Logo Sketch Ícone

Sketch

Versão 2.4.2 Grátis para testar
7.13 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 12/12/2013 Bohemian Coding
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Eduardo Godarth
Conheça uma ferramenta completa e fácil de usar para trabalhar com ilustrações vetoriais

O Sketch é um software para Mac desenvolvido para quem precisa de uma ferramenta simples e de qualidade voltada para a criação de desenhos vetoriais. Ele traz vários recursos de criação e edição muito fáceis de utilizar.

Além de facilitar o desenho propriamente dito, ele ainda traz diversos símbolos e figuras pré-prontas que você pode inserir na sua criação, fundindo-as, pintado-as de outras cores etc.

O site do desenvolvedor oferece diversos pequenos tutoriais aos quais você pode assistir para aprender a usar o Sketch. Você pode clicar aqui para acessá-los ou ler este pequeno resumo que o Baixaki preparou.

Vetores

O Sketch não possui comandos ou botões laterais. Todas as funções ficam localizadas na barra superior. Quando alguma opção tiver que ser aceita para funcionar, a caixa de diálogo aparece na parte inferior da janela.

Barra de ferramentas

Uma boa maneira de começar é clicando no botão com um sinal de mais no canto superior esquerdo. Nele você escolhe entre as principais formas de começar um desenho. Clique em Pencil, por exemplo, para usar a ferramenta Lápis, assim como no Paint.

Já a ferramenta Vector é provavelmente a mais interessante para desenhar. Com ela você pode criar vários tipos de formas, inserindo linhas, curvando-as, distorcendo-as etc. Clique e arraste o mouse para usá-la e preste atenção nas pequenas bolas (vetores) que surgem ao longo das linhas, pois são elas que permitem as modificações.

Funções adicionais

Um recurso muito importante é o de fundir dois ou mais itens. Insira-os em qualquer lugar da tela e depois os selecione com o mouse. Em seguida, clique em Boolean e depois escolha um entre os 4 modos de junção. Repare que nem sempre o efeito alcançado era o esperado, então tome o cuidado de sempre posicionar bem as imagens.

Imagem problemática

Outra ferramenta muito importante é a chamada Slice. Com ela você seleciona um trecho do desenho produzido e exporta-o. Os formatos disponíveis para exportação são, entre outros, JPG, PDF, GIF e PNG.

Use o botão Group para unir desenhos que estejam em diferentes camadas em uma só e, dessa forma, poder editá-los como um todo. E para alterar cores, adicionar efeitos de sombra e preenchimento clique no ícone Inspector.

Nossa Opinião sobre o Sketch

O Sketch é um software para MAC muito interessante. Ele foi desenhado para quem quer trabalhar com desenho vetorial, que não gera distorções ao ser ampliado, ao contrário de imagens em bitmap (abreviação de mapa de bits).

A interface do programa é simples e amigável e não deve trazer dificuldades para ser utilizada, mesmo por usuários de nível médio ou inferior. Os ícones estão todos localizados na barra superior e possuem nomes bem autoexplicativos.

Por fim, se você está procurando por uma ferramenta que possa ajudar na criação de desenho vetorial, o Sketch pode ser de grande ajuda. No entanto, ele tem uma licença de apenas 30 dias de uso. Experimente o DrawBerry, que é de graça e funciona de forma parecida.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Sketch

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação