama, sem quebras de paginação. Nessa aba, o programa oferece também um recurso diferencial chamado de “Magnetic Layout”, que organiza toda a combinação para um visual mais limpo e profissional.

Para escutar e conferir o resultado do seu processo de criação, você tem a guia “Play” para reproduzir a partitura da maneira que preferir, escolhendo o ponto de início ou até mesmo isolando para ouvir apenas um instrumento.

Escrevendo notas e criando harmonias

O Sibelius First tem uma paleta completa de inscrição de notas, arranjos e melodias para que você possa elaborar suas trilhas musicais. Nas guias da barra de navegação, você encontra uma grande variedade de ferramentas para utilizar na composição, da inclusão de notas isoladas até arranjos combinados de harmonias e melodias.

Sibelius First - Imagem 3 do software

O programa tem também um keypad para o rápido acesso e seleção das notas, disposto na forma de uma pequena janela que pode ser transferida para qualquer canto da página, facilitando a escrita. Ao clicar para inserir uma nota à partitura, o ícone do mouse assume uma cor azulada e indicações na tela mostram onde você está incluindo novas representações sonoras.

Ouvir, exportar, compartilhar

Dentro da aba principal “File”, você pode salvar seu projeto e detalhar informações sobre a composição, relatando a mudança de instrumentos, resguardando o direito autoral da obra e do processo de criação. Além disso, o programa oferece opções de compartilhamento pelas redes sociais, com publicação direta na sua página de perfil, e mecanismo para exportar o projeto em diferentes formatos de arquivo, como áudio, vídeo ou dados.

A versão para teste do Sibelius First funciona por completo e sem restrições por um período de 30 dias.

Nossa Opinião sobre o Sibelius First

O Sibelius First é um programa completo para a composição de trilhas musicais, e a vasta quantidade de recursos e ferramentas não deve deixar nenhum usuário descontente. Apesar de ser direcionado também a iniciantes, o aplicativo tem uma interface e uma apresentação mais profissional e exigente. É possível que o excesso de opções, botões e menus seja confuso inicialmente e assuste o compositor frente a tantos mecanismos e funções.

Por outro lado, a disposição dos itens é bastante satisfatória e visa a melhor experiência de escritura musical possível em uma interface de computador. Os inúmeros recursos permitem a boa organização e disposição dos elementos, criando uma partitura mais limpa e fácil de ser compreendida. Além disso, os pequenos detalhes do programa fazem muita diferença como, por exemplo, o fato de você escutar a nota que está acrescentando ao documento assim que clica sobre o pentagrama do instrumento. O Sibelius First não deixa os compositores na mão.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Sibelius First

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação